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Gestão Estratégica Operacional Land Rover

Land Rover é uma subsidiária da Tata Motors, também é normalmente conhecido o primeiro veículo todo-terreno para uso civil. O primeiro Land Rover foi desenhado em 1947 pelos irmãos Wilks no País de Gales e construído pela Rover em 1948. Alguns anos mais tarde, a divisão Land Rover ganhou autonomia e desde então tem vindo a desenhar e a construir uma vasta gama de veículos. Em 1948 o Land Rover original foi engenhosamente concebido para proporcionar capacidade e robustez extremas, pois possui uma construção extremamente robusta e características como as reduzidas projeções dianteiras e traseiras, saiu da linha de produção pronto para enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais exigente do mundo.

O modelo Land Rover foi criado com o intuito de satisfazer a procura de veículos todo-o-terreno no Reino Unido. Por essa altura haviam muitos Jeep a circular no Reino Unido, devido à II Guerra Mundial, mas isso não duraria por muito tempo porque começavam a faltar peças para os repararem. O protótipo do Land Rover foi montado no chassis de um Jeep e tinha a curiosidade de ter o volante e o único banco ao centro. Em 1948 é lançada a versão final do Land Rover com três bancos e carroçaria feita de Birmabright. Esta era uma liga à base de alumínio e magnésio que possuía uma elevada resistência à corrosão o que tornou os Land Rover conhecidos pela sua durabilidade mesmo nas piores condições. Uma das características que marcou a Land Rover no seu início foi o facto de todos os modelos produzidos virem em diferentes tons de verde-claro, a escolha dessa cor foi ditada pelo excesso de tinta que sobrara da II Guerra Mundial. Ela é considerada hoje em dia pelas qualidades apresentadas e tão exclusiva como há 64 anos atrás.

Land Rover está completando 60 anos de mercado e comemora a sua melhor fase. Batendo recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil veículos comercializados e conquistou a liderança no Brasil, deixando para trás nomes como Mercedes e BMW, sendo respectivamente 10ª e  13ª marcas mais valiosas do mundo, segundo a Interbrand. Seis décadas depois, estima-se que mais de dois terços de todos os Land Rover produzidos ainda se encontrem em circulação, muitos destes nas condições mais extremas e nos locais mais inóspitos do planeta.

Através da filosofia de inovação e concepção arrojada a qual foi criada a Land Rover, em 1970 foi introduzido um produto inteiramente novo e radical, criando a sua própria categoria de veículo, este veículo sensacional foi o Range Rover original., incorporando todas as capacidades de um Land Rover com o conforto e prestações de veículo de passageiros convencional. Esta cultura de inovação tem vindo a ser desenvolvida deste então, tanto nos veículos Land Rover como nos Range Rover: modelos novos, maior requinte, tecnologias mais inovadoras, maior eficiência e emissões reduzidas. Mantendo ativa a iniciativa que aumenta o desempenho ambiental dos veículos através da redução de emissões de CO2. A Land Rover irá permanecer na vanguarda do design avançado – o novo pequeno Range Rover é o testemunho da visão que impulsiona a companhia para o futuro e que a mantém na vanguarda da engenharia e tecnologia.

Durante a sua existência foi controlada por diversas montadoras, nomeadamente a British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e a partir de março de 2008, pela Tata Motors, que comprou a Land Rover da Ford. Os veículos continuam ser fabricados em Solihull e Halewood, Inglaterr, sendo exportados para todo o mundo. Rústico ou luxuoso. Aventura, liberdade e muito, muito barro. É assim que os consumidores enxergam a tradicional marca britânica LAND ROVER. Desde o primeiro modelo a marca passou a ser universalmente identificada como supra-sumo dos veículos de tração nas quatro rodas, inspirando o luxo e o espírito de aventura em todos os lugares do mundo. Sendo utilizado até mesmo pela Rainha Elizabeth II, que em suas horas de lazer gostava de caçar ao volante do 4x4, enfrentando estradas tortuosas e em Londres desfilava o seu glamour.

Mesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, ela conquista o destaque no Marketing. Segundo Luiz Tambor, diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil, relata que há uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor, vendendo espírito de aventura. A marca Land Rover combina muito bem design arrojado e estilo com história e tradição, que são características e atributos indispensáveis na gestão de produtos e serviços de Luxo, aponta o Presidente da MCF Consultoria.

Mix de Marketing
A biografia deste carros passa, além das mãos da Rainha Elizabeth II pela BMW e Ford. A montadora alemã adquiriu a marca do Grupo Rover em 1994 e seis anos depois vendeu para Ford. Em março deste ano, o grupo Indiano Tata Motors comprou a Land Rover junto com a Jaguar por US$ 2,3 bilhões. Mesmo deixando o seu berço, o crescimento da marca está garantido. Em entrevista ao Mundo do Marketing, Tambor, relata que há um compromisso dos novos controladores de manter o plano de investimento. Entre os planos está a intensificação das ações de Marketing de Experiência, procurando manter meios de comunicação com o cliente de forma mais eficiente possível, mesmo que seja um simples test drive. Mesmo com limitação de verbas por se tratar de um segmento ultra-segmentado.  Sendo aprovados para os próximos 10 anos.
Entre as maiores ações da marca está o Land Rover Experience. Um evento realizado no autódromo de Interlagos já colocou 750 pessoas ao volante de um carro da marca, procurando manter o principal valor da marca, que é a aventura, mas que foi incorporando tecnologia, conforto, sofisticação e performance.
           
Crescimento Acelerado
A marca também aposta alto no relacionamento para atrair novos clientes. A meta é levar o consumidor a bordo de seu Land Rover a momentos agradáveis. Até o fim do ano, a Land Rover terá 35 pontos de  venda no Brasil, onde está há 17 anos, para isso continuará buscando consolidar a imagem no país. A Land Rover investirá até R$ 1 bi em fábrica no Rio de Janeiro, sendo  o Brasil o 4º país a abrigar uma unidade da montadora britânica. A missão é trabalhar para que os clientes não deixem de ter o espírito de aventura. A Land Rover não vende apenas automóvel, vende um estilo de vida

