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Mostrando postagens de fevereiro, 2011

Customer Relationship Management – CRM

Para manter nossa empresa competitiva, cada vez mais precisamos atender as necessidades e expectativas dos clientes. Para isso podemos resgatar boas lições que aprendemos no passado para competir no futuro. No passado tínhamos a oportunidade de conhecer nossos clientes e manter uma relação mais fiel, onde conhecíamos o nome, onde viviam, que tipo de produtos necessitava e quando precisava. Sabíamos quando deveria ser entregue, quanto e como queriam pagar. Para gerenciar uma relação individual com nossos clientes, podemos utilizar a idéia de marketing one-to-one, ou conhecida como gerência de relação com clientes (CRM), utilizando tecnologias com base de dados, interatividade e personalização em massa. Essas interações construirão um contexto diferenciado no passar do tempo, onde podemos tomar decisões assertivas para adequar nossos produtos e serviços. O processos de implementação de um programa one-to-one ou CRM pode ser dividido em quatro partes: 1.       Identifique seus cliente

Dinâmica do planejamento

Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e de visão de futuro influência as decisões tomadas no presente para que atinjam determinados objetivos no futuro. Planejar é projetar um futuro diferente do passado. A dinâmica do planejamento tem como base cinco passos: 1° - Levantamento da situação presente; 2° - Desenvolvimento e reconhecimento da visão de futuro; 3° - Tratamento conjunto da situação presente e da visão de futuro por alguma lógica que transforme dados coletados em informações úteis; 4° - Tomada de decisão dos gestores; 5° - Execução do planejado. Fonte: Romilson Cesar Lima

Prioridade competitiva

A linha do tempo da estratégia de produção e operações demonstra uma evolução significativa voltada à redução de custos e maximização do valor ao cliente. Para criar vantagens competitivas, devemos desenvolver tecnologia baseado na manufaturas ou informação. Para os gestores analisar os aspectos principais e tomar ações de melhoria, é necessário observar oportunidades de: ·         Baixo custo, realizando um programa de melhoria na busca de proporcionar uma revolução total nos processos, melhorando métodos; ·         Segmentação de mercado, buscando atender as necessidades e expectativas de certo nicho de mercado; ·         Proporcionar uma diferenciação nos produtos, que diferem significativamente da concorrência; ·         Alta qualidade em seus produtos e serviços; ·         Entrega rápida para atender a necessidade dos clientes; ·         Flexibilidade, pois nos dias de hoje cada cliente quer ver o seu “eu” nos produtos; ·         Atendimento diferenciado. Fonte: Romilson Cesar

Estratégia do sistema de administração da produção

O sistema de administração da produção tem o papel de dar suporte para atingir os objetivos estratégicos da empresa e deve ser capaz de apoiar o tomador de decisão dos gestores para: ·         Planejar as necessidades futuras da capacidade produtiva da empresa; ·         Planejar a compra de insumos e materiais; ·         Planejar os níveis adequados de estoque de matéria prima, semi-acabados e produtos finais nos pontos certos; ·         Programar as necessidades de produção para garantir os recursos produtivos envolvidos esteja sendo utilizado em cada momento, nas ações certas e prioritárias; ·         Ser capaz de saber e de informar corretamente sobre a situação ou posição de recursos (mão de obra, equipamentos, materiais, instalações) da ordem de compra ou produção; ·         Ser capaz de estabelecer os menores prazos possíveis aos clientes e cumpri-los; ·         Ser capaz de agir eficazmente ou proativamente. O planejamento, controle e uma logística apropriada, devem ser comple

Fórum Gestão do Futuro 2009

No fórum Gestão do Futuro, realizado em 10/11/2009 pela BI-FGV, esteve   presente para o Hino Nacional Alfredo Lino (Orquestra de Campinas) e para descontrair as pessoas o   cantor   e compositor Leo Jaime. A Palestra foi realizada por Carlos Ricardo - VP Marketing & Innovation da PepsiCo do Brasil Foods sobre o Tema Inovação e Marketing. Comentários Carlos Ricardo Sua palestra teve como principal foco a Inovação e Marketing aplicado para qualquer segmento de atividades, demonstrando inovações que empresas de vários segmentos vem desenvolvendo para reduzir custos e ampliar o market share. Segundo ele, o líder tem que jogar no ataque, seja pensando em país, na empresa ou individualmente, onde deve promover um espaço para a cultura de inovação. A cada dia o sucesso continuará vindo apenas para as empresas e pessoas que aplicarem a mudança em seus segmentos, pois a mudança é necessária para sobreviver! Existem dois tipos de Inovações: Inovações Incrementais: Com mudanças de carac

