Pular para o conteúdo principal

A Ética do Gestor

Como define o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em um mundo pós moderno onde tudo se torna “liquido”, muda imediatamente, se altera e reorganiza conforme o meio em que se encontra, estamos diante de um novo tipo de vida social, sendo a Ética uma teoria debatida por se tratar de uma ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
A função da Ética é explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes, discutindo um modo de ser e do caráter. A Ética torna-se uma ciência normativa, para o que seria certo ou errado, bom ou mau, correto e incorreto, para o que deveria ser observado e seguido. É tudo aquilo que teríamos vergonha de expor que fizemos, o que nos envergonha perante as pessoas e que prejudica a imagem da nossa pessoa perante a humanidade.
Sendo a Ética um acordo social, na visão empresarial precisam-se ter métodos claros e de fácil entendimento, de pessoas honestas, com seriedade para conduzirem os negócios com integridade. A todo instante somos testados e nos deparamos com possibilidades de influenciadores para criar vantagem que por muitas vezes prejudicam diversas pessoas e até o avanço de uma sociedade. Conflitos de interesse só existem sob a ótica da moral e da ética, quando para obter algum beneficio pessoal, devem corromper princípios e valores que aceitamos como sendo aqueles que orientam a nossa conduta em sociedade. Todos os dias nos deparamos com noticias de escândalos, corrupção, suborno, censura, uso do poder para se beneficiar, enfim, exemplos são muitos, pare pra pensar. Quantas vezes no mundo corporativo ouvimos falar sobre pessoas que fazem recomendações de compra de produtos para ter um “ganho por fora”, recebe ganhos por indicação de pessoas ou profissionais, realiza projetos para clientes que concorrem entre si, etc. Para isso algumas corporações contratam consultores e auditores, para identificar profissionais que atuam fora das normas da empresa, gerando descrédito, a perda de confiança, atingindo fundamentalmente a reputação e muitas vezes demitidos.
Devemos agir de forma coerente permanentemente pautando a nossa conduta não apenas pelos limites impostos pelo Código de Ética, mas também superando as tentações de nos corrompermos ajustando a escala de valores as nossas conveniências ocasionais.
Como dizia Kant, “Tudo que não puder contar como fez, não faça”. Siga sua consciência, a Ética depende exclusivamente de nós.


Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...