Land
Rover é uma subsidiária da Tata Motors, também é normalmente conhecido o
primeiro veículo todo-terreno para uso civil. O primeiro Land Rover foi
desenhado em 1947 pelos irmãos Wilks no País de Gales e construído pela Rover
em 1948. Alguns
anos mais tarde, a divisão Land Rover ganhou autonomia e desde então tem vindo
a desenhar e a construir uma vasta gama de veículos. Em
1948 o Land Rover original foi engenhosamente concebido para proporcionar capacidade
e robustez extremas, pois possui uma construção extremamente robusta e
características como as reduzidas projeções dianteiras e traseiras, saiu da
linha de produção pronto para enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais
exigente do mundo.
O modelo Land
Rover foi criado com o intuito de satisfazer a procura de veículos
todo-o-terreno no Reino Unido. Por essa altura haviam muitos Jeep a circular no
Reino Unido, devido à II Guerra Mundial, mas isso não duraria por muito tempo
porque começavam a faltar peças para os repararem. O protótipo do Land
Rover foi montado no chassis de um Jeep e tinha a curiosidade de ter o volante
e o único banco ao centro. Em 1948 é lançada a versão final do Land Rover
com três bancos e carroçaria feita de Birmabright. Esta era uma liga à base de
alumínio e magnésio que possuía uma elevada resistência à corrosão o que tornou
os Land Rover conhecidos pela sua
durabilidade mesmo nas piores condições. Uma das
características que marcou a Land Rover no seu início foi o facto de todos os
modelos produzidos virem em diferentes tons de verde-claro, a escolha dessa cor
foi ditada pelo excesso de tinta que sobrara da II Guerra Mundial. Ela é considerada hoje em dia pelas
qualidades apresentadas e tão exclusiva como há 64 anos atrás.
Land
Rover está completando 60 anos de mercado e comemora a sua melhor fase. Batendo
recorde de vendas mundiais, chegando a 226 mil veículos comercializados e
conquistou a liderança no Brasil, deixando para trás nomes como Mercedes e BMW,
sendo respectivamente 10ª e 13ª marcas mais valiosas do mundo, segundo a
Interbrand. Seis
décadas depois, estima-se que mais de dois terços de todos os Land Rover
produzidos ainda se encontrem em circulação, muitos destes nas condições mais
extremas e nos locais mais inóspitos do planeta.
Através
da filosofia de inovação e concepção arrojada a qual foi criada a Land Rover,
em 1970 foi introduzido um produto inteiramente novo e radical, criando a sua
própria categoria de veículo, este veículo sensacional foi o Range Rover
original., incorporando todas as capacidades de um Land Rover com o conforto e
prestações de veículo de passageiros convencional. Esta
cultura de inovação tem vindo a ser desenvolvida deste então, tanto nos
veículos Land Rover como nos Range Rover: modelos novos, maior requinte,
tecnologias mais inovadoras, maior eficiência e emissões reduzidas. Mantendo
ativa a iniciativa que aumenta o desempenho ambiental dos veículos através da
redução de emissões de CO2. A
Land Rover irá permanecer na vanguarda do design avançado – o novo pequeno
Range Rover é o testemunho da visão que impulsiona a companhia para o futuro e
que a mantém na vanguarda da engenharia e tecnologia.
Durante
a sua existência foi controlada por diversas montadoras, nomeadamente a British
Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e a partir de março de 2008, pela Tata
Motors, que comprou a Land Rover da Ford. Os veículos continuam ser fabricados
em Solihull e Halewood, Inglaterr, sendo exportados para todo o mundo. Rústico ou luxuoso. Aventura, liberdade e muito,
muito barro. É assim que os consumidores enxergam a tradicional marca britânica
LAND ROVER. Desde o primeiro modelo a marca passou a ser universalmente
identificada como supra-sumo dos veículos de tração nas quatro rodas,
inspirando o luxo e o espírito de aventura em todos os lugares do mundo. Sendo
utilizado até mesmo pela Rainha Elizabeth II, que em suas horas de lazer
gostava de caçar ao volante do 4x4, enfrentando estradas tortuosas e em Londres
desfilava o seu glamour.
