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Mostrando postagens de janeiro, 2017

A Ética do Gestor

Como define o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em um mundo pós moderno onde tudo se torna “liquido”, muda imediatamente, se altera e reorganiza conforme o meio em que se encontra, estamos diante de um novo tipo de vida social, sendo a Ética uma teoria debatida por se tratar de uma ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A função da Ética é explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes, discutindo um modo de ser e do caráter. A Ética torna-se uma ciência normativa, para o que seria certo ou errado, bom ou mau, correto e incorreto, para o que deveria ser observado e seguido. É tudo aquilo que teríamos vergonha de expor que fizemos, o que nos envergonha perante as pessoas e que prejudica a imagem da nossa pessoa perante a humanidade. Sendo a Ética um acordo social, na visão empresarial precisam-se ter métodos claros e de fácil entendimento, de pessoas honestas, com seriedade para conduzirem os negócios com integrida

A profissão do Consultor

Nosso Projeto de Vida passa por diversas transformações, mas o importante é elevar nosso auto-conhecimento, descobrindo quais são nossos conhecimentos, habilidades e atitudes, identificando o que realmente amamos fazer. Minha carreira profissional inicia-se em uma empresa de grande porte como operador de máquina aos dezoito anos de idade. Nesta etapa da vida gostamos de ouvir as pessoas para tentar descobrir qual profissão seguir, sendo que em minha casa a orientação é que eu deveria me graduar em Odontologia, mas sempre odiei o barulho do “famoso motorzinho” e fazia de tudo para não ir ao dentista. Um dia minha tia perguntou como eu estava me sentindo trabalhando em uma empresa de grande porte tão famosa em seu segmento de atuação. Foi onde a família percebeu o brilho nos meus olhos e a alegria como eu falava em poder contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos de transformação, relacionamento com pessoas, máquinas, equipamentos, matéria prima e insumos, enfim, meu c

A evolução da teoria da Administração e cenário de mudanças

Como a Administração é uma disciplina Aplicada, voltada para os resultados práticos e do presente, podemos sentir-se impacientes em estudar as teorias do assunto, mas é determinante para nosso processo de aprendizagem e fazer acontecer de forma sustentável, pois as teorias guiam as decisões da Administração, esclarecendo suposições e explicações observadas que promoveram resultados para as organizações. Da mesma forma as teorias contribuem para formar nossa visão das organizações, observando os estágios de avanço das organizações, bem como oportunidades que ainda não foram aplicadas ou mesmo testadas que não deram certo. As teorias conscientizam os administradores do ambiente empresarial, tratando sobre as forças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas em diferentes circunstâncias. As teorias também nos fortalecem como uma fonte de novas idéias, tratando sobre os movimentos ocorridos nas relações humanas. As teorias clássicas da administração e os precursores da teoria da ad

2017 o ano da Liderança - As Organizações e a necessidade de Administração

Praticamente em todos os momentos da nossa vida estamos fazendo parte de Organizações, que são duas ou mais pessoas unidas para realizar um objetivo especifico. Mesmo em atividades individuais, como exemplo um dos esportes que pratico (Ciclismo) ou mesmo em meu Hobby (Motociclismo), gostamos de andar acompanhado para superar desafios e objetivos. Seja na faculdade, no esporte, na música, na religião, nas associações, forças armadas ou empresas, estamos nos organizando para fazer acontecer. Para as organizações terem excelência e atingirem seus objetivos, percebe-se a necessidade de um planejamento, direcionamento, método, estudos, alinhamento da cultura, indicadores e liderança. Então, diante de uma Administração eficaz, é possível que a organização se mantenha sustentável e que prospere. A Administração é um processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho das pessoas envolvidas em uma organização, utilizando da forma mais eficiente e eficaz os recursos dis