A linha do tempo 
1980 
 Lançamento do RANGE ROVER com 5 portas. 
1983 
 Lançamento do RANGE ROVER IN VOGUE, uma versão ainda mais luxuosa do tradicional modelo. 
1987 
 O modelo RANGE ROVER é introduzido no mercado americano. 
1989 
 Lançamento dos modelos LAND ROVER 90 LAND ROVER 110, que ganharam motor 200 Tdi, e passaram a ter o nome de DEFENDER em 1994. O modelo Defender evoluiu gradativamente, tornando-se o carro-chefe da marca em mais de 100 países onde é comercializado. 
 Lançamento do modelo DISCOVERY com novo motor 200 Tdi. A sua configuração totalmente nova apresentava muitas características de design próprias, como uma acentuada verticalidade, um perfil baixo e o teto desnivelado. E as inovações não se limitaram somente ao design. O novo modelo apresentou novas tecnologias avançadas, como a tração permanente nas 4 rodas e o lendário Controle de Descida de Declives (HDC) incluído de série. O modelo já vendeu mais de 950 mil unidades desde seu lançamento. 
1997 
 Lançamento da segunda geração do RANGE ROVER. A nova carroçaria combinava linhas de estilo do modelo original com uma configuração mais contemporânea, enquanto as alterações mecânicas incluíam novas versões mais potentes do confiável motor V8. 
1998 
 Apresentação oficial em setembro no Salão Automóvel de Frankfurt do FREELANDER, um modelo com um apelo mais jovem. O novo e aclamado modelo era um conceito novo em veículos 4x4 no mercado de lazer, tendo monobloco, suspensão independente, controle de tração nas quatro rodas e controle eletrônico de descida. Em apenas um ano as vendas do modelo mais que duplicaram, fazendo deste o 4x4 mais vendido no Reino Unido. 
1999 
 Apresentação oficial da segunda geração do modelo DISCOVERY. 
2001 
 Anúncio de uma nova linha de modelos Freelander, equipada com um motor V6, um novo e bastante melhorado motor turbo diesel, uma nova transmissão automática (CommandShift), que permite ao motorista realizar as trocas de marchas de forma manual no volante em milésimos de segundo. 
2002 
 Apresentação da terceira geração do RANGE ROVER, que oferece luxo e comodidade em exagero para nenhum nobre botar defeito. A denominação Vogue surgiu em 2006, quando a marca lançou o Range Rover Sport, que, como o nome sugere, tem apelo esportivo. A versão clássica, então, foi rebatizada como RANGE ROVER VOGUE . O modelo tem vaga cativa na garagem do Palácio de Buckingham como um dos carros oficiais de Sua Majestade, que o utiliza para seus deslocamentos informais. 
2004 
 Lançamento do DISCOVERY 3, um modelo arrojado que reformularia de novo a categoria de luxo dos SUV (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos). Com um design extremamente elegante e funcional aliado a uma irrepreensível tecnologia, é inegavelmente o melhor veículo “off-road” de sete lugares que o mundo já conheceu. O modelo é conhecido nos Estados Unidos comoLR3. Foi o primeiro produto da LAND ROVER feito totalmente pela Ford. 
 Lançamento em junho de uma ampla linha de bicicletas, composta por 25 modelos, para satisfazer diferentes estilos e tipos de utilização. Todas as bicicletas são feitas de alumínio e custam entre £200-£900. 
2005 
 Apresentação do modelo RANGE ROVER SPORT, primeiro veículo da marca com ênfase para performance on-road. Com um melhor sistema de suspensão rebaixada e rodas de 18 polegadas, conjugava uma dinâmica esportiva, com visual mais moderno e arrojado, e os mais elevados níveis de conforto para o motorista e os passageiros. 
 Adoção do motor Jaguar AJ-V8 em substituição ao BMW M62 V8 na linha Range Rover. 
2006 
 Lançamento do FREELANDER 2, segunda geração do modelo FREELANDER e menor veículo da marca. No mercado americano o modelo é conhecido como LR2. Apenas dois anos depois de seu lançamento, o modelo atingiu a marca de 100.000 veículos vendidos em todo o mundo. 
2009 
 Lançamento do DISCOVERY 4 (conhecido também como LR4), nova versão do tradicional modelo, sendo a perfeita combinação entre estilo, capacidade, custo e benefício. 
2010 
 Apresentação do RANGE ROVER EVOQUE, um crossover resultante do protótipo LRX. Suas linhas demonstram modernidade e robustez. Largo e aparentemente baixo, o modelo parece um misto de crossover com um hatchback médio. Os padrões de qualidade característicos da marca mantém-se, predominando o luxo e a exclusividade, numa carroçaria mais esportiva do que o habitual. Além disso, o motor 2.0 rende 240 cavalos e a fabricante inglesa garante que o Evoque mantém as características off-road típicas dos modelos da marca. O novo modelo será lançado no segundo semestre de 2011. 

Considerações Finais
A Land Rover procura manter o principal valor da marca, que é aventura, prezando pela qualidade e tecnologia do seu automóvel. Visando sempre o conforto para o cliente, investindo em inovações para assim ganhar Market share. 

Desta forma, pudemos avaliar que tanto a Saf Holland e Delphi Automotive, empresas do ramo automotivo, que fornecem eixos para caminhões e compressores de ar condicionado para veículos, estes prezam pela qualidade de seus produtos, sem se importar com os preços, oferecendo para os seus clientes o melhor do mercado. Contudo, Land Rover, Saf Holland e Delphi Automotive,  procuram se destacar nos produtos que oferecem, prezando a satisfação do cliente, sem perder a sua essência.

Referências bibliográfica
História Land Rover. Disponível em: <http://maistuning.com/marcas/historia-land-rover> Acesso em: 19 novembro 2013.
História Land Rover. Disponível em: <http://www.landrover.com/br/pt/lr/about-land-rover/heritage/60th-anniversary/> Acesso em: 19 novembro 2013
Land Rover. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/land-rover-aventura-pura.html> Acesso em: 19 novembro 2013

Fonte: Mayara Mayumi Sukada, Michel Felipe Vermeulen, Paulo César Ferrari Junior e Paulo Henrique Tonello da Silva, graduandos em Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna.


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