Fórum Internacional Gestão do Futuro 2007

No fórum internacional Gestão do Futuro realizado em 29/05/2007 pela BI-FGV, estiveram presentes Ram Charam, conselheiro de estrelas da administração e autor de bestsellers e Steve Forbes, admirado CEO do conglomerado Forbes e pré-candidato a presidência dos E.U.A em 1996 e 2000. Depois das palestras pudemos desfrutar de um show exclusivo com dois grandes nomes da MPB, Milton Nascimento e Gal Costa. Ram Charam: O foco principal da sua palestra foi Execution: A disciplina dos líderes que fazem acontecer, onde ele citou com freqüência que quem determina o ritmo da empresa são os líderes. O líder tem que pensar grande, reinventar todos os dias, buscar métodos para aumentar sua fatia de mercado. Todo líder joga no ataque, seja pensando em país, empresa ou individual. Ele citou exemplos práticos da Toyota, pois é a empresa que está fazendo as regras no mercado automobilístico atualmente. Esta empresa está com um caixa de US$ 40 bilhões. Relatou que a idade dos líderes não influência na exe

Gestão de Operações

Para atender as necessidades e expectativas dos clientes, as operações e gerenciamento da produção torna-se um diferencial competitivo. O Just-in-time (JIT) é uma prática que ajuda a produzir bens e serviços no momento que é necessário, evitando realizar uma produção antecipada gerando estoques. Permite os gestores visualizar problemas operacionais e atuar de forma corretiva para minimizar erros de produção, refugos, retrabalho, arranjo físico ruim, operadores não preparados, produtos fora de padrão, quebra de máquinas e estoque em processos. Após a realizar o calculo do estoque de segurança, podemos utilizar o Kanban como um quadro de alerta, evitando estoque desnecessário.   Fonte: Romilson Cesar Lima

Warehouse Management System – WMS

Para a uma Gestão de Armazenagem eficiente e eficaz é necessário um controle integrado incluindo o ciclo de: ·         Produtos ou matéria prima; ·         Recebimento ou expedição; ·         Movimentação física; ·         Armazenagem; ·         Picking e packing; ·         Montagem de cargas; ·         Embarque físico. O sistema WMS na armazenagem ajuda na otimização de endereçamento dos materiais, na localização, no controle de perecividade e qualidade permitindo liberações ou bloqueio de locações, controle de embalagem abertas, rotinas de inventário, gestão de recursos e controle de tarefas. É configurável com as características físicas do armazém, ajudando na seqüência de retirada do item da locação. Fonte: Romilson Cesar Lima

Ciclos e medidas da produtividade

A qualquer tempo, uma empresa comprometida com um programa de melhoria da produtividade, está envolvida em uma das quatro fases abaixo: 1.       Medida da produtividade; 2.       Avaliação da produtividade; 3.       Planejamento da produtividade; 4.       Melhoria da produtividade. As medidas de produtividade são importantes para a tomada de decisão dos gestores, onde podemos acompanhar indicadores como: ·         PIB – Produto Interno Bruto; ·         PIB/população – PIB per capita; ·         Produto Interno Industrial; ·         Produto Interno Agrícola; ·         Índice de Produtividade das Pessoas; Um dos fatores fundamentais para a tomada de decisão, é acompanhar o histórico ao longo do tempo, onde podemos observar: ·         Aumento do lucro / prejuízo; ·         Maiores / menores salários; ·         Maiores / menores preços; ·         Impactos positivos / negativos no nível de vida da sociedade. Como medidas de produção interna, temos: Produtividade Parcial do Trabalho – PPT:

Sistema de Produção

O sistema de produção ou a forma de criar um produto / serviço envolve: Fatores ambientais inicial: ·         Mão de obra – Pessoas necessárias para produção de produtos / serviços; ·         Capital – Recurso financeiro para aquisição de máquinas, equipamentos e desenvolver produtos / serviços; ·         Energia – Recurso necessário para funcionar máquinas e equipamentos; ·         Matéria prima – Recursos naturais para produzir bens tangíveis; ·         Outros insumos – Material necessário para produção ou acondicionamento de produtos / serviços. Empresa: ·         Entrada – Fatores necessários para transformação em um produto / serviço; ·         Funções de Transformação – Máquinas, equipamentos, conhecimento e informação para gerar valor nos produtos / serviços para os clientes; ·         Saída – Acondicionamento de produto ou resultado de um serviço após transformação, obtendo um valor maior que o da entrada. Fatores ambientais final: ·         Produtos / Serviços – Atender as

Produtividade

Auxilia na identificação do valor do produto e serviços, custos dos insumos e a relação da entrada e saída. As saídas, mas conhecida como faturamento ou valor obtido em uma venda de produto/serviço, tem um componente primordial que é o mercado, ou seja, hoje devido a competitividade entre as empresas, temos que acompanhar nossa produtividade constantemente para avaliar o que agrega valor para o cliente. Umas das analises realizadas pelos gestores é a gestão de custos, devido ter a oportunidade de melhoria por ser controlado pela empresa, tornando o preço dos produtos e serviços menor. Os fatores determinantes da produtividade são: Relação capital – trabalho: ·         Nível de investimento em máquinas e equipamentos, instalações em relação às pessoas; ·         A obsolência deve ser observada em tendo em vista a modernização e ciclo de vida dos equipamentos e maquinário. Escassez de alguns recursos: ·         Falta de recursos naturais (energia, água, etc.); ·         Falta de compon