Mesmo não estando entre as 100
marcas mais valiosas do planeta, ela conquista o destaque no Marketing. Segundo
Luiz Tambor, diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil, relata que há
uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor, vendendo espírito de
aventura. A marca Land Rover combina muito bem
design arrojado e estilo com história e tradição, que são características e
atributos indispensáveis na gestão de produtos e serviços de Luxo, aponta o
Presidente da MCF Consultoria.
Mix
de Marketing
A
biografia deste carros passa, além das mãos da Rainha Elizabeth II pela BMW e
Ford. A montadora alemã adquiriu a marca do Grupo Rover em 1994 e seis anos
depois vendeu para Ford. Em março deste ano, o grupo Indiano Tata Motors
comprou a Land Rover junto com a Jaguar por US$ 2,3 bilhões. Mesmo deixando o
seu berço, o crescimento da marca está garantido. Em entrevista ao Mundo do Marketing,
Tambor, relata que há um compromisso dos novos controladores de manter o plano
de investimento. Entre os planos está a intensificação das ações de Marketing
de Experiência, procurando manter meios de comunicação com o cliente de forma
mais eficiente possível, mesmo que seja um simples test drive. Mesmo com
limitação de verbas por se tratar de um segmento ultra-segmentado. Sendo aprovados para os próximos 10 anos.
Entre as maiores ações da marca está
o Land Rover Experience. Um evento realizado no autódromo de Interlagos já
colocou 750 pessoas ao volante de um carro da marca, procurando manter o
principal valor da marca, que é a aventura, mas que foi incorporando
tecnologia, conforto, sofisticação e performance.
Crescimento Acelerado
A marca também aposta alto no
relacionamento para atrair novos clientes. A meta é levar o consumidor a bordo
de seu Land Rover a momentos agradáveis. Até o fim do ano, a Land Rover terá
35 pontos de venda no Brasil, onde está
há 17 anos, para isso continuará buscando consolidar a imagem no país. A Land Rover investirá até R$ 1 bi
em fábrica no Rio de Janeiro, sendo o
Brasil o 4º país a abrigar uma unidade da montadora britânica. A missão é trabalhar para que os clientes não
deixem de ter o espírito de aventura. A Land Rover não vende apenas automóvel,
vende um estilo de vida
A linha do tempo
1980
● Lançamento do RANGE ROVER com 5 portas.
1983
● Lançamento do RANGE ROVER IN VOGUE, uma versão ainda
mais luxuosa do tradicional modelo.
1987
● O modelo RANGE ROVER é introduzido no mercado americano.
1989
● Lançamento dos modelos LAND ROVER 90 e LAND
ROVER 110, que ganharam motor 200 Tdi, e passaram a ter o nome de DEFENDER em
1994. O modelo Defender evoluiu gradativamente, tornando-se o carro-chefe da
marca em mais de 100 países onde é comercializado.
● Lançamento do modelo DISCOVERY com novo motor 200
Tdi. A sua configuração totalmente nova apresentava muitas características de
design próprias, como uma acentuada verticalidade, um perfil baixo e o teto
desnivelado. E as inovações não se limitaram somente ao design. O novo modelo
apresentou novas tecnologias avançadas, como a tração permanente nas 4 rodas e
o lendário Controle de Descida de Declives (HDC) incluído de série. O modelo já
vendeu mais de 950 mil unidades desde seu lançamento.
1997
● Lançamento da segunda geração do RANGE ROVER. A nova carroçaria
combinava linhas de estilo do modelo original com uma configuração mais
contemporânea, enquanto as alterações mecânicas incluíam novas versões mais
potentes do confiável motor V8.
1998
● Apresentação oficial em setembro no Salão Automóvel de Frankfurt
do FREELANDER, um modelo com um apelo mais jovem. O novo e aclamado
modelo era um conceito novo em veículos 4x4 no mercado de lazer, tendo
monobloco, suspensão independente, controle de tração nas quatro rodas e
controle eletrônico de descida. Em apenas um ano as vendas do modelo mais que duplicaram,
fazendo deste o 4x4 mais vendido no Reino Unido.
1999
● Apresentação oficial da segunda geração do modelo DISCOVERY.
2001
● Anúncio de uma nova linha de modelos Freelander, equipada com um
motor V6, um novo e bastante melhorado motor turbo diesel, uma nova transmissão
automática (CommandShift), que permite ao motorista realizar as trocas
de marchas de forma manual no volante em milésimos de segundo.
