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Gestão estratégica DANONE

A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas, que rapidamente se revelou um sucesso de vendas no país. O ingresso do iogurte no mercado de alimentos revolucionou os hábitos de consumo dos brasileiros e teve sucesso imediato, tanto pelas características dos produtos - gostosos, saudáveis e nutritivos - como também pela inovação das suas embalagens - os potinhos, no modelo estriado, se transformaram marca registrada da categoria. Apenas nove meses após o lançamento, a produção de iogurtes aumentou de 6 mil para 24 mil potes por hora.
Em poucos anos aumentou sua linha de produtos, lançando novas versões do seu iogurte e inovando com o Petit Suisse Danoninho, o iogurte para beber Dan’Up, a sobremesa láctea cremosa Danette, o iogurte Light Corpus e, seu principal produto atualmente, o Activia, um sucesso que revolucionou a categoria de funcionais no Brasil.
Em dezembro de 2000 a Danone adquiriu a marca Paulista, que está presente no Brasil desde 1933, quando iniciou a sua trajetória de sucesso com a distribuição porta a porta de leite em garrafas de vidro. Esta aquisição fez com que a Danone consolidasse a sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das empresas faz da marca a maior do Brasil, um importante passo na expansão de seus negócios no mercado brasileiro.
Hoje, a empresa opera por meio de sua fábrica localizada em Poços de Caldas (MG). Sua matriz está situada em São Paulo e a empresa possui vários escritórios de vendas e centros de distribuição pelo Brasil, contendo um quadro de aproximadamente 2500 colaboradores.
Há mais de 30 anos no Brasil, a Danone é reconhecida por sua proposta de alimentação: contribuir para o bem-estar de seus consumidores, sempre de uma maneira prazerosa e saudável.

Desenvolvimento
No ano de 2005 a empresa Danone Ltda propôs uma meta muito audaciosa simplesmente dobrar de tamanho, pois a empresa vinha apresentando resultados negativos no Brasil já havia alguns anos, pois concorria no mercado com empresas como Nestlé, Parmalat, Vigor e Itambé, diante da forte concorrência, a Danone não conseguia manter suas margens de lucros pois disputava ponto a ponto a participação de mercado com as outras gigantes desse setor. O fato da Danone ter tomado a decisão de dobrar de tamanho, foi uma estratégia muito arriscada pois brigava ponto a ponto com empresas de amplitude nacional muito grande e qualquer estratégia errada poderia significar uma perda muito grande para a Danone, foi ai que surgiu o DNA Danone, conjunto de características que deve nortear todos os colaboradores da empresa para fazer com que os resultados almejados sejam conquistados, e com que a cada conquista um novo e ainda mais ambicioso desafio seja estabelecido.
Os quatros principais pilares do projeto DNA Danone são Liderança, Inovação, Ambição e Excelência n Execução.
Liderança: É fazer acontecer, nunca se contentando em atingir menos do que as metas.
Inovação: Consiste em procurar pensar diferente para trazer algo novo que gere ainda mais resultados.
Ambição: Significa sempre ir além do que foi estipulado é buscar mais continuamente ter sede de ir ao limite e descobrir que não há limites.
Excelência na Execução: Pretende que qualquer tarefa seja bem feita, na primeira vez e constantemente.
Uma vez estipulado o DNA Danone o desafio da empresa passou a ser levar seus genes para a rotina das áreas cada meta de cada área está ligada a algum gene do DNA. Assim a aplicação dessas características se firmou de uma maneira muito sólida no cotidiano e todos os colaboradores.
Além disso, uma oficina sobre o DNA Danone foi ministrada para todos os colaboradores, o evento possibilitou uma melhor compreensão do que seja o DNA, quais as suas funções e atitudes esperadas quando ele é ativado, a operação de fábrica por exemplo pôde visualizar isto de forma concreta uma pessoa que alcança 100% da produtividade esperada, prima em liderança que significa cumprir 100% das metas. Por fim para reforçar ainda mais a influência do DNA no desempenho da Danone e intensificar o compromisso de cada colaborador com os genes, o RH lançou o Desafio DNA. É a aceleração anual que reconhece e premia os funcionários que se destacam em cada características são aqueles que ativaram seu DNA e mostraram mais resultado.
Dessa forma baseado no DNA Danone e em uma estratégia de mudança da política de preços, no investimento maciço em publicidade para os produtos de maior valor agregado com foco em nutrição e saúde num amplo processo de reestruturação da empresa, crescendo 2% no faturamento sobre o ano anterior.
De lá pra cá só apresentaram crescimento a Danone fechou o ano de 2006 com um crescimento de 26% e segundo dados Nelsen em 2007 a empresa tinha uma participação de mercado de 32,6% contra 21,3% da Nestlé e 8,5% da Batavo, seus principais concorrentes até então.
A Danone possui um plano agressivo de crescimento para o Brasil nos próximos anos a fim de consolidar sua liderança de mercado no país e sua posição no grupo Danone.
O DNA Danone gera benefícios a todos pois os negócios aumentam, compra-se mais dos fornecedores e vende-se mais aos clientes, ou seja o DNA Danone gera benefícios a todos.
Para garantir o sucesso do DNA Danone, o RH foi fundamental para melhor proximidade com as áreas da empresa, a Danone adotou uma estrutura que se concentra em duas áreas principais a área de Business Partner e a área de Planejamento e Inovação.
O modelo Business Partner é responsável pelo atendimento direto de cada departamento e por RH, a área é dividida por três gerentes que atendem as seguintes áreas como “Consumo dos Clientes” (Marketing, Vendas e Supply Chain) “Industrial” (Fábricas e Engenharia)
Pesquisa e Desenvolvimento, qualidade, compras, e áreas de suporte Finanças, RH e TI.
A área de planejamento e inovação tem a função de desenvolver programas e processos, coordenar e sua aplicação e focar na melhoria dos produtos de RH para atender à necessidade corporativa da Danone, essa área é coordenada por um gerente organizacional.
Outra pratica adotada pelo RH que revela total alinhamento com os objetivos estratégicos da organização são os programas de avaliação de desenvolvimento que mantêm o foco constante em resultados, para tanto o RH garante reuniões constantes de feedback, e outro programa é o RDP Revisão de Desenvolvimento e Performance, enquanto a avaliação de performance impacta o bônus a avaliação de competências impacta o desenvolvimento.
Ainda como forma de reconhecimento, foi criado na empresa o Desafio DNA que premia com viagens e com bolsas de estudo os autores dos projetos de destaque do ano em liderança, excelência na execução, inovação e ambição os genes do DNA Danone.
Assim sendo, é nítido o fato de que o modelo de gestão de pessoas da Danone está focado em resultados e em desenvolvimento sendo necessário para que a empresa alcance seus objetivos.

