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Gestão estratégica União

A empresa união imagem foi disseminada pela novela da TV – e é esta empresa que vem primeiro à mente quando se fala em imigração italiana no Brasil: o horizonte coberto de pés de café, a paisagem iluminada pelo sol e uma gente forte, de rosto afogueado, trabalhando de enxada na mão. Entre personagens e familiares às turras no dia a dia, o enredo sempre romantizou o destino desses colonos que, particularmente nos anos 1800, saíram em levas de várias regiões da Itália atrás de um futuro diferente.

Giuseppe e Nicola PuglisiCarbone chegaram à capital paulista por volta de 1886. Os irmãos PuglisiCarbone – como ficaram conhecidos pela colônia italiana – vieram ao Brasil com grande visão empreendedora. Os Irmãos convenceram pequenos refinadores de açúcar a deixar de lado as rivalidades e a concorrência para se unirem em torno de uma única empresa. O objetivo era desenvolver o comércio do açúcar, além de garantir a qualidade da produção. Em outubro de 1910, já estava tudo organizado para darem início à Companhia UNIÃO dos Refinadores.

Suas datas de crescimento:
*1939, a Companhia UNIÃO, já consolidada como a produtora de açúcar em São Paulo.
* 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do País.
*1973, após uma gestão de êxito, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo.
* 2005, a marca UNIÃO foi adquirida pela NovAmérica.
*2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAméricae,assumiu também a marca UNIÃO.
*2010, a UNIÃO investiu na diversificação e ampliou ainda mais sua carteira de produtos, visando atender a públicos cada vez mais variados.
* 2011 essa linha União Pro foi encerrada.
* 2012, a marca foi adquirida pela empresa Camil.

O açúcar união completa 100 anos e amplia o seu portfólio para permanecer como marca forte para as pessoas, na mesa do consumidor, três grupos diferentes, por isso a empresa mantém a sua essência oferecendo soluções para adoçar, e também mostra- se interessada em proporcionar alternativas para seus consumidores, que não quer abrir mão do sabor, mas está cada vez mais preocupada com a saúde e o bem-estar.
A empresa União trabalha no lançamento de açúcares orgânicos, de baixa calorias e adoçantes. A união mostra qualidade e respeito pelo consumidor são os pilares da marca.
A união tem outros pontos de sustentação importante para eles a proximidade com os clientes. “o relacionamento é fundamental , a marca é um item vivo. Os livros de receitas e as embalagens temáticas criadas deram uma identidade para união, algo que se constrói ao longo dos anos”. Acredita o Diretor comercial de mercado.
- O Sucesso de União Docelar.
Oferecer qualidade e estar próximo dos consumidores sempre foram preocupações presentes na história da união. A marca surgiu em 1910 quando os irmãos Italianos Giuseppe e Nicola PuglisiCarbone juntaram- se a pequenos refinadores de São Pulo para formar uma única companhia e tornar o comércio de açúcar.
Em 1958 foi criado uma das principais ações de relacionamento da marca, que viria a desempenhar um papel essencial na estratégia da companhia, com isto surgiu o serviço de orientação tira dúvidas sobre receitas, ensina técnicas de culinária e ainda promove cursos presenciais e gratuitos no Espaço União, e também em eventos que tem a marca como parceira. Também a partir das receitas testadas no União Docelar que surgiram os tradicionais livros de receitas da União. Atualmente a coleção conta com 25 edições,e para consumidoras apaixonadas pela culinária isto é uma espécie de herança que passa de mãe para filha.
A empresa autorizou o uso de suas receitas à Gold Editora, em parceria com a Avon, com o nome de lançamento “Coleção União Receitas de Sucesso”.

- Barras de cereal foram erro estratégico
União prevê ações promocionais com foco nos pontos de venda, materiais personalizados, degustação e o lançamento de novos produtos para o aumento de portfólio.
Em 2003 a empresa resultou no lançamento de barrinhas de cereal, mas hoje a companhia não conta mais com a linha pois pode ser considerada um erro estratégico. “A União é uma marca essencialmente de açúcar, que remete à energia e à caloria. A barra de cereal é exatamente a antítese disso. É um produto leve, pouco calórico”.
Segundo o consumidor, o principal erro da União foi entrar em um mercado que não corresponde às características da marca e lançar um produto que não fazia parte da chamada “gôndola mental” do consumidor. Um dos casos de sucesso famoso neste sentido é o da marca Dona Benta, que ampliou sua linha, antes composta apenas por farinha de trigo, hoje conta com fermento, massas para bolo, pães de queijo, macarrão instantâneo e lasanha.
- Marca quer atender todas as demandas do consumidor.
O investimento nas barrinhas, já sinalizava uma tendência a ser seguida pela União: oferecer produtos alinhados com o conceito de bem- estar e saúde, com lançamento recente dos açucares União Demerara, União Light Stevia, até o adoçante União Diet Sucralose.
A empresa também patrocina eventos que incentivam o consumidor a não ter uma vida sedentária, fazendo caminhadas, corridas e iniciativas esportivas amadoras. Em dois anos, a companhia conta ainda com a consultoria de profissionais da área médica, como nutricionista, para orientar as pessoas sobre estilos de vida de seus consumidores, isto deu origem na versão orgânica.
“Estamos preparados para atender o crescimento da demanda destes produtos. O açúcar tradicional ainda é responsável pelo maior volume de vendas, mas o light cresce quase 25% ao ano”. Barrinhas de cereais e outros possíveis extensões da marca.
“As barras de cereais foram descontinuadas porque não estavam alinhadas com a estratégia da União, que é de investir no crescimento das soluções de adoçamento. Porém, isso não significa que não possamos relança-las no futuro”.

