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Mostrando postagens de março, 2012
Gerenciamento de estresse nas organizações Esse estudo é um singelo trabalho que busca compreender de maneira mais profunda, porém não probabilístico do rigor científico para propor uma resposta adequada ao administrador de recursos humanos, e que sirva de partida para um trabalho profundo que possibilite melhores técnicas ou ferramentas para a gestão de pessoas no dia a dia organizacional. A gestão de pessoas deve buscar uma estruturação sólida, baseada em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores, estratégias e metas da organização. Devem focar a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visa a técnica ,o mecanicismo profissional, a sistemática, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. Aspectos importantes devem ser considerados sempre que se tratam de pessoas, uma vida equilibrada possui diferentes áreas a serem buscadas.   Maslow ( 1 de Abril de 1908, Nova

Motorola Industrial

A cultura administrativa e gerencial de uma empresa incluencia totalmente em seu desenvolvimento, crescimento e sucesso no mercado global. Isso acaba ficando complicado há fusões de grandes empresas. Recentemente divulgado, a Motorola – uma das empresas mais antigas e conhecidas do mundo no ramo de telecomunicações – foi vendida para a Google – uma das empresas mais conhecidas no ramo de tecnologia. A princípio, é estranho pensar na Google juntamente com a Motorola, mas se pararmos pra pensar, as duas têem tudo a ver, seus objetivos são parecidos. Ainda mais hoje em dia, que o mundo está conhecendo a nova era revolucionária de celulares, rádios de comunicação, tablets e smartphones, que estão cada vez mais conquistando espaço no mercado. A cultura desenvolvida nas duas empresas são de origem extrangeiras, porém totalmente diferentes. A Motorola possui uma cultura mais conservadora e burocrática, quanto a Google é mais liberal e centrada. No entanto, não sabemos como fi

A EMPRESA CPFL TRABALHANDO NA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELETRICA E VISANDO A SUSTENTABILIDADE

Conforme o artigo Era do Crescimento Exponencial a empresa em questão utiliza vários recursos tecnológicos atuais. Como também foi muito comentado está é uma área batente relatada pelo Ray Kurzwell, na qual, demostrou como o avanço ira persuadir no andamento fabril e cotidiano. O ramo de energia elétrica é um campo com grande competitividade, pois existem diversas maneiras para capitar esta como: a energia sustentável. Como nos dias de hoje o lema está voltando ao meio ambiente, à empresa pesquisada apresenta alguns itens de reutilização. O mercado global é muito amplo e visa diversas áreas, está em questão tem grandes condições de atender o mercado devido às buscas por novas tecnologias e seu foco voltado nos seus funcionários e a população. Como em pouco tempo ela investiu cerca de R$ 20 milhões em pesquisas, focando em inovações tecnológicas e em busca de novos talentos no Brasil e exterior para se aprimorar e com este resultado ter a ainda mais a ampliação no mercado d

Uma cultura forte que faz a diferença no mercado

O artigo “Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil” mostra como uma cultura forte e poderosa em estratégia de desenvolvimento, não poderá ser afetada, pois seus pensamentos são passados para todas as empresas compradas, isso faz com seu portfólio de empresas sejam realmente semelhantes em ações tomadas internamente e externo. O empresário Jorge Paulo Lemann investe em empresas que possa ter e colocar “pessoas boas” que fazem a diferença, onde com uma cultura forte produzida por vários exemplos de sucessos de varias empresas em uma só cultura, possam usar como ferramenta de motivação e inspiração para o trabalho realizado com disposição e atitude. Essa cultura fica cada vez mais forte e exemplo para varias outras empresas do mercado global, é aplicável em todas as empresas que Jorge P. Lemann compra em qualquer país. Vejo varias semelhanças de cultura com a empresa que trabalho, por ser uma cooperativa de creditos, deixa de ser cliente e passamos a ser associa

