Pular para o conteúdo principal

Gestão estratégica Samsung

O grupo Samsung é uma corporação multinacional que atua em diversos ramos da área de tecnologia da informação com sede em Seul, Coreia do Sul, fundada em 1936, em Daegu. Em muitas indústrias nacionais da Coreia do Sul as suas receitas são tão grandes que são comparadas a alguns países com PIB total, a Samsung seria o 35º país mais rico do mundo. A corporação é dirigida por gerações por uma das mais ricas famílias do mundo, atualmente encabeçada por Lee Kun-Hee , o terceiro filho do fundador, Lee Byung-Chul. A Samsung é reconhecida como a mais prestigiosa firma da Coreia do Sul, atraindo e tendo em seus funcionários muitas das mais inteligentes e talentosas pessoas do país, com 25% dos seus empregados com grau de doutorado ou equivalente. Os empregados da Samsung da Coreia do Sul são altamente leais à companhia, trabalhando por muitas horas.
É patrocinadora de importantes clubes de futebol, como o Chelsea Football Club, o Suwon Samsung Bluewings; E no Brasil já patrocinou o Sport Club Corinthians Paulista e a Sociedade Esportiva PalmeirasSeu valor de mercado atualmente gira em torno de US$ 190 bilhões, apresentando um lucro de US$ 12 bilhões e faturamento US$ 268,8 bilhões.

Linha do Tempo Samsung


  • 1938: Lee Byung-Chul fundou uma loja pequena chamada 'Samsung' em Daegu
  • 1958: A Samsung inicia no mercado de seguros.
  • 1969: A Samsung Electronics foi fundada.
  • 1977: A Samsung começa a exportar o seu televisor a cores.
  • 1977: A Samsung Electronics alcançou US$ 100 bilhões em exportações.
  • 1983: A Samsung produz seu primeiro computador chip.
  • 1983: A Samsung Aerospace (conhecida hoje como Samsung Techwin) produz o milionésimo motor de avião.
  • 1986: A Samsung Electronics desenvolve o menor e mais leve gravador de vídeo do mundo.
  • 1992: Lança a primeira TV LCD do mundo.
  • 1995: Começa a produção nacional com US$ 18 milhões na fabricação de aparelhos de televisão e videocassetes na fábrica da Zona Franca de Manaus.
  • 1999: Desenvolve o primeiro telefone celular do mundo.
  • 1999: Lança a primeira tela LCD TFT widescreen de 24 polegadas do mundo.
  • 1999: A Samsung Electronics desenvolve a primeira CPU de 1 GHz do mundo.
  • 1999: Cria o celular estilo relógio de pulso e desenvolve a câmera digital com estilo de pasta "NEXCA" e o "Telefone Relógio".
  • 2000: Lança o primeiro celular, em todo o mundo, com câmera.
  • 2001: A Samsung SDI desenvolve a Tela de Eletro Luminescência Orgânica de Matriz Ativa com todas as cores de 15,1".
  • 2003: Comercialização da primeira máquina de lavar usando tecnologia Silver Nano de nanopartículas de prata.
  • 2004: Valor de marca - Samsung classificada como 21ª do mundo, com valor estimado de 12 bilhões de dólares (Eleita pela Interbrand).
  • 2004: Em Janeiro a Samsung instala sua nova fábrica no Brasil: em Campinas: estado de São Paulo: Gerou milhares de novos empregos e continua gerando. Esta fábrica é responsável pela produção de celulares, monitores de LCD e impressoras. Ocupa hoje os prédios que pertenciam à empresa Lucent, que foram vendidos.
  • 2004: Telefone celular Samsung conquista o primeiro lugar no domínio do mercado na França, Rússia e África.
  • 2005: Lança o primeiro telefone celular com 7 megapixels do mundo.
  • 2005: Torna-se a maior produtora de TVs do mundo.
  • 2006: Lança o primeiro celular com 10 mega pixels e 8 GB do mundo na Coreia do Sul exclusivamente.
  • 2006: A produção das câmeras digitais Samsung e MP3 Players da iRiver e Mpio em Varginha começa.
  • 2008: Desenvolve e lança no Brasil o primeiro celular com TV Digital do país, o Samsung V820L que conta com tela Oled e funções de mp3.
  • 2008: Inicia a desenvolver tecnologia de bateria à base de água.
  • 2008: Lança os primeiros celulares totalmente "verdes" do mundo, na Coreia do Sul e na China com plástico à base de milho e sem metais pesados, são eles o W510 e o F268.4
  • 2008: Inicia a produção nacional de impressoras a laser em sua fábrica de Campinas, São Paulo e também a produção de aparelhos de som mini-system na fábrica da Zona Franca de Manaus.
  • 2008 Lança na Coreia do Sul e no mundo a filmadora HMX20 com capacidade de filmagem a 300 quadros por segundo e 8 Mega Pixels com memória flash de 8,16, 32 GB expansível, com resolução full HD 1920 pixeis por 1080 pixeis.
  • 2009: É lançado o primeiro smartphone da linha Galaxy (linha de dispositivos portáteis com o sistema operacional Android).
  • 2011: Lança a linha de notebooks Samsung Series.
  • 2011: Lança em Agosto de 2011 o Galaxy Y, aparelho potente com Android 2.3
  • 2011: Lança o seu primeiro tablet, Samsung Galaxy Tab.
  • 2012: Samsung vence o Global Mobile Awards como Melhor Fabricante de Dispositivos do Ano e o smartphone Samsung Galaxy S II vence como Melhor Smartphone do Ano.6
  • 2012: Lança no CES 2012 a 2ª geração do Samsung Series 9, sendo considerado, atualmente, o notebook mais fino do mundo, com 12,9mm de espessura.7
  • 2012: É lançado o novo Smarthphone da empresa , o Samsung Galaxy S III pesando apenas 133 gramas e possuindo 8.6mm de espessura.
  • 2013: É lançado na CES 2013 a 2ª geração de notebooks Chronos Series 7, com autonomia de bateria de até 11 horas.
  • 2013: É lançado o novo smartphone topo de gama da empresa, o Samsung Galaxy SIV pesando apenas 130 gramas e medindo 7.9 mm de espessura.
  • 2013: É lançado o novo smartphone topo de gama da empresa, o Samsung Galaxy Note 3 pesando 168 gramas e medindo 8,3mm de espessura.