- O surgimento
Em 1939, a Companhia UNIÃO, já consolidada como a produtora da mais importante marca de açúcar de São Paulo. Começou a investir na infraestrutura industrial em prol da vocação pela inovação, adquirindo a Açucareira Santista.
Em 1958, inaugurou o União Docelar, a primeira cozinha experimental do País e, dois anos depois, lançou o Caderno de Receitas União.
A partir de 1973, após uma gestão de êxito de José Ferraz, sócio-presidente à época, o controle acionário da companhia passa para a Cooperativa de Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo, Copersucar, era como se a UNIÃO voltasse ao início de sua história.
Em 2005, a marca UNIÃO foi adquirida pela NovAmérica, inicialmente voltada para o mercado industrial, e nas mãos de novos donos a União continuou sua trajetória como a marca de açúcar.
Em junho de 2009, a gigante Cosan – uma das maiores empresas do setor sucroalcooleiro no mundo e detentora da licença de uso das marcas Esso e Mobil no Brasil, entre outras atividades – incorporou as unidades industriais, comerciais e portuárias da NovAméricae,assumiu também a marca UNIÃO.
Já em 2010, a UNIÃO investiu na diversificação e ampliou ainda mais sua carteira de produtos, visando atender a públicos cada vez mais variados. Foram lançados no varejo os produtos União Orgânico, União Demerara e União Diet, além da expansão da linha foodservice.
A linha foodservice que já contava com o Açúcar Líquido Invertido passou a ter Açúcar Impalpável, Creme Confeiteiro e Fondant União Pró. Produtos de alta performance elaborados com matérias-primas diferenciadas para possibilitar um excelente resultado nas receitas produzidas em padarias, confeitarias, sorveterias e doçarias, entre outros.
Em 2011 essa linha União Pro foi encerrada.
Em 2012, a marca foi adquirida pela empresa Camil.

- Por Um Mundo Mais Doce
O mundo está cada vez mais acelerado e a correria do dia a dia acaba nos roubando algo precioso: pequenos momentos de alegria e convivência cotidiana com pessoas queridas - como aquele bolinho com café na casa da vizinha ou o lanche tranquilo e gostoso com toda família no final da tarde.
A União acredita que esses simples encontros são ingredientes essenciais para uma vida mais feliz e sabe que um doce bem feito tem o poder de reunir as pessoas e transformar qualquer conversa rotineira em um momento mais doce.
A receita para esse mundo mais doce?
Pegue milhões de brasileiros que nunca deixam uma data passar em branco – mesmo que essa data seja dia de nada.
Adicione pais, filhos, amigos sempre prontos pra se reunir e celebrar.
Repita a mesma medida juntando agora todos os amigos.
Misture bem e vá acrescentando delicadamente amor, respeito, confiança, lembranças de infância, sonhos e muitas risadas gostosas.
Divida em partes iguais e sirva.
Essa receita rende momentos inesquecíveis de união.

Alguns produtos:

União Orgânico
É o açúcar cristal produzido a partir da cana orgânica - cultivada através de técnicas naturais. Seu processamento segue princípios nacionais e internacionais de cultivo, produção e armazenamento que são aplicados e revisados anualmente pelo órgão de certificação competente, IBD.
A produção do União orgânico é resultado da integração agrícola que busca preservar os recursos naturais conservando-os no longo prazo.
União Orgânico em sachê: na medida certa para adoçar de forma prática e higiênica.
Validade: 2 anos.
Disponível em embalagem de 1kg, display de 200g (40 sachês de 5g).

União Doçúcar
É ideal para o preparo de caldas, doces vidrados e quindins com maior transparência e brilho, por conta de seus cristais mais grossos. Seus grãos maiores também são indicados para polvilhar pães e roscas forneáveis, pois não derretem.
Validade: 2 anos.
Disponível em embalagem de 1kg.

União Naturale
O Naturale é um tipo de açúcar cristal de coloração caramelo levemente mais úmido, devido ao elevado teor de melaço de cana que envolve os cristais. Esse melaço proporciona um sabor mais acentuado para adoçar bebidas e preparar receitas.
Validade: 2 anos.
Disponível em embalagem de 1kg.


 Considerações Finais

A empresa União é renovada, pensa de uma certa forma no bem- estar dos clientes. A empresa surgiu com a ideia de dois irmãos, em outubro de 1910, daí pra frente foi só crescendo e sempre pensando no portfolio da empresa.
A União é uma empresa que trouce para nós um conceito de grandeza, atitude, qualidade, inspiração. A administração desde o começo teve uma grande riqueza que era o conhecimento dos irmãos, mas agora com a nova administração, a empresa está  cada vez mais se expandindo no mercado, entrando na casa das pessoas com grande facilidade, com suas receitas, livros, produtos. Sem contar na sua parceria com a Avon que trouxe sucesso para empresa.
A empresa terra viva, é uma empresa que surgiu em 1959 na cidade de Holambra, desenvolve e produz Bulbos, Mudas, Flores, Plantas Ornamentais, Frutas, Cereais e Batatas, em mais de 12.000 hectares. A empresa tem como princípios privilegiar o ser humano e preservar o meio ambiente, pensando na qualidade de vida e também em projeto social.
Entre as empresas citadas a empresa União falhou em alguns pontos como no lançamento de uma linha União Pro em 2010 com isso pararam de produzir e então a empresa foi adquirida pela Camil. Já a terra viva continua sendo familiar. Os erros da união pode ser visto por outras empresas, para não cometer os mesmos erros. União é uma empresa de produtos industrializados e a terra viva é de produtos naturais.

Fonte: Bruna Cristina Bento, Kataryne Sharyel Frasão Alves Dias, Nislene Resende e Marcelo Osório, graduandos em Administração de Empresas na Faculdade de Jaguariúna.







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