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Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução 

Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produto/serviço.

Desenvolvimento 

A princípio discutimos o tipo de produto ou serviço que seria criado ou inovado, analisando o cenário mercadológico atual referente a consumo, decidimos inovar um produto já existente. Pesquisamos vários produtos/serviços relacionados ao ramo (eletrônico, automotivo, têxtil e alimentício), chegando à conclusão que desenvolveríamos um produto/serviço relacionado ao ramo alimentício. Após decisão da equipe, iniciamos uma discussão sobre as preferências relacionadas à gastronomia, como tipos de massas, salgados, e pratos típicos. Visando um habito de vida saudável, escolhemos inovar um produto já existente no mercado, sendo assim, optamos por criar novos tipos de pizzas vegetarianas. Para a criação dos novos tipos de pizzas vegetarianas, realizamos uma pesquisa de mercado em sala de aula com os alunos do 6° semestre de engenharia de produção no laboratório de Lean Manufacturing, tendo como opções, três novos tipos de pizzas criados por nossa equipe: Levíssima Brócolis, Levíssima Búfala e Egg Levíssima. Essa pesquisa foi realizada na data de (25/08/16), com 100% dos alunos presentes em sala de aula, inclusive o professor, demonstrando a preferência de cada pessoa em relação a cada um dos três tipos de pizzas apresentados conforme ilustrado no gráfico abaixo na figura 1. 

Criação da Empresa 

Nome fantasia: Levíssima Pizzaria Delivery; 
Tipo de negócio: Delivery de pizzas vegetarianas; 
Horário de funcionamento: De quarta a domingo dás 19:00 às 00:00hs; 
Número de funcionários: 06 pessoas; 
Local: Jaguariúna-SP 
Para o planejamento de criação de nossa empresa utilizamos uma ferramenta prática de gestão chamada 5W2H, para definirmos ações, prazos, pessoas, custo e viabilidade do projeto, como ilustrado na figura 2. 

Necessidade e Expectativa de Mercado 

Oferecer um produto/serviço diferenciado de pizzas vegetarianas, visando qualidade e preço acessível, com opções diferenciadas e a criação de novos recheios ao gosto do cliente, fornecendo confiabilidade e produtos de qualidade, seguindo normas e legislações de acordo com os órgãos responsáveis pela fiscalização do negócio em questão (ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Diferencial Competitivo 

Nosso diferencial competitivo surge no cultivo próprio de vegetais utilizados no recheio das pizzas e no processo de preparo da massa que é 100% artesanal, com molhos e produtos naturais e orgânicos. 


Oportunidades de Criação e Melhoria 

1- Identificando oportunidades. 
Nossos clientes mostraram satisfação com nossos produtos, pois os mesmos são diferenciados dos já existentes no mercado. 
Visamos que, nossa oportunidade de melhoria está na ampliação das opções de recheio.
O grau de relacionamento do cliente com o processo se dá ao livre acesso ao plantio de produtos próprios e ao local de preparo do produto final. 

2- Definição do escopo da empresa.  
Nossa demanda mercadológica surgiu a partir de um mercado em ascensão, onde cada vez mais pessoas, procuram produtos saudáveis sem abrir mão do prazer de comer um bem e sem sair de casa. 
O Marketing criado para atender essa demanda, será concentrado a princípio nas redes sociais, assim, podemos contar com uma ampla visibilidade de negócio e garantir a comodidade do cliente, reduzindo impactos ambientais com panfletagem.

3- Planejamento de produção/processo.
Nesta etapa do planejamento do processo, foi desenvolvido um layout do posto de trabalho sendo analisada cada etapa produtiva e o tempo de processo de cada etapa, calculando a capacidade produtiva e a eficiência do processo, conforme ilustrado na figura 3. 


4- Compra de Materiais - (insumos para o processo produtivo) 
O processo de compra dos ingredientes foi realizado após uma análise de quantidades, de acordo com a demanda e o planejamento de produção. Abaixo, temos as tabelas com a descrição e as quantidades de cada ingrediente utilizado no preparo das pizzas, juntamente com a lista de ingredientes adicionais que compõe as opções de recheios extras de acordo com a figura 4. 

5- Custo do produto/Materiais.  
O custo de nossos materiais foi analisado através de pesquisa de varejo, visando à qualidade e confiabilidade dos fornecedores. Já custo de nosso produto, foi desenvolvido através do conceito de Markup (Precificação), onde, em aula, o professor nos explicou como avaliar o custo em relação ao lucro para obtermos o preço real de cada produto, conforme podemos ver nas tabelas abaixo de acordo com a descrição de cada etapa conforme figuras 5, 6 e 7.

6- Produção.  
Nosso sistema de produção foi desenvolvido através de fluxograma e métodos detalhados com a descrição de operação, tipos/modelos de produtos e máquinas e equipamentos utilizados, segue abaixo o fluxograma e formulários informativos com detalhamento de cada etapa do processo conforme figura 8. 

7- Logística  
O sistema de logística, se tratando de um negócio do tipo Delivery, está concentrado somente nas entregas, pois nesse escopo não será servido nenhum produto para consumido no local. 

8- Medidas de Qualidade, Desenvolvimento e Satisfação  
Temos como objetivo, avaliar a qualidade dos fornecedores, levando em conta nossa principal matéria prima, tendo como base a comparação do aspecto físico diretamente relacionado aos padrões de um produto dentro de sua data de validade e, realizar pesquisas de desenvolvimento dentro do processo, realizando testes físicos visando encontrar o melhor desempenho e custo benefício, sem perder a qualidade.
Satisfação do cliente: Monitoramento dos indicadores de satisfação via Totem e Redes Sociais.

9- Redesenhando o Processo.
Como oportunidade de melhoria, identificamos que seria possível realizar a mudança do forno industrial a gás para um forno a lenha, projetado para pizzaria e um projeto futuro para o aumento do cultivo próprio de legumes, verduras e hortaliças.  
A seguir, na figura 12, podemos observar a mudança do layout já com o novo forno a lenha e os cálculos de produtividade e eficiência de processo.
Considerações 
Durante todo o desenvolvimento deste trabalho, agregamos a teoria e a prática dos assuntos abordados em sala de aula e no laboratório de Lean Manufacturing na disciplina de Gestão de Operações II, com a realidade da criação de um Produto/Serviço, onde, praticamente todos os processos necessitam de inúmeras ferramentas e operações e estratégias para que um negócio seja criado, mantido e melhorado de acordo com a realidade do mercado atual.

Projeto desenvolvido por graduando em Engenharia de Produção da Faculdade Jaguariúna (FAJ)

* Anderson Inacio
* Bruno Pontes
* Gabriel Meira Carvalho
* Giovanna Ismael da Silveira
* Jonas Galbes
* Juliana da Silva








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