Do alto dos seus 85 anos, a
Kopenhagen permanece referência quando se fala em chocolates finos no Brasil e
por isso comemora junto com seus milhares de clientes os bons momentos que
ajudaram a construir através das décadas. A doce história começou em 1928
quando o casal de imigrantes Anna e David Kopenhagen, recém-chegados da
Letônia, iniciou na cozinha de sua casa a produção do marzipan, um doce europeu
clássico, feito da mistura da amêndoa e açúcar. David saía todas as manhãs com
os doces acomodados em uma maleta de couro. Seu destino eram as ruas São Bento
e Direita, no centro da cidade de São Paulo. O marzipan não só atraia os
imigrantes que por lá circulavam, mas também caiu no gosto dos paulistanos, o
que possibilitou ao casal abrir a primeira loja em 1929. Foi na ladeira Miguel
Couto que o cardápio de guloseimas aumentou. O casal visionário decorava as
vitrines de acordo com as festividades da época e, na Páscoa de 1930, começaram
a produzir ovos de chocolate.
A primeira fábrica foi inaugurada
em 1943, na Rua Joaquim Floriano, no bairro do Itaim Bibi, na zona sul. Com
maior potencial de produção foi possível ampliar as opções de doces e a
quantidade de lojas. Porém, no ano de 1996 a família Moraes, hoje Grupo CRM
adquiriu a marca e continuou fazendo história. Até hoje clássicos como Nhá
Benta, Língua de Gato, Chumbinho, Lajotinha, Bala Leite, Cherry Brandy marcam
com sabores, sensações e emoções a história de muitas pessoas das mais
diferentes gerações.
Quem tem tradição não precisa ser
tradicional. E a Kopenhagen vem provando isso em cada movimento, demonstrando
ser a escolha certa na hora de presentear ou se permitir momentos de
indulgência. A grife busca a contemporaneidade desafiando seus próprios
Clássicos e assim renova sua base de clientes, criando uma nova geração de
consumidores que conheceram os produtos pelas mãos dos pais. As extensões de
linha de Lajotinha, Língua de Gato e Nhá Benta foram um enorme sucesso. O
resgate do valor de seus Clássicos revisita e fortalece o desejo pela marca.
Para incorporar um valor ainda
maior nos produtos, toda a comunicação visual das embalagens foi uniformizada
lançando mão de soluções gráficas como verniz e hot stamping, além de criar uma
paleta de cores e um pattern, recurso que só as mais sofisticadas grifes
utilizam.
Visão
Ser um grupo competitivo que atue
de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de
produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e
propostas únicas.
Missão
A Kopenhagen, tradicional grife de
chocolates finos, tem como missão: fabricar produtos de altíssima qualidade,
preservando seu sabor com sofisticação e originalidade. Preocupada em
proporcionar felicidade através de seus chocolates, está sempre atenta às
mudanças do mercado para inovar e ir ao encontro às preferências de seus
consumidores, oferecendo as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor
produto para consumir e presentear. Trabalhando com prazer e emoção, a
Kopenhagen procura atender com excelência o interesse do investidor, a
motivação do colaborador e a satisfação do consumidor.
Valores
Lideranças
Interativas, Trabalho em Equipe, Proatividade, Qualidade ,Ética e Respeito
Metas
Disseminando a visão, realizando a missão e trabalhando
os valores, com todos os seus colaboradores, parceiros, clientes e consumidores
que fortalecerão a posição, da melhor empresa brasileira de chocolates finos.
Desenvolvimento
A Kopenhagen é a única empresa no segmento de chocolates finos
no Brasil. O público
alvo as classes da Kopenhagen são as classes A e B, que buscam produtos de alta qualidade para dar de presente, ou para consumo
próprio. E seus
concorrentes não são diretamente ligados ao chocolate e sim as lojas de
presentes em geral.
A inspiração da Kopenhagen, além do
universo do chocolate, também vem do mundo da moda que tem ícones como Louis
Vuitton e Chanel.