2002
● Apresentação da terceira geração do RANGE ROVER, que oferece luxo
e comodidade em exagero para nenhum nobre botar defeito. A denominação Vogue
surgiu em 2006, quando a marca lançou o Range Rover Sport, que, como o nome
sugere, tem apelo esportivo. A versão clássica, então, foi rebatizada
como RANGE ROVER VOGUE . O modelo tem vaga cativa na garagem
do Palácio de Buckingham como um dos carros oficiais de Sua Majestade, que o
utiliza para seus deslocamentos informais.
2004
● Lançamento do DISCOVERY 3, um modelo arrojado que
reformularia de novo a categoria de luxo dos SUV (sigla em inglês para Veículos
Utilitários Esportivos). Com um design extremamente elegante e funcional aliado
a uma irrepreensível tecnologia, é inegavelmente o melhor veículo “off-road” de
sete lugares que o mundo já conheceu. O modelo é conhecido nos Estados Unidos comoLR3.
Foi o primeiro produto da LAND ROVER feito totalmente pela Ford.
● Lançamento em junho de uma ampla linha de bicicletas, composta por
25 modelos, para satisfazer diferentes estilos e tipos de utilização. Todas as
bicicletas são feitas de alumínio e custam entre £200-£900.
2005
● Apresentação do modelo RANGE ROVER SPORT, primeiro
veículo da marca com ênfase para performance on-road. Com um melhor sistema de
suspensão rebaixada e rodas de 18 polegadas, conjugava uma dinâmica esportiva,
com visual mais moderno e arrojado, e os mais elevados níveis de conforto para
o motorista e os passageiros.
● Adoção do motor Jaguar AJ-V8 em substituição ao BMW M62 V8 na
linha Range Rover.
2006
● Lançamento do FREELANDER 2, segunda geração do modelo
FREELANDER e menor veículo da marca. No mercado americano o modelo é conhecido
como LR2. Apenas dois anos depois de seu lançamento, o modelo
atingiu a marca de 100.000 veículos vendidos em todo o mundo.
2009
● Lançamento do DISCOVERY 4 (conhecido também
como LR4), nova versão do tradicional modelo, sendo a perfeita
combinação entre estilo, capacidade, custo e benefício.
2010
● Apresentação do RANGE ROVER EVOQUE, um crossover
resultante do protótipo LRX. Suas linhas demonstram modernidade e
robustez. Largo e aparentemente baixo, o modelo parece um misto de crossover
com um hatchback médio. Os padrões de qualidade característicos da marca
mantém-se, predominando o luxo e a exclusividade, numa carroçaria mais
esportiva do que o habitual. Além disso, o motor 2.0 rende 240 cavalos e a
fabricante inglesa garante que o Evoque mantém as características off-road
típicas dos modelos da marca. O novo modelo será lançado no segundo semestre de
2011.
Considerações Finais
A Land Rover procura
manter o principal valor da marca, que é aventura, prezando pela qualidade e
tecnologia do seu automóvel. Visando sempre o conforto para o
cliente, investindo em inovações para assim ganhar Market share.
Desta forma, pudemos avaliar que
tanto a Saf Holland e Delphi Automotive, empresas do ramo automotivo, que
fornecem eixos para caminhões e compressores de ar condicionado para veículos,
estes prezam pela qualidade de seus produtos, sem se importar com os preços,
oferecendo para os seus clientes o melhor do mercado. Contudo,
Land Rover, Saf Holland e Delphi Automotive, procuram se destacar nos produtos que
oferecem, prezando a satisfação do cliente, sem perder a sua essência.
Referências bibliográfica
História
Land Rover. Disponível em: <http://maistuning.com/marcas/historia-land-rover>
Acesso em: 19 novembro 2013.
História Land Rover. Disponível em: <http://www.landrover.com/br/pt/lr/about-land-rover/heritage/60th-anniversary/> Acesso em: 19 novembro 2013
Land Rover. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/land-rover-aventura-pura.html> Acesso em: 19 novembro 2013
Economia e Negócios. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,land-rover-investira-ate-r-1-bilhao-em-fabrica-no-rio-,1096170,0.htm> Acesso em: 19 novembro 2013
Fonte: Mayara
Mayumi Sukada, Michel
Felipe Vermeulen, Paulo
César Ferrari Junior e Paulo
Henrique Tonello da Silva, graduandos em Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna.
Comentários
Postar um comentário