Pular para o conteúdo principal

Tecnologia de Gestão da Produção

Na formação de uma produção é necessário realizar operações utilizando tecnologias de produto, processo e gestão para gerar bens (tangíveis) e serviços (intangíveis), que compõem um pacote de valor percebido pelos stakerolders (é formado por clientes, acionistas, colaboradores internos e externos, governo e sociedade).

O fluxo de produção acontece do ponto de origem formado pelo fluxo de informação, materiais, insumos, pessoas, conhecimento e dinheiro para realizar uma transformação de forma eficiente e eficaz de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e acionistas, chegando ao ponto de consumo de produtos e serviços.

A gestão é formada pelo trabalho de estabelecer e interpretar os objetivos de uma organização e decidir o que fazer para atingir os resultados da melhor forma possível.

A idéia chave que está associada ao conceito de produtividade é medir as saídas geradas em relação às entradas consumidas, onde temos que manter o equilíbrio entre estes fatores, pois não adianta a empresa gerar estoque (produzir em alta escala) e não realizar vendas, da mesma forma não adianta vender se não conseguimos atender os pedidos na data determinada.

Para atingir excelência em desempenho, precisamos utilizar tecnologia (conjunto de procedimento, conhecimento, instrumento e ferramentas) para obter sucesso, reduzindo setup’s, melhorando métodos, agilizando as decisões, etc. As técnicas que podemos adotar para analise e desenvolvimento, é muito conhecida pelos gestores, como:
·        PDCA (Planejar, Executar, Checar e Atuar corretivamente);
·        Jidoka (Automação);
·        ANDON (Painel eletrônico com sinais luminosos);
·        Qualidade na fonte (Fazer parceria com fornecedores e melhoria logística);
·        Poka-Yoke (Dispositivo para eliminar erros, gabarito de procedimento);
·        TPM (Manutenção Produtiva Total);
·        Six Sigma (Estabilização do processo);
·        KANBAN (Sistema visual de programação, acionamento e controle);
·        KAIZEN (Melhoria continua eliminando o que não agrega valor ao produto/serviço);
·        SEMD (Troca rápida reduzindo setup);
·        5’S (Senso de limpeza, organização, padronização, disciplina e arrumação).

Fonte: Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

Gestão estratégica Habib's

O Habib's é a uma rede  brasileira  de  fast-food , especializada em  comida árabe . A rede possui mais de 400 restaurantes em todo o país e a primeira  loja  foi inaugurada em  1988  em  São Paulo por Alberto Saraiva.  A princípio o cardápio era composto somente de esfihas, quibes e beirutes; porém para atender uma fatia maior de mercado o Habib’s diversificou seu cardápio, e hoje possui mais de sessenta itens.                       A principal estratégia do fundador sempre foi atrelar qualidade e preço baixo, desmistificando que produtos baratos são de qualidade duvidosa.  A rede também faz parte de um novo cenário de negócios, onde a manutenção dos custos e garantia de qualidade se fazem presentes através da verticalização do processo produtivo.                     ...

A Gestão de Operações da QUÍMICA AMPARO YPÊ

A Química Amparo é uma empresa 100% brasileira. Em 06 de novembro de 1950, se deu início às atividades empresariais em Amparo, no interior de São Paulo. Nessa comunidade, no caminho do “Circuito das Águas” paulista, começaram a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. Sob a liderança do fundador Waldyr Beira, a empresa se desenvolveu, ganhou o mercado nacional e também passou a exportar para outros países. Impulsionados pela busca permanente da qualidade e atentos à evolução tecnológica, imprimiram valor à marca e conquistaram o reconhecimento dos consumidores, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade e eficiência. Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é um...