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Gestão estratégica Twitter

O que é o Twitter?
O Twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa
especializado para gerenciamento.

  A Criação do Twitter

Foi criado em 2006 por Jack Dorsey (@jack) e no fim de 2008 mais de 5 milhões de usuários faziam parte do Twitter. No Brasil a febre começou em 2009 e hoje já é uma realidade. Em pouco tempo o Twitter caiu nas graças de anônimos e famosos que aproveitaram para entrar no ritmo das mensagens de 140 caracteres. Muitos divulgam eventos, shows, links interessantes e até brigas estão acontecendo!
Desde sua criação, o Twitter ganhou extensa notoriedade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é descrito como o "SMS da Internet". Um estudo de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo. Apesar de ainda não ter encontrado um modelo de negócios lucrativo, a ferramenta dispara em popularidade. O crescimento explosivo do número de usuários do Twitter atraiu a atenção de empresas que buscam aproveitar o serviço para ampliar sua área de atuação. Dos cem microblogs brasileiros mais seguidos, um quarto deles é de empresas, sites ou veículos de comunicação. "As empresas já enxergaram no Twitter uma excelente forma de se relacionar com o seu consumidor potencial", analisa Alexandre Campos Silva, gerente de consultoria do IDC. A grande vantagem do Twitter é permitir que a empresa se comunique com o seu cliente quase sem custo.

Valorização da Marca
Ações sobem 73% e Twitter vale agora US$ 25 bilhões. O Twitter surpreendeu o mercado na sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York. Nesta quinta-feira [7/11], as ações que haviam sido fixadas para a oferta pública inicial (IPO) em US$ 26, abriram as negociações às 13h50 (horário de Brasília) valendo US$ 45,10. Ao longo do dia, os papéis alcançaram pico de US$ 50,09, com valorização de 92%, mas recuaram e fecharam cotados a US$ 44,90, alta de 72,7%. Segundo dados da Bloomberg, a empresa de troca de mensagens em 140 caracteres vale agora US$ 25 bilhõesNa noite de quarta-feira (6/11), a empresa arrecadou US$ 1,8 bilhão com a venda de 70 milhões de ações a US$ 26 cada. Em comparação, o Facebook levantou US$ 16 bilhões em sua oferta pública inicial, em maio de 2012.
De acordo com analistas ouvidos pela Reuters, as ações do Twitter devem enfrentar volatilidade neste primeiro dia, mas o valor alcançado na estreia acima das expectativas está encorajando as negociações. Os papéis chegaram a US$ 50, alta de 92%, mas recuaram e operam no patamar de US$ 48. A empresa com 218,3 milhões de usuários espalhados pelo mundo ainda opera no vermelho. De acordo com o balanço da companhia, em 2012 a receita total foi de US$ 317 milhões, mas com prejuízo líquido de US$ 79,4 milhões. Nos primeiros nove meses deste ano, o faturamento cresceu para US$ 422 milhões, mas as perdas também aumentaram, para US$ 134 milhões.

Estimativas de Usuários
A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuía entre 4 a 5 milhões de usuários. Já em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo. Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com" elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais usada (Facebook em primeiro lugar, seguido do MySpace). Posteriormente, em 14 de Setembro de 2010, o Twitter divulgou em seu próprio site o número total de usuários registrados: 175 milhões.

Considerações finais
Twitter x Takeda Pharma Ltda
São poucas as relação entre as empresas analisadas, já que o Twitter é uma rede social e a Takeda Pharma é um laboratório que fornece medicamentos de diferentes linhas terapêuticas ao redor do mundo. Diferentemente do Twitter que tem suas ações na bolsa de valores a Takeda Pharma é uma empresa de capital fechado. O Twitter ainda não encontrou um modelo de negócios lucrativo, apesar da ferramenta disparar em popularidade, já o mercado farmacêutico não sabe o que é crise na indústria e, apesar da alta do dólar e seu impacto no preço da matéria-prima, não tem dúvidas que 2013 também vai fechar em alta.

Fonte: André Fernandez Silva, Francieli Pereira da Silva e Ricardo José da Silva, graduandos do curso de Logística da Faculdade de Jaguariúna.  





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