Atualmente o grupo Danone conta com diversas marcas, entre elas Actimel, Activia, Danone Kids, Danette, Danone, Danoninho, Dan’up, Danio, Densia, Corpus, Bonafont, Purafont.

O Grupo Danone é uma empresa multinacional de origem francesa, líder mundial em produtos lácteos frescos, vice-líder em águas, nutrição infantil e hospitalar. Sua missão é levar saúde e nutrição para o maior número de pessoas. Ao longo dos anos, a Danone se transformou em sinônimo de nutrição, saúde, qualidade e inovação.
Presente em mais de 120 países, o grupo conta com aproximadamente 90 mil colaboradores em todo o mundo. É o terceiro maior grupo alimentício da Europa, o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo e o primeiro em países como a França, Espanha e Itália.
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca Danone está avaliada em US$ 4,48 bilhões, ocupando a posição de número 63 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
No Mundo, a Danone possui quatro negócios:
  • Produtos Lácteos frescos com a marca Danone: core do grupo e líder mundial no segmento.
  • Bebidas – águas: vice-líder em águas no mundo. Possui marcas como Evian e Volvic.
  • Nutrição infantil: recentemente a Danone adquiriu a empresa Numico e passou a atuar nos segmentos de saúde e nutrição, alinhada com a sua missão de levar saúde e nutrição para todos os públicos.
  • SUPPORT Advanced Medical Nutrition: é a Divisão Medical Nutrition da Danone. É líder em Nutrição Clínica, com 100 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de produtos nutricionais que complementam o protocolo de tratamento de doenças, visando a melhora de resultados clínicos.

Considerações Finais
A empresa Danone vinha acumulando prejuízos e perda de mercado até o ano de 2005, foi quando a empresa optou por uma estratégia muito ousada de dobrar de valor, com isso ela alterou a sua política interna, e implantou duas estratégias que foram fundamental para motivar seus colaboradores, criou o DNA Danone e o Desafio DNA, com isso a partir do ano de 2005 já obteve lucro de 2% e de lá para cá só vem alavancando seu crescimento e sua participação de mercado, conquistando a liderança desse segmento de lácteos frescos.

Usamos como exemplo para comparação a empresa Jaguar Plásticos que também aposta nos benefícios aos colaboradores, como forma de alavancar os resultados através da motivação, atualmente a empresa conta com benefícios como participação de lucros, convênio academia, bolsas de estudos, plano de saúde e odontológico. Essas e outras políticas fizeram com que a Jaguar Plásticos se tornasse uma das maiores do segmento de Plásticos do Brasil.

Inclusive sendo fornecedor para a empresa Danone desde o ano de 2005.

A pesquisa contribuiu para a equipe no sentido de expandir, o conhecimento a respeito de práticas inovadoras que podem influenciar positivamente no desempenho da empresa promovendo a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Fonte: Christian, graduandos do curso de Administração de Empresa na Faculdade de Jaguariúna.


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