Granja Lagoa Bonita

Após leitura do case “Os 18 princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil”, da revista HSM Management, publicado na edição 66 de janeiro-fevereiro de 2008, é possível observar algumas semelhanças entre alguns aspectos da cultura das empresas em que Jorge Paulo Lemann e seus sócios têm participações e a cultura praticada pela empresa “Granja Lagoa Bonita”. A cultura da empresa em estudo foi moldada através de seu fundador e das experiências adquiridas por ele em sua vida. Assim como Lemann, o fundador da “Granja Lagoa Bonita” acredita que as pessoas da empresa devem trabalhar juntas em uma só direção, afinal o produto final da empresa é resultado de um pouco de trabalho de cada um da empresa, ou seja, se cada funcionário executar o seu serviço corretamente (de forma eficiente e eficaz), a empresa colocará no mercado um produto com qualidade. Desta forma, a empresa será beneficiada e, consequentemente, os seus funcionários. No entanto, diferente do que Lemann e seus sócios prat

Em busca de uma cultura vitoriosa

A Iugas mudanças é uma empresa prestadora de serviços com muito potencial de crescimento, este vem sendo desenvolvido por uma nova administração ou geração já que se trata de uma empresa familiar. Deixando de lado o modelo conservador e uma forma de administração fechada sem muitas mudanças para o foco em novos horizontes e oportunidades globais. Um esforço vem sendo empregado para que a Iugas mude sua cultura conservadora, aos poucos os cooperadores vem estrategicamente aceitando as mudançase as constantes inovações, sempremantendo o foco em qualidade total, com técnicas novas ereduções de custos e um conceito de crescimento, até então o foco era manter a empresa pequena sem muito horizonte. Em destaque o foco em se chegar a uma empresa longeva resume a vontade de crescer com organização, para isso a valorização dos colaboradores é fundamental, um plano de carreira foi implementado além de muito treinamento e apoio ao crescimento pessoal, uma ideologia para que todos busquem o so

Globalização de Culturas. Um resultado positivo

As organizações estão focando em gestões e consolidação de novas culturas, como mostra o artigo sobre os 18 princípios de uma cultura vitoriosa, no qual o empresário Jorge Paulo Lemann relata a importância de foco, profissionalismo (compartilhando informações), paixão no que faz e ter responsabilidade para que todos sejam e sintam como os donos da organização, assim a empresa consegue prosperar no mercado global em que todos estão preocupados nos dias de hoje. Muitas empresas esquecem que o mundo está evoluindo cada vez mais rápido e que é preciso buscar atualizações e tecnologias, o pensamento de antigamente era limitado onde nenhuma empresa trocava informações. Após a segunda Guerra Mundial (1945 –1950) faz-se necessário o desenvolvimento de novos estudos que foram capazes de estabelecer diferentes conceitos, resultando na quebra de paradigmas do modo de pensar e agir dos administradores, assim gerando novos pensamentos e a busca de troca de informação como fez o empresário Jorge Pa

Crescimento Exponencial

Crescimento exponencial nada mais é do que um crescimento absurdamente rápido, com proporções que não estamos acostumas, a definição se baseia de quanto maior a quantidade existente, mais rápido crescerá, pois se evolui a partir daquilo que já se tem. A área em maior desenvolvimento, ou seja, que caminha exponencialmente, hoje em dia é a TI, segundo Ray Kurzwell  em breve termos um revolução tecnológica abrangendo todos os países e acabando com a centralização, a tecnologia será tão real quanto a realidade. Ray também completa que neste século devido ao crescimento exponencial não progrediremos 100 anos e sim 20 mil. A área de TI tem como característica uma deflação muito grande, isso faz com que a possibilidade de ser disponível para todos seja maior, podemos exemplificar o caso do celular. Porem o grande desafio será as empresas, ou melhor, o ser humano estar aberto para está evolução tão rápida. Com a grande competitividade no mercado, empresários precisam adaptar e inovar n

O Desenvolvimento e Encantamento de uma das maiores empresas nacional reconhecida no Brasil

