Pular para o conteúdo principal

VUCA - Um novo cenário e comportamento nos negócios

VUCA - Um novo cenário e comportamento nos negócios

Estamos diante de um novo comportamento humano, impulsionado por uma situação inesperada para a sociedade mundial - COVID-19. As empresas têm passado por múltiplas mudanças, inclusive da cultura organizacional para manter os negócios sustentáveis.
O papel do gestor e líder torna-se um diferencial para criar uma dinâmica organizacional disposta para inovar, pois a mudança deve ser descontinuada e a melhoria deverá ser contínua. Como revela uma das pesquisas de Peter Senger, “as pessoas gostam da mudança, mas a dificuldade é deixar os antigos hábitos”.
As pessoas e organizações estão se sentindo impactadas por uma realidade VUCA (Tudo está: Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Da mesma forma que os smartphones transformou o modo de escolarizar as pessoas (no inicio boa parte dos Professores pensava ser mais adequado proibir o uso em sala de aula), perceberam a necessidade de mudança (utilizar o smartphone em sala de aula como fonte de um processo ágil de aprendizado, pesquisa e integração de projetos dos alunos). Agora todas as organizações se sentem obrigadas a se transformar para a realidade social. Aqueles que serem mais resistentes a mudança, de certo terão dificuldades para sobreviver ou terão perdas nesta nova realidade.
A capacidade de adaptação das pessoas deve ser veloz, estando dispostos ao novo, rompendo as barreiras impostas pelo medo, que nos limita a conquistar um nível mais elevado de conquista pessoal e profissional.
Como você está se preparando para um mundo com adversidades?
Como você está acompanhando as mudanças que estão transformando a sociedade?
Como você está desenvolvendo soluções para os problemas que afetam os negócios?
Quais as vantagens que você tem conquistado por meio da cooperação?
Quais as práticas realizadas por você para ser proativo e empreendedor neste cenário?
Quais suas atitudes na criação de estruturas de governança corporativa e compliance?
O que você tem feito para promover as mudanças nas organizações?
Em sua atuação como líder, como tem reagido as mudanças e crises? Como você tem criado um ambiente motivador (de encorajamento) para as pessoas?

Bons estudos e sucesso.
Por Romilson Cesar Lima
www.linkedin.com/in/romilsoncesarlima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...