Introdução
Desenvolvimento
Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os
métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o
professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas:
Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva,
introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de
Operações I.
Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva,
analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de
acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de
melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo
e eficiência de mão de obra.
Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram
direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o
desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de
um produto/serviço.
Desenvolvimento
A princípio discutimos o tipo de produto ou serviço que seria criado ou inovado,
analisando o cenário mercadológico atual referente a consumo, decidimos inovar um
produto já existente. Pesquisamos vários produtos/serviços relacionados ao ramo
(eletrônico, automotivo, têxtil e alimentício), chegando à conclusão que
desenvolveríamos um produto/serviço relacionado ao ramo alimentício.
Após decisão da equipe, iniciamos uma discussão sobre as preferências
relacionadas à gastronomia, como tipos de massas, salgados, e pratos típicos.
Visando um habito de vida saudável, escolhemos inovar um produto já existente no
mercado, sendo assim, optamos por criar novos tipos de pizzas vegetarianas.
Para a criação dos novos tipos de pizzas vegetarianas, realizamos uma pesquisa de
mercado em sala de aula com os alunos do 6° semestre de engenharia de produção
no laboratório de Lean Manufacturing, tendo como opções, três novos tipos de
pizzas criados por nossa equipe: Levíssima Brócolis, Levíssima Búfala e Egg
Levíssima.
Essa pesquisa foi realizada na data de (25/08/16), com 100% dos alunos presentes
em sala de aula, inclusive o professor, demonstrando a preferência de cada pessoa
em relação a cada um dos três tipos de pizzas apresentados conforme ilustrado no
gráfico abaixo na figura 1.
Criação da Empresa
Nome fantasia: Levíssima Pizzaria Delivery;
Tipo de negócio: Delivery de pizzas vegetarianas;
Horário de funcionamento: De quarta a domingo dás 19:00 às 00:00hs;
Número de funcionários: 06 pessoas;
Local: Jaguariúna-SP
Para o planejamento de criação de nossa empresa utilizamos uma ferramenta
prática de gestão chamada 5W2H, para definirmos ações, prazos, pessoas, custo e
viabilidade do projeto, como ilustrado na figura 2.
Necessidade e Expectativa de Mercado
Oferecer um produto/serviço diferenciado de pizzas vegetarianas, visando qualidade
e preço acessível, com opções diferenciadas e a criação de novos recheios ao gosto
do cliente, fornecendo confiabilidade e produtos de qualidade, seguindo normas e
legislações de acordo com os órgãos responsáveis pela fiscalização do negócio em
questão (ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Diferencial Competitivo
Nosso diferencial competitivo surge no cultivo próprio de vegetais utilizados no
recheio das pizzas e no processo de preparo da massa que é 100% artesanal, com
molhos e produtos naturais e orgânicos.
Oportunidades de Criação e Melhoria
1- Identificando oportunidades.
Nossos clientes mostraram satisfação com nossos produtos, pois os mesmos
são diferenciados dos já existentes no mercado.
Visamos que, nossa oportunidade de melhoria está na ampliação das opções
de recheio.
O grau de relacionamento do cliente com o processo se dá ao livre acesso ao
plantio de produtos próprios e ao local de preparo do produto final.
2- Definição do escopo da empresa.
Nossa demanda mercadológica surgiu a partir de um mercado em ascensão,
onde cada vez mais pessoas, procuram produtos saudáveis sem abrir mão do
prazer de comer um bem e sem sair de casa.
O Marketing criado para atender essa demanda, será concentrado a princípio
nas redes sociais, assim, podemos contar com uma ampla visibilidade de
negócio e garantir a comodidade do cliente, reduzindo impactos ambientais
com panfletagem.
3- Planejamento de produção/processo.
Nesta etapa do planejamento do processo, foi desenvolvido um layout do
posto de trabalho sendo analisada cada etapa produtiva e o tempo de
processo de cada etapa, calculando a capacidade produtiva e a eficiência do
processo, conforme ilustrado na figura 3.
4- Compra de Materiais - (insumos para o processo produtivo)
O processo de compra dos ingredientes foi realizado após uma análise de
quantidades, de acordo com a demanda e o planejamento de produção.
Abaixo, temos as tabelas com a descrição e as quantidades de cada
ingrediente utilizado no preparo das pizzas, juntamente com a lista de
ingredientes adicionais que compõe as opções de recheios extras de acordo
com a figura 4.
5- Custo do produto/Materiais.
O custo de nossos materiais foi analisado através de pesquisa de varejo,
visando à qualidade e confiabilidade dos fornecedores. Já custo de nosso
produto, foi desenvolvido através do conceito de Markup (Precificação), onde,
em aula, o professor nos explicou como avaliar o custo em relação ao lucro
para obtermos o preço real de cada produto, conforme podemos ver nas
tabelas abaixo de acordo com a descrição de cada etapa conforme figuras 5,
6 e 7.
6- Produção.
Nosso sistema de produção foi desenvolvido através de fluxograma e
métodos detalhados com a descrição de operação, tipos/modelos de produtos
e máquinas e equipamentos utilizados, segue abaixo o fluxograma e
formulários informativos com detalhamento de cada etapa do processo
conforme figura 8.
7- Logística
O sistema de logística, se tratando de um negócio do tipo Delivery, está
concentrado somente nas entregas, pois nesse escopo não será servido
nenhum produto para consumido no local.
8- Medidas de Qualidade, Desenvolvimento e Satisfação
Temos como objetivo, avaliar a qualidade dos fornecedores, levando em
conta nossa principal matéria prima, tendo como base a comparação do
aspecto físico diretamente relacionado aos padrões de um produto dentro de
sua data de validade e, realizar pesquisas de desenvolvimento dentro do
processo, realizando testes físicos visando encontrar o melhor desempenho e
custo benefício, sem perder a qualidade.
Satisfação do cliente: Monitoramento dos indicadores de satisfação via Totem
e Redes Sociais.
9- Redesenhando o Processo.
Como oportunidade de melhoria, identificamos que seria possível realizar a
mudança do forno industrial a gás para um forno a lenha, projetado para
pizzaria e um projeto futuro para o aumento do cultivo próprio de legumes,
verduras e hortaliças.
A seguir, na figura 12, podemos observar a mudança do layout já com o novo
forno a lenha e os cálculos de produtividade e eficiência de processo.
Considerações
Durante todo o desenvolvimento deste trabalho, agregamos a teoria e a prática dos
assuntos abordados em sala de aula e no laboratório de Lean Manufacturing na
disciplina de Gestão de Operações II, com a realidade da criação de um
Produto/Serviço, onde, praticamente todos os processos necessitam de inúmeras
ferramentas e operações e estratégias para que um negócio seja criado, mantido e
melhorado de acordo com a realidade do mercado atual.
Projeto desenvolvido por graduando em Engenharia de Produção da Faculdade Jaguariúna (FAJ)
* Anderson Inacio
* Bruno Pontes
* Gabriel Meira Carvalho
* Giovanna Ismael da Silveira
* Jonas Galbes
* Juliana da Silva
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