O Habib's é a uma rede brasileira de fast-food, especializada
em comida árabe. A rede
possui mais de 400 restaurantes em todo o país e a primeira loja foi inaugurada em 1988 em São Paulo por
Alberto Saraiva. A princípio o cardápio
era composto somente de esfihas, quibes e beirutes; porém para atender uma
fatia maior de mercado o Habib’s diversificou seu cardápio, e hoje possui mais
de sessenta itens.
A principal estratégia
do fundador sempre foi atrelar qualidade e preço baixo, desmistificando que
produtos baratos são de qualidade duvidosa.
A rede também faz parte de um novo cenário de negócios, onde a
manutenção dos custos e garantia de qualidade se fazem presentes através da
verticalização do processo produtivo.
O objetivo desta
pesquisa é relatar de forma resumida a trajetória do Habib’s e como a rede usou
diferentes estratégias para alavancar o negócio.
Pode se dizer que mesmo sendo uma companhia brasileira, o Habib's é mais
internacional que se pensa, seu fundador, Alberto Saraiva, de origem portuguesa,
não imaginava que sua vida mudaria de rumo completamente. Alberto havia sido
aprovado em um curso de medicina em São Paulo, porém teve que interromper sua
promissora carreira para se tornar dono da padaria do pai, que havia sido
assassinado num assalto à mesma.
Precisou “meter” a
mão na massa, já que as condições não eram boas e havia dificuldade para
contratações de padeiros, entre outros problemas havia também a concorrência
(já que, segundo ele haviam cinco concorrentes próximos ao seu negócio).
Porém ele tinha
talento para o empreendedorismo, após a padaria de seu pai (que vendeu após
alguns anos), também vendeu pastéis com grande sucesso (negócio que também se
desfez, porém sua vontade de empreender sempre o acompanhou), em seu primeiro
negócio (padaria que havia “herdado” de seu pai, tinha como estratégia vender
seus pães em torno de 30% mais baratos que seus concorrentes, conquistando
muitos clientes (estratégia que acompanha a rede Habib's até hoje).
Em 1988, a rede Habib's inaugurou sua primeira loja em São Paulo, e
atualmente é a maior rede de fast-food brasileira. A comida árabe
(principalmente a esfilha) seria o seu carro chefe, já que havia contratado o
Sr. Paulo Abud para trabalhar com ele na empreitada, em que era talentoso
quando se tratava da comida árabe.
Inteligentemente adotou uma estratégia muito badalada no mundo dos
negócios e case de sucesso em várias empresas globais, a estratégia buscou
combinar alta qualidade no produto e baixo preço para o consumidor, o resultado
é o que vemos hoje em dia: mais de 400 restaurantes no país e mais de 22 mil
colaboradores. Outras organizações de sucesso no Brasil também utilizam
estratégia de negócios semelhante, como: Gol, Casas Bahia, entre tantas outras.
O custo aliado a qualidade se tornou parte indispensável para o sucesso das
empresas da atualidade.
Em seu cardápio foram inclusos o pastel e o chope, típicos do Brasil. Em
1991 o Habib's inaugurou sua central de produção em São Paulo, com o objetivo
de padronizar os produtos que seriam oferecidos em todas as lojas, garantindo a
mesma qualidade a todos os clientes, no mesmo ano surge outra marca do grupo, o
Ragazzo, especializada em comida italiana, com a mesma filosofia do grupo: oferecer
alimentos de alta qualidade com preço acessível. Até 1992, Alberto possuía 16
lojas, quando surgiu a oportunidade de iniciar no mercado de franchising, uma
de suas clientes, e primeira franqueada, Beatriz Braga, se assustou com o baixo
preço dos produtos do restaurante e a alta qualidade e ficou interessada em
investir no negócio. Hoje (como citado anteriormente), a rede possui mais de
400 restaurantes e vende em torno de 600 milhões de esfilhas (carro chefe da
empresa), a um baixo custo (cada esfilha não passa de um real), com ótima
qualidade, pode se dizer que o Habib's popularizou a comida árabe no Brasil.
A partir daí o Habib's passou a inovar, lançando novos produtos e
atingindo novos locais onde ainda não atuava. Em 1996 a rede firmou parceria com
a Coca-Cola (na época só vendia sucos naturais), afim de alavancar os negócios,
firmou também parceria com a Warner Bros em 1999, consolidando-se como gigante
no setor de fast-food no Brasil.