“Numa Economia Global e cada vez mais competitiva, apenas aqueles que são realmente bons sobrevivem.”   Hoje um exemplo de empresa nacional líder de mercado internacional e nacional, de cultura forte e transparente, que visa o bem estar não apenas de seus colaboradores, mas como também de toda a sociedade e do planeta, podemos dizer que essa empresa é a Química Amparo, mais conhecida como Ypê. Reconhecida por suas linhas de produtos de higiene, a Ypê trabalha sob inspiração de liderança e atuação do grande empresário Waldyr Beira, que estabeleceu desde o princípio uma cultura forte em que ganhou o mercado nacional, passou a exportar para vários países da América do Sul e Norte, África e Ásia. Os produtos Ypê de destaque no mercado seguem um padrão de qualidade e eficiência, proporcionando conforto e higiene a diversas casas do Brasil e do mundo. Como a maioria das pessoas sabe, a Ypê trabalha com o compromisso socioambiental, cultural e de sustentabilidade, reconhecida como

Tecnologia da Informação - O futuro está aqui.

As tecnologias e os sistemas de informação influenciam cada vez mais nas empresas, e até mesmo em nossa vida, como mostra a entrevista com Ray Kurzweil, empreendedor e inventor, no artigo sobre a Era do Crescimento Exponencial. As empresas para se prepararem para o ambiente de negócios futuro, onde a tecnologia acessível tomará conta de tudo, modificando a economia, os modos de trabalho, entre outras coisas, precisam, de acordo com Kurzweil, do timing ao lado do autoconhecimento em relação ao próprio talento e paixão. A Legere Contabilidade e Assessoria, um escritório de contabilidade, que também da assessoria nos diversos ramos (fiscal, contábil, pessoal), está se inserindo nesse cenário, onde a tecnologia muda constantemente e precisa fazer parte da organização para que esta não fique ultrapassada e deixe de aproveitar os benefícios trazidos. O avanço tecnológico tem ajudado muito no desenvolvimento de escritórios de contabilidade, como a Legere, pois facilitou o serviço, q

Principios de uma cultura vitoriosa

Quando se sonha alto e, tem determinação, de fato consegue-se ir mais longe, foi o que aconteceu com a empresa que eu trabalho Lojas Cem. Começou com uma lojinha de bicicleta e hoje é uma empresa sólida. O trabalho em equipe ainda precisa ser incentivado, a remuneração é boa. É uma empresa lucrativa, o que se revela no PL que é distribuído por igual independente da função. Os irmãos proprietários são focados e sabem onde querem chegar, recentemente foi colocado um objetivo para 2012 e creio que vamos alcançar. São criteriosos na hora de resolver problemas, criam solução e sempre estão preocupados com os clientes externo e interno. É uma empresa que tem valores e que prepara os funcionários para vencer obstáculos, ainda precisa se adaptar a tecnologia visto que ainda é uma ferramenta pouco explorada, incentivar que os colaboradores vão em busca de conhecimento. Ainda é uma empresa pouco agressiva, mas, tem todo o potencial para se torna uma. Nunca ouvi fala que a mesma estivesse envo

OS 18 PRINCÍCIPOS DE UMA CULTURA VITORIOSA

OS 18 PRINCÍCIPOS DE UMA CULTURA VITORIOSA A empresa de pesquisa utilizada foi a PPC Santana localizada na cidade de Pedreira, São Paulo, cujas atividades estão voltadas à fabricação de isolantes térmicos. O empresário Jorge Paulo Lemann em sua entrevista para a revista HSM Management sobre os princípios de uma cultura vitoriosa, cita a importância da globalização. E assim como ele a empresa PPC Santana também valoriza essa questão e aproveita as oportunidades que ela traz.                                                 Com uma visão ampla de marcado, buscando parceria que agregue aos seus negócios a empresa passou a fazer parte da divisão PPC Insulators do grupo Italiano SEVES. A partir dessa junção a Isoladores Santana passou a ser chamada PPC Santana. Mas, não foi apenas o nome que teve alteração, sua cultura, tecnologia e processo de produção teve acesso ao que há de mais moderno no mundo. Feito isso a empresa expande seu mercado e aumenta a qualidade nos serviços prestad