Atualmente a Kopenhagen está
presente em mais de 90 cidades, 25 estados, além
do Distrito Federal. E com uma rede de 250 lojas no país e faturou 154
milhões de reais no ano passado, um crescimento de 285% em relação aos números
de uma década atrás. E esta presente no mercado internacional, através
da exportação de produtos para os Estados Unidos e México. São mais de 10
milhões clientes atendidos todos os anos. Mais de 300 itens diferentes em sua
linha de produto. Aproximadamente 70% do faturamento da empresa estão
concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro. Os grandes
icones da marca são: Nhá Benta (tem 63
anos de mercado), bombons Cherry Brandy, Língua de Gato, Chumbinho e Lajotinha.
E seus Principais produtos são os
Chocolates e derivados, doces e cafés.
A Kopenhagen faz parte do Grupo CRM, proprietário
também das marcas Brasil Cacau e Dan Top. Para dar conta da produção dos novos
itens, o CRM construiu uma fábrica, inaugurada em 2010, em Extrema (MG). Transferindo
a fábrica que tinha no município de Barueri, em
São Paulo. O Grupo, conseguiu em Minas um incentivo que reduz em 75% o ICMS
devido. Nos 33.000 metros quadrados de planta, são
confeccionados produtos das três marcas da holding. O complexo tem capacidade para produzir 3,5 mil toneladas
de chocolates por ano. O investimento feito pelo grupo foi de R$ 100 milhões.
Antes, a produção do grupo era de 2,5 mil toneladas por ano. É considera uma das mais
modernas empresas da América Latina.
Para manter
as mesmas características dos produtos nos novos maquinários, parte dos colaboradores da
empresa, alguns com mais de 20 anos de casa, acompanharam as mudanças junto com
os 850 novos colaboradores diretos alocados na fábrica de Extrema. Em épocas
fortes para o setor, como Páscoa e Natal, o grupo espera contar com mais 300
funcionários temporários. Os
colaboradores contratados recebem um treinamento especial sobre o manuseio dos
produtos, perfil e cultura da empresa. A
produção é muito grande, mas muitas coisas ainda são feitas artesanalmente,
gerando assim esse grande número de empregos.
Em 1999 foi criada a Kop
to Company, desenvolvida com o objetivo de preparar brindes
personalizados para empresas. Hoje ela atinge 20% dos negócios.
E em 2003 a
Kopenhagen foi a primeira fabricante nacional de chocolates presente nas lojas
Duty Free e uma das primeiras a ganhar as prateleiras das lojas de departamento
americanas.
Com a chegada de Renata Moraes,
filha do proprietário, a vice-presidencia nos últimos 9 anos a empresa, esta a
frente da área de Inovações. Com varios planos de melhorias, em 2005 a empresa
abriu 24 novos pontos de venda. Houve a criação do Passaporte da Turminha,
visando os consumidores mirins, que poderiam colecionar selos e trocá-los por
presentes. A proposta era fidelizar uma essa nova geração de consumidores.
Renata também comandou o lançamento da loja virtual em 2007.
A empresa busca inspiração
em cada movimento, seja de arte, de consumo, de moda, para mostrar aos seus
clientes o que existe de melhor e mais gostoso, seja em forma, em sabores e
harmonizações. A empresa desembolsa aproximadamente R$ 1.5 milhões em pesquisa
e desenvolvimento (P&D) de produtos anualmente.
A Kopenhagen
lança produtos para atender praticamente todos os segmentos, sempre buscam
novos públicos e investem pessado em comunicação para manter a marca jovem. Com
o diferencial em suas lojas, ambiente aconchegante e sofisticado, que faz os
clientes que vão visitar sentir vontade se experimentar os produtos, com tantas
diversidades e com os cafés nas lojas, o faturamento da empresa quadruplicou.
