O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São
Paulo, é a maior rede de fast food
genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a
estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com
alta qualidade, conhecido como “low fare,
low cost”. Com isso é proprietário de centrais de manipulação e
distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país (HABIB’S, 2016).
O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O
Grupo é formado pelo Habib's (fast-food
árabe), Ragazzo (fast-food italiano),
Voxline (contact center), Promilat
(laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread
(padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a
cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo.
Análise SWOT
Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes
internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos do Habib’s
Forças: Referem-se às vantagens interna que o
Habib’s possui em relação aos concorrentes, entre elas estão: o preço abaixo da
média da concorrência, a qualidade, esforço, promoções atrativas, diversificação
de produtos, investimento em tecnologia, programa de treinamento interno, empregos
diretos, motivação e reconhecimento do trabalho da Equipe, com planos de cargos
e salários, fidelização dos clientes com sistema de atendimento pessoal para
reclamações, incentivo a programas sociais, produção própria e verticalizada.
Fraquezas: Referem-se as desvantagens interna que o Habib’s possui em relação
aos concorrentes, entre elas estão: dificuldade de centralizar o foco no cliente
pelo grande número de clientes, resistência dos responsáveis pelas finanças da
rede, no que diz respeito aos preços baixos, defendidos por Saraiva, crises de governo
que afetem o setor de alimentação
Oportunidades:
Referem-se aos aspectos positivos do ambiente externo, com
potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. As oportunidades
são: aumentar
a rede com mais franquias, lançamento de novos produtos, possibilidade de
expansão para outros países, inovação nos serviços e lançamento de novos
produtos, marketing mais intenso.
Ameaças: Referem-se
aos aspectos negativos do ambiente externo, com potencial de comprometer a
vantagem competitiva da empresa, o Habib’s possui as ameaças: busca de novos
mercados em outros países, fazendo com que a distância se torne um risco para a
consolidação da marca; competitividade com outras empresas de mesmo ramo,
criando a necessidade de uma administração moderna como o Benchmarking; inovação
dos produtos; concorrentes multinacionais