A partir do inicio dos anos 2000 a história do Habib's foi marcada com
diversos lançamentos de sucesso, como o mini-kibe, as esfilhas em novos
formatos, a rede Pastel Belém, além da transformação do Ragazzo em franquia. Em
2013 a rede completou 25 anos, como a maior rede de fast-food de comida árabe
do mundo.
Estratégias e diferenciais do Habib's
Desde
o início a principal estratégia do negócio foi baixo preço e alta qualidade
“low fare, low cost”;
estratégia esta que surgiu em uma companhia aérea e foi adotada por empresas de
diferentes segmentos. O crescimento da
rede se deu através da implantação de melhorias como: atendimento 24 horas,
expansão através de Franchising, parcerias de sucesso (Coca Cola), 28 minutos
(Delivery em 28 minutos, onde o cliente
não paga se a entrega passar do tempo prometido), preços acessíveis, criação do
Bib’s Dia Genial, onde toda a renda obtida nas esfihas é destinada à
filantropia entre outras.
Para manter os preços baixos Habib’s não terceirizou suas
atividades-meio, e verticalizou sua cadeia produtiva. Essa gestão de custos inversa,
comparada aos padrões de negócio fez com que a rede se tornasse dona de
centrais de manipulação e distribuição (Unidade de panificação e doces,
indústria de laticínios e unidades de produção de sorvetes) localizadas num
raio máximo de 300 km das lojas; garantindo a padronização do seu cardápio e
serviço. Toda essa inovação fez com que
sua esfilha se tornasse o produto mais vendido entre os fast-foods. Sendo que, o cardápio da rede traz um mix
além da comida árabe, como pizzas, sorvete e chopp.
Toda a aceitação popular devido ao preço baixo e alta qualidade trouxeram
aumentos expressivos nas vendas, fazendo com que em abril de 2013 o Habib’s
inaugurasse sua loja número 430.
O fundador da rede também atribui o sucesso da marca à sua capacidade de
lançar novos produtos, de desenvolver práticas diferenciadas e da propagação da
rede em três modelos de negócio: o Tradicional, o Fast e o 28 Minutos. Estes modelos de negócio surgiram a partir da
necessidade de atender os diferentes tipos de clientes, tanto na preferência
quanto no poder aquisitivo.
A estratégia de publicidade da rede se deu através do anúncio dos preços
nas propagandas, nos aventais dos garçons, nos banners etc., pois a política de
preço baixo é o carro chefe do Habib’s. Já os kits infantis distribuídos nas
refeições, fazem parte da estratégia de associação de determinados personagens
com o cardápio destinado às crianças e à sua interação com os brindes.
Outra inovação da rede foi trabalhar com marketing esportivo através de
parcerias com o São Paulo Futebol clube e com a Federação Paulista de Futebol.
Com a parceria, o Habib’s organizou uma campanha promovendo a paz nos estádios;
uma real economia no bolso do torcedor; e ainda destina 30% da sua arrecadação
a instituições de caridade. No geral, o Habib’s tem se evidenciado com campanhas
de grande apelo e de fácil memorização ao vincular mensagens afetivas e bem
humoradas.
Os sistemas tradicionais de fast-food atendem os clientes no modelo
self-service; já o Habib’s possui um atendimento pessoal, onde é recepcionado
por um funcionário e levado até uma mesa. Com essa estratégia de proximidade
com os clientes, a rede busca ser associada à rapidez; prestatividade dos
garçons; ambiente higienizado e arejado; forte comunicação visual; decoração marcante;
alimentos saborosos, com qualidade e feitos no momento do pedido; preços baixos
e boas promoções.
Os tipos de clientes da rede são bem distintos: o cliente executivo, que
é fiel à rede devido à agilidade no atendimento; o cliente família que frequente
o Habib’s por ser um lugar seguro e por já conhecer o cardápio oferecido e as
crianças que são motivadas a freqüentar o Habib’s pelos brindes que compõem os
lanches.
Para o fundador Alberto Saraiva, bom atendimento é fator crucial de
sucesso, por isso ele mantém um sistema de informação de satisfação denominado “Alô Tia Eda”, que tem por
finalidade escutar reclamações, sugestões e elogios dos clientes. Além de atuar
com pesquisas internas com “falsos clientes” para testar o trabalho dos
atendentes.