Os 18 princípios de uma cultura vitoriosa

Os 18 princípios de uma cultura vitoriosa   Como mostra o artigo a empresa esta cada vez mais buscando o espaço no mercado, e fazendo o impossivel para se manter, inovar e deixando o concorrentes para tras, precisam estar sempre ha frente, adaptando-se a tudo, é preciso vestir a camisa da empresa, enfrentar riscos, a empresa precisa acreditar em seus funcionarios, ter sonhos grandes, planejamnto estratégico, metas, alcançar objetivos, escolher pessoas melhores que você para sua empresa pois todos são jogadores e precisam sobreviver ou estão estão fora do jogo. E quando tiver oportunidades agarrar o maximo que puder. O Brasil esta em grande crescimento e todos precisam estar atentos, ha muita oportunidade, mas tambem o governo precisa se precupar com a educação do nosso país, pois os jovens de hoje são o futuro de amanhã. Eu trabalho no Banco Santander que esta conquistando mercado e que chegou ao Brasil em 1982 com um escritório de representação, de origem Espanhola, onde

Fresenius Medical Care

A empresa de estudo deste texto é a multinacional Fresenius Medical Care . É uma empresa de origem alemã com filiais em vários países com suas atividades voltadas para a área de saúde. Sua principal atividade é na área de hemodiálise e dialise na produção de produtos e maquinas. Sou funcionário desde 2003 e pude observar a constante mudança na planta de Jaguariúna que começou como uma pequena filial que produzia pequenas quantidades de bolsas de hemodiálise e hoje se tornou uma grande referencia entre as várias plantas devido ao constante aumento em seus investimentos, desenvolvimento de produtos e equipamentos adquirindo a capacidade de exportar seus produtos suprindo as involuntárias dificuldades de outras filiais e abastecendo países que ainda não contam com uma planta da Fresenius Medical Care. Um dos pontos fortes que vejo é a preocupação da empresa com o desenvolvimento humano. Procura incentivar seus colaboradores a manter seus estudos para crescerem junto à empresa conquistan

O QUE UMA EMPRESA QUE INDUSTRIALIZA BEBIDAS TEM EM COMUM COM UM FRIGORÍFICO DE AVES?

O QUE UMA EMPRESA QUE INDUSTRIALIZA BEBIDAS TEM EM COMUM COM UM FRIGORÍFICO DE AVES? O artigo tem como objetivo mostrar que independente do ramo da empresa, as estratégias, o comprometimento da gestão e dos colaboradores, enfim, a forma como o empreendimento é conduzido são fundamentais para se manter nesse mercado tão competitivo. O estudo será feito em cima do estudo de caso proposto, sobre a empresa Imbev, do ramo de bebidas; e a um Frigorífico de Amparo, de referencia nacional, com sede no Rio Grande do Sul, e que possui unidades em várias regiões do nosso país. Com esse trabalho, pretendo mostrar que o comprometimento deve partir da cabeça do empreendimento, para que todo o resto se sinta motivado a ter bons resultados. Afinal, o que uma empresa que industrializa bebidas tem em comum com um frigorífico de aves? A resposta é: A Gestão! A alma de um negócio é a maneira como é criada a cultura organizacional e de que forma ela será passada pra seus colaboradores. O resultad

Cultura de Gestão Vitoriosa

Cultura de Gestão Vitoriosa. Hoje para grandes empresas ter destaque e ser referência no mercado tem que haver uma boa cultura de gestão e nas médias e pequenas empresas não são diferente. Com base no case “Os 18 princípios de uma cultura vitoriosa” vou comparar as praticas do case com a empresa que eu trabalho, e assim demonstrando as estratégias e ações que usamos no nosso dia a dia.   Atualmente trabalho em um escritório de Assessoria Jurídica Empresarial, uma empresa de pequeno porte, não-industrial (atuamos na prestação de serviços), porém a política da cultura de gestão tem sido muita abordada por nós em nosso dia a dia, por se tratar de prestação de serviços temos que planejar cada detalhe, cada mudança no cenário, cada cliente tem a sua essência e sua necessidade e temos que agir e atende-los com muita dedicação, temos a tarefa de encantar o nosso cliente e fazer o melhor serviço. Pois hoje com tantas opções de serviços Jurídicos no mercado, não podemos deixar a desejar