Gestão do Transporte - Roteirização

Um sistema de roteirização ajuda agilizar a entrega de pedidos melhorando o nível de serviços, mantendo o equilíbrio de custo e eficácia. O aproveitamento em um sistema de roteirização acontece devido sua ocupação e seu nível de entrega, contribuindo para os resultados. Suas principais contribuições para a tomada de decisão é o acompanhamento da: ·         Seqüência do roteiro de entrega, reduzindo os custos de distribuição; ·         Confirmação efetiva da entrega dos produtos conforme aquisição dos clientes; ·         Rastreabilidade dos veículos, etc.   Por Romilson Cesar Lima

Gestão de Transporte

Como podemos distribuir? Parece uma pergunta simples, mas para a tomada de decisão dos gestores é necessário levar em consideração detalhes do tipo de produto que será transportado, levando em consideração fatores como a distância, custo de transporte, clima, nível de serviço, etc. Os modos de transporte são variados e para atender a necessidade de cada segmento: Rodoviário: Geralmente um alto custo, rapidez na entrega, abrangência no Brasil é extensa, pode transportar uma alta variedade de produtos e com confiabilidade. Ferroviário: Tem um custo médio, velocidade média no Brasil (25km/h), com uma abrangência média mas podendo transportar uma variedade alta. Tem uma confiabilidade média e freqüência baixa. Aéreo: O custo é muito alto, mas sua agilidade é a maior entre os modais, sua abrangência é alta com uma variedade de produtos limitada. A freqüência e confiabilidade são altas. Hidroviário : Custo muito baixo, com a velocidade menor entre os modais e uma abrangência limitada,

Gestão de Armazenagem

Uma das principais estratégias logísticas tem sido o gerenciamento dos estoques ao longo da cadeia logística, mantendo estoque na manufaturas, no ponto de venda, regular a demanda e melhorar o nível de serviços para atender as necessidades e expectativas dos clientes evitando atrasos na entrega de pedido. Os tipos de armazém utilizados são: ·         Transit point: Consolida as cargas em um armazém, chegando caminhões pequenos de diversos fornecedores, direcionando para um caminhão grande para transportar à manufaturas. ·         Cross-Docking: Caminhões grande transporta para um armazém, direcionando para caminhões pequenos distribuir para as lojas. ·         Centro de Distribuição: É utilizado pelo varejo e indústria para consolidar cargas de pequeno volume e grande volume, sendo com tempo de estocagem superior a 24 horas. Para melhorar o gerenciamento no CD (Centro de Distribuição), é necessário realizar endereçamento dos produtos para agilizar a procura, manter a organização e

Administração da Produção

Uma das principais áreas estratégica empresarial é a administração da produção e operações, que é o conjunto de atividades que conduz a transformação de bens (tangível) e serviços (intangível) em algo com maior valor agregado (valor percebido pelos clientes). Um dos fatores decisivos nesta área e que torna um gestor diferenciado, é uma formação de estratégia de produção e operações, analisando as oportunidades e restrições no macro ambiente (ambiente externo da empresa), aquilo que deve ser priorizado para os mercados visados, tendo em vista o desempenho operacional dos concorrentes (Benchamarking). No micro ambiente da empresa, podemos destacar as estratégias operacionais tomando ação na melhoria dos nossos recursos e competências, sendo: ·         Estratégias de operações; ·         Redes de operações; ·         Pacote de valor; ·         Medidas de desempenho; ·         Qualidade total; ·         Ética, sustentabilidade e segurança; ·         Produtos e processos; ·         Instal

Logística Empresarial

A logística é um fator chave de apoio para as empresas, onde uma estratégia bem sucedida promove um diferencial competitivo, obtendo redução em seus custos operacionais. A necessidade de uma logística eficiente e eficaz é nítida pelas empresas, principalmente para atender as necessidades e expectativas dos clientes, com agilidade e custo acessível. No Brasil alguns indicadores preocupam as empresa e o governo, sendo um dos maiores a crescente exportação de produtos, onde tivemos um aumento expressivo em sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). O sistema modal brasileiro atualmente 75% das rodovias está em péssimo estado de conservação segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e existe aproximadamente 16 mil cruzamentos com rodovias reduzindo a velocidade média dos trens que atualmente é de 25 km/h contra a média mundial que é de 75 km/h . A logística estuda os processos de armazenagem (disponibilidade de produtos) e transporte (freqüência de transporte para ter ní