Desenvolvimento
Há mais de 70 anos, a Samsung vem se dedicando a fazer do mundo um lugar melhor. Para atingir esse objetivo a empresa atua em diversas áreas: tecnologia de ponta, semicondutores, construções e arranha-céus, petroquímica, moda, medicina, finanças, hotelaria, entre outros;
Com produtos e serviços inovadores e confiáveis, um talentoso time de profissionais, uma abordagem responsável aos negócios e à cidadania global e com a colaboração de parceiros e clientes, a Samsung está levando ao mundo a novas direções.
Samsung é composta por empresas que estão estabelecendo novos padrões em uma ampla gama de negócios que vão de eletroeletrônicos aos serviços financeiros, de produtos químicos e indústrias pesadas ao comércio e serviços. As empresas do grupo compartilham o compromisso de criar produtos e serviços inovadores e de alta qualidade que fazem parte do dia-a-dia de milhões de pessoas e empresas ao redor do mundo.

Desde sua concepção a Samsung cresceu e se tornou uma das principais empresas de produtos eletrônicos do mundo, especializada em Mídias e equipamentos digitais, semicondutores, memória e integração de sistemas. Os atuais produtos e processos inovadores de alta qualidade da Samsung são mundialmente reconhecidos. Com o tempo a empresa expandiu suas linhas de produtos e seu alcance, aumentou sua receita e sua participação no mercado e seguiu sua missão de tornar a vida melhor para os clientes do mundo todo.
A era digital trouxe mudanças revolucionárias, e oportunidades, para o negócio global, e a Samsung respondeu com tecnologias avançadas, produtos competitivos e constante inovação.
Para Samsung, cada desafio como é visto como uma oportunidade e onde ele estão perfeitamente posicionados como um dos líderes mundiais reconhecidos do Setor de Tecnologia Digital.
Ocupa a posição Nº 1 em termos de participação no mercado global para 13 de seus produtos, entre eles semicondutores, LCDs-TFT, monitores e celulares CDMA.  Buscando estar sempre um passo à frente da concorrência, a Samsung busca constantes avanços históricos em pesquisa e desenvolvimento.
A Samsung já tem um plano de negócio a se trabalho para a próxima década com o tema "Inspire o mundo, crie o futuro".
Comprometida em inspirar as comunidades em todo o mundo através do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos inovadores e soluções criativas, a Samsung está empenhada em criar um futuro melhor agregando um novo valor às suas principais redes: setores, parceiros e funcionários. Por meio desses esforços, a Samsung espera contribuir para um mundo melhor e uma experiência mais rica para todos.

Como parte dessa nova visão, eles estão elaborando um plano específico de atingira casa dos US$ 400 bilhões em receitas e tornar-se uma das cinco principais marcas mundiais até 2020. Para alcançar esse objetivo, também estabelecem três abordagens estratégicas em sua gestão: criatividade, parceria e talento.

O novo objetivo traçado pela Samsung para o futuro é aproveitar as realizações anteriores, explorar novos territórios, como saúde, medicina e biotecnologia. Pois estão empenhados em ser um líder criativo em novos mercados e tornar -se uma empresa verdadeiramente nº 1 no futuro.

Considerações finais
Observamos que aproximadamente há uns 10 anos, a Samsung vem crescendo no mercado e atingindo o topo como um dos líderes reconhecidos da indústria de tecnologia digital. De fato com o passar dos anos, a perspectiva do consumo de produtos inovadores vem aumentando, gerando uma preocupação para as empresas de tecnologia em inovar seus produtos, pois o que prevalece um bom desenvolvimento da empresa é a perfeita qualidade para o consumidor. No entanto, a marca Samsung é bem mais abrangente que a sua representação gráfica, é uma empresa que através de seu nome comunica a “promessa” de um produto de excelente qualidade, e o seu diferencial frente aos concorrentes que a faz especial e única. Assim, a maior pretensão da Samsung é marcar a imagem na mente do consumidor e isto, associa a imagem à qualidade do produto.
Comparamos a Samsung com a empresa UPM Raflatac uma das líderes mundiais em laminação em substratos auto adesivos inlays RFID. Possui 12 fabricas em cinco continentes e CDs em muitos outros lugares, inclusive no Brasil. No ano de 2011 a UPM Raflatac adquiriu a fabrica de laminação da Pimaco Bic. A empresa faz investimentos importantes no desenvolvimento de seus recursos regionais: desde a contratação dos melhores especialistas de mercado até a criação de uma plataforma de produção excepcional. Portanto hoje configura numa das melhores opções para os convertedores nacionais. Seu grande diferencial são as formulações exclusivas dos adesivos e o padrão de suas laminações. Seus materiais são reconhecidos pelo mais alto padrão de qualidade para melhor desempenho possível nas maquinas de conversão.
Sendo assim, é possível ver que os ideais de desenvolvimento e investimento, tanto da Samsung quanto da UPM se parecem, pois ambas as empresas visam crescimento continuo em relação à produção, mercado, parceiros e colaboradores.


Fonte: Taciana Padilha, Tainá Conti, Tassia de Siqueira e Tatiane Daniel, graduandas no curso de Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...