Kopenhagen e Diletto criaram
quatro novos sabores de picolé e apostam alto no verão. Nesta parceria de
co-branding, a Diletto será responsável pela fabricação e distribuição dos
picolés, enquanto a Kopenhagen fará a comercialização, com exclusividade em sua
rede de lojas. Os novos produtos custam R$ 9. A escolha da Diletto como
parceira foi estratégica porque a marca italiana é uma das únicas que atua
nacionalmente no segmento de sorvetes gourmet, oferecendo produtos de alta
qualidade, o que está alinhado com o posicionamento de marca da própria
Kopenhagen.
Kopenhagen
e Dado Bier lançam cerveja artesanal de chocolate. A Dado Bier Double Chocolate
Stout é produzida com chocolate 70% cacau elaborado com exclusividade
pela Kopenhagen. A bebida possui teor alcoólico de 10,5% e sua composição
é de aveia, cevada torrada e malte tipo chocolate que formam um produto único:
coloração preto sólido sem translucidez, espuma bege escura de média formação e
baixa duração, corpo denso, amargor médio e final seco. Seu processo de
produção dura em torno de três meses. Os cervejeiros ensinam que a bebida deve
ser apreciada na temperatura de 10º C, não abaixo, e pode ser harmonizada com
queijos, carnes e sobremesas de chocolates.
A Kopenhagen criou parcerias
com marcas que dividem o mesmo universo de luxo e requinte, assim para manter
um bom relacionamento com clientes e consumidores a Kopenhagen criou o KOP
CLUB, que é um programa de relacionamento com o cliente. Assim, quem é do Kop
Club também terá vantagens exclusivas nas lojas das parceiras. Marcas
como Mini Cooper, Montblanc, Amarula, Rockstter e Unique são
exemplos das parcerias que a empresa de chocolates firmou para proporcionar aos
seus clientes fiéis uma nova experiência.
A empresa tem como cultura o
marketing, ela trabalha da melhor
maneira possivel com os 4PS: fazem produto de qualidade diferenciada, tem bons
pontos de venda, oferecem o preço justo e a própria comunicação que leva o
consumidor a conhecer o produto. Quando ocorrem lançamentos de novos produtos o
gourmet e o departamento de marketing, conferem as principais tendências do
setor no mundo. Assim chegaram ao mercado, a linha infantil Kopenhagen da
Turminha e os bombons à base de frutas.
Nos últimos
anos a Kopenhagen vem realizando pesquisas para identificar novos públicos
consumidores e desenvolvendo produtos inovadores para eles. “Não abrimos mão do
nosso público e da nossa qualidade, mas estamos trabalhando para criar novas
demandas, que vem da classe C.
Com o
público identificado e o produto planejado, entra em ação a comunicação na
fábrica que produz mais de duas mil toneladas de chocolate por ano. Foi assim
com o sucesso da Nhá Benta de maracujá e com os bombons Mania que tiveram a
cantora Ivete Sangalo como garota-propaganda. “A melhor maneira de comunicar a
nossa marca ao nosso consumidor é através de campanhas e de fortalecer a marca
através de lançamento de novos produtos”, ensina Fernando Cunha.
A Kopenhagen
utiliza como parâmetro padrões internacionais de fabricação, para provar seu
diferencial, porque as demais lojas de doces no mercado não faz uso desses
parâmetros internacionais; ela é conciderada grife de chocolates. A Kopenhagem
não utiliza gordura vegetal hidrogenada no chocolate puro. O seu chocolate tem
uma quantidade minina de gordura trans em relação aos demais disponíveis no
mercado. Fazendo com quem prova o chocolate perceba essa diferença, que é muito
apreciada pelos consumidores.
No fim de
2007 a Kopenhagen iniciou um projeto-piloto, em uma loja ampliada, com
sobremesas, bebidas e pratos finos. Com investimento de R$ 500 mil. A Loja esta
instalada no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (São Paulo), a KOPENHAGEN GOURMET STATION. A
empresa, utiliza essa loja para testar novos lançamentos e ver se a marca esta
caindo no gosto de de novos publicos. O principal objetivo da loja é fazer com
que o cliente que visita o loja sinta que esta em outro ambiente, não em um
shopping. Assim aproveitando o que a loja pode proporcionar de melhor.