Estratégia Grupo La Rondine

Este artigo tem a finalidade de comparar a empresa escolhida com o Case Os 18 Princípios de uma Cultura Vitoriosa e citar estratégias e ações que fazem a diferença no mercado global. O Grupo La Rondine Na elaboração desse projeto foi usado como base principal o site que o Grupo La Rondine oferece a todos que o pesquisem na internet. Tendo em vista e empresa onde trabalho, Grupo La Rondine, vejo algumas semelhanças citadas pelo autor do texto, ais quais irei citar. O Grupo La Rondine, administra a integração de serviços com um mix de atuação que envolve desde aquisição, armazenagem e abastecimento, ate de serviços de embalamento, proporcionando uma grande variedade de soluções para as mais diversas necessidades e isso me faz lembrar do trecho da entrevista que diz respeito sobre a durabilidade de uma empresa. Como o Grupo La Rondine, tem uma vasta variedade de serviços, podemos dizer que tende ser uma empresa durável, com vários recursos a serem utilizados. Estrat

Os princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil

Os princípios de uma vitoriosa cultura de gestão do Brasil. A Inbev nos mostra que a cultura da empresa é algo importante, um exemplo a seguir para iniciantes, tambem uma questão de “ padronização”. Mais cultura não significa falta de mudanças ou barreiras para isso acontecer, já que houve diversar compras e junções entre empresas de grandes nomes para melhorar o marketing e de certa forma fortalecero mercado.             No caso da Motorola empresa que eu trabalho, tem uma cultura Europeia, algo rígido e focado na suas missões e valores, mas como hoje em dia junções de empresas passam a nos mostrar força, a Motorola não ficou de fora dessa   e começou uma negociação de venda no ano de 2011 a qual será   concluída até no meio do ano de 2012, as quais estão apenas aguardando a aprovação das Staff da China e Usa, que estão resistêntes a venda por conta da imagem da empresa, o que não deixa de ser uma gestão de forma focada, com medo de arriscar e obter novos desafios.            

Gestão Química Amparo Ltda – Ypê

Gestão Química Amparo Ltda – Ypê. Atualmente a Química Amparo adquiriu a marca Assolan, agora a empresa possui 3 marcas no mercado, Ypê, Assolan e Atol. Essa aquisição foi feita para aumentar o mix de produtos da empresa e atender os seus consumidores com maior satisfação. Para a Ypê o comprometimento dos seus funcionários também é essencial, a empresa prega que seus colaboradores não trabalham para a empresa, mas sim com a empresa e a visão de dono é importante para alcançar o sucesso. A empresa investe em seus talentos, através de recrutamentos internos, bolsas de estudos e cursos para especializações. Por se tratar de uma empresa familiar ela tem grande estabilidade, e está focada em ganhar cada vez mais mercados e se tornar líder em todas as famílias de produtos em que atua, com responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente. Todos os anos a Ypê lança um novo produto para estar mais presente nas gôndolas dos supermercados, seja em um novo segmento ou uma embalagem no

EJRH - Uma empresa de sucesso!

EJRH - Uma empresa de sucesso! A EJRH, foi fundada em 1998, com intuito de prestar serviço em Recursos Humanos em Campinas pelos sócios Pedro e Edson.   De   acordo com os   18 princípios de uma cultura vitoriosa, a empresa é ética, usa bom senso nas decisões e faz planejamento de metas coerentes além de   sempre estarem   acompanhando os resultados, para fazer ajustes e melhoramentos. Como a empresa é certificada com ISO 9001, a questão de minimizar custos, tornar processos padronizados e mais fáceis de se aplicar, torna o atendimento igual nas 16 filiais espalhadas pelo interior do estado de São Paulo. A gestão central fica na Matriz em Campinas, e toda decisão que afete o andamento da organização, é comunicada as gerencias locais. Constantemente a empresa investe em treinamentos, reforçando os processos de trabalho ou até mesmo revendo os que foram alterados   no período dos últimos 6 meses. A EJRH, como empresa de recursos humanos, tem como principal objetivo cumprir as