Através da progressão da rede, podemos perceber que o Habib’s possui uma
gestão estratégica eficiente, principalmente em relação à observação da inércia
do mercado, à motivação dos colaboradores, à verticalização da linha produtiva
e na constante busca da qualidade x preço baixo.
Considerações finais
O
grupo Habib's é um ótimo case de sucesso de um empreendedor brasileiro. No
decorrer do trabalho pudemos perceber três principais estratégias que foram, e
são determinantes para o sucesso do grupo, que são: verticalização, alta
qualidade aliada ao baixo custo e foco na satisfação final do cliente através
de bom atendimento.
Indo
na contramão do mercado, o grupo adotou a estratégia da verticalização como um
dos principais diferenciais, isto é, produz todos os seus insumos dentro de sua
própria cadeia de empresas, diferente de outras organizações de diversos ramos
que preferem terceirizar o máximo de serviços possíveis. Este modelo garante
uniformidade aos produtos onde quer que eles sejam comercializados.
No
inicio de sua trajetória, Alberto Saraiva (fundador do grupo) adotou a
estratégia de vender pães 30% mais baratos do que a concorrência, seu método
deu certo e continua presente até hoje na empresa, porém diferente de muitos
ele conseguiu aliar a alta qualidade aos preços atrativos de seus cardápios, é
interessante notar o orgulho da própria empresa em afirmar que, o Habib's é
capaz de diversificar os clientes presentes em suas lojas, pois atrai pessoas
de diversas classes sociais, pois aliou de forma impar os fatores preço e
qualidade.
Por
último, mas não menos importante, ressaltamos a relevância que o cliente tem
para o Habib's, mais do que vender, a organização espera que o cliente venha
novamente e consuma seus produtos. Pudemos notar que há um foco muito grande na
satisfação dos clientes, o que se mostra claro a partir dos investimentos em
tecnologia capaz de avaliar e medir a satisfação dos clientes e manter um canal
de comunicação com os mesmos, fortalecendo o relacionamento e promovendo a
fidelização de seu consumidor.
No
grupo achamos empresa com política similar no que diz respeito ao tratamento
recebido pelo consumidor. O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), que apresentou
receitas em torno de seis bilhões de reais em 2012, tem como uma de suas bases
o relacionamento com o cliente, ou melhor, associado, como ele é tratado. A boa
comunicação, o fácil acesso aos gerentes de conta (diferente da maioria das
instituições financeiras), canais de relacionamento e comunicação muito bem explorados,
se apresentam como diferencial na hora de optar por serviços financeiros. Nos
dias de hoje a tendência é vermos (apesar de todo o esforço para promover o
contrário) as empresas se distanciarem de seus consumidores, porém o Habib's e
o Sicredi são bons exemplos de que vale, e muito, a pena investir no
estreitamento da relação com o consumidor final, e que esta estratégia pode
gerar ótimos frutos em termos de retorno financeiro.
Acreditamos
ainda que o projeto de pesquisa foi de grande valia para o grupo, uma vez que
possibilitou a nós, alunos, o contato com estratégias e cases reais de sucesso
de grandes empresas de nosso país. A utilização de estudos de caso é muito
importante para o desenvolvimento das habilidades de gestão durante a graduação,
pois desenvolve a capacidade critica e analítica do estudante.
Referências bibliográficas
ESTADÃO. A
estratégia dos grandes: Habib’s expande e chega ao varejo pelos produtos
congelados. Disponível em < http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,a-estrategia-dos-grandes-habibs-expande-e-chega-ao-varejo-pelos-produtos-congelados,1643,0.htm
> Acesso em 16. nov.2013.
HABIB’S.
Sobre o Habib’s. Disponível em: <
http://www.habibs.com.br/sobre/
>.Acesso em 14. nov.2013
URCAMP. Projeto de pesquisa. Disponível
em<http://www.urcamp.tche.br/redepp/agenda1.htm>.Acesso
em 16.nov.2013.
Fonte: Jonatas Lelis, Kaique Roberto Basiloni, Letícia de Lima Meira e Maiara Alexandra, graduandos do curso de Administração de Empresas na Faculdade de Jaguariúna.
Olá!
ResponderExcluirSeria que você poderia me ajudar com a seguinte questão:
Das cinco estratégias competitivas que podem ser praticadas por uma organização (construção, sustentação, nichos de mercado, colheita e desinvestimento/eliminação), cite e justifique qual é a mais apropriada para o Habib’s.
Obrigado!