Em setembro de
2013 a Kopenhagen abre loja conceito na ‘5ª Avenida’ de São Paulo, foi nesta
rua que funcionou a primeira fábrica nos anos 40. Quem for à loja conceito encontrará produtos exclusivos do
local. Doces como o Frutas Paradise, de marzipã, o Chocolate Oscar Freire, com
Chumbinho e Língua de Gato, e os macarons com Nhá Benta poderão ser
degustados somente na flaghship.
Outra novidade é a linha Gifts
de luxo, para quando o consumidor quiser adquirir o doce juntamente com um
baleiro, por exemplo. Ao todo são 24 itens de decoração, entre baleiros, vasos,
taças e outros acessórios. A grife de chocolates finos tenta há quatro
anos realizar esse projeto, que chega ao público com grandes chamarizes: preços
acessíveis, produtos exclusivos e um telão gigante em que o cliente pode
escrever uma mensagem.
Considerações finais
A empresa está a tempo suficiente no mercado para
provar que tem qualidade nos produtos que faz. Estes produtos não são baratos
devido o foco ser as classes A e B, mas este fato nunca foi motivo de perda de
vendas. Este é um indicador que para ter sucesso e se manter no mercado é
preciso ter meta e objetivo fidelizaando os clientes, como a pratica da
Kopenhagen em criar o Kop Club.
A Kopenhagen sabe como atingir seus consumidores, e
seus concorrentes não são as marcas de chocolate, mas sim relojoarias,
perfumarias, pois seus produtos são itens para presentear, e tem como vantagem
o ambiente que oferece ao consumidor aconchego e luxo, assim o consumidor fica
mais no local e consome mais, essa é uma estratégia muito boa para promover os
produtos e vender.
Muitas praticadas da Kopenhagen não se aplicam na
empresa onde uma integrante do grupo trabalha, a JBS unidade Jaguariúna, porque
a Kopenhagem é produtora de itens de luxo, enquanto a JBS produz alimento
necessário num cardápio para classe inferior ao atingida pelos produtos
Kopenhagen, sendo salsicha, linguiça e mortadela.
Tomando como modelo a Kopenhagen, a JBS poderia
alcançar mais o publico infantil, com produtos mais voltados a eles, com formas
diferentes, embalagens mais atraentes, porque a maioria das crianças estam
presentes nos supermercados fazendo a cabeça dos pais para comprarem o que
querem.
Continuando com as praticas da Kopenhagen, acho
interessante a questão da loja para melhorar a imagem do produto e lança-lo no
mercado, para isso é necessário pensar em atingir classes sociais mais altas e
fabricar produtos mais refinados, não apenas o básico, o que exige
investimento, mas traz retorno.
A JBS, se tratando da unidade de Jaguariuna, poderiam
adotar uma espécie de selo Premium e melhorar a embalagem no geral, aparentando
mais cuidado ao se produzir o alimento, pois o forte da Kopenhagen está no
atrativo da embalagem, o cuidado com que se tem na apresentação do produto ao
publico, quem é presenteado com produtos Kopenhagen se sente importante, pois é
de tamanha delicadeza suas embalagens. E pensamos que o produto JBS seria
escolhido em mais vezes com este atrativo, principalmente para um almoço
especial com a família, um churrasco com amigos importantes, jantar de final de
ano, onde se requer um produto de melhor aparência, o que também não custaria
tanto em valor, pois não vai alterar a essência/receita do produto, apenas
embalagem..
A Kopenhagen mostra que a inovação é a palavra chave
no mundo dos negócios, e por isso está sempre inovando seu portfolio, desta
forma a marca não envelhece.
Referências bibliográficas
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<http://br.mulher.yahoo.com/blogs/prateleira/kopenhagen-abre-loja-conceito-na-5-avenida-s%C3%A3o-184156172.html?page=all> . Acesso em:
14 nov. 2013.
Fonte: Iara Menegão, Mariana Morangueira dos Santos, Marisa Manzato e Matheus Giraldi Artuzo, graduandos em Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna.
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