O Twitter é uma rede social que permite aos
usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até
140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por
softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são
exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores
que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por
meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa
especializado para
gerenciamento.
A Criação do Twitter
Foi criado em 2006 por Jack
Dorsey (@jack) e no fim de 2008 mais de 5 milhões de usuários faziam parte do
Twitter. No Brasil a febre começou em
2009 e hoje já é uma realidade. Em pouco tempo o Twitter
caiu nas graças de anônimos e famosos que aproveitaram para entrar no ritmo das
mensagens de 140 caracteres. Muitos divulgam eventos, shows, links interessantes
e até brigas estão acontecendo!
Desde sua criação, o
Twitter ganhou extensa notoriedade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes
é descrito como o "SMS da Internet". Um estudo de Harvard
concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo. Apesar de ainda não ter
encontrado um modelo de negócios lucrativo, a ferramenta dispara em
popularidade. O crescimento explosivo do
número de usuários do Twitter atraiu a atenção de empresas que buscam
aproveitar o serviço para ampliar sua área de atuação. Dos cem microblogs
brasileiros mais seguidos, um quarto deles é de empresas, sites ou veículos de
comunicação. "As empresas já enxergaram no Twitter uma excelente forma de
se relacionar com o seu consumidor potencial", analisa Alexandre Campos
Silva, gerente de consultoria do IDC. A grande vantagem do Twitter é permitir
que a empresa se comunique com o seu cliente quase sem custo.
Valorização da Marca
Ações sobem 73% e Twitter vale agora US$ 25 bilhões. O Twitter surpreendeu o mercado na sua estreia na Bolsa de Valores de
Nova York. Nesta quinta-feira [7/11], as ações que haviam sido fixadas
para a oferta pública inicial (IPO) em US$ 26, abriram as negociações às 13h50
(horário de Brasília) valendo US$ 45,10. Ao longo do dia, os papéis alcançaram
pico de US$ 50,09, com valorização de 92%, mas recuaram e fecharam cotados a
US$ 44,90, alta de 72,7%. Segundo dados da Bloomberg, a empresa de troca de mensagens
em 140 caracteres vale agora US$ 25 bilhões. Na noite de quarta-feira
(6/11), a empresa arrecadou US$ 1,8 bilhão com a venda de 70 milhões de ações a
US$ 26 cada. Em comparação, o Facebook levantou US$ 16 bilhões em sua oferta
pública inicial, em maio de 2012.
De acordo com analistas
ouvidos pela Reuters, as ações do Twitter devem enfrentar volatilidade neste
primeiro dia, mas o valor alcançado na estreia acima das expectativas está
encorajando as negociações. Os papéis chegaram a US$ 50, alta de 92%, mas recuaram
e operam no patamar de US$ 48. A empresa com 218,3 milhões
de usuários espalhados pelo mundo ainda opera no vermelho. De acordo com o
balanço da companhia, em 2012 a receita total foi de US$ 317 milhões, mas com
prejuízo líquido de US$ 79,4 milhões. Nos primeiros nove meses deste ano, o
faturamento cresceu para US$ 422 milhões, mas as perdas também aumentaram, para
US$ 134 milhões.
Estimativas
de Usuários
A estimativa do número de usuários é
baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de
contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang
estimou que o Twitter possuía entre 4 a 5 milhões de usuários. Já em maio de 2009, outro estudo
analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários
produzem 90% do conteúdo. Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o
Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace). Posteriormente, em 14 de Setembro de 2010, o Twitter divulgou
em seu próprio site o número total de usuários registrados: 175 milhões.
Considerações finais
Twitter x Takeda Pharma Ltda
São poucas as relação entre as empresas
analisadas, já que o Twitter é uma rede social e a Takeda Pharma é um
laboratório que fornece medicamentos de diferentes linhas terapêuticas ao redor
do mundo. Diferentemente do Twitter que tem suas
ações na bolsa de valores a Takeda Pharma é uma empresa de capital fechado. O Twitter ainda não encontrou um modelo de
negócios lucrativo, apesar da ferramenta disparar em popularidade, já o mercado
farmacêutico não sabe o que é crise na indústria e, apesar da alta do dólar e seu
impacto no preço da matéria-prima, não tem dúvidas que 2013 também vai fechar
em alta.
Prof. Romilson, valeu, obrigado pela publicação.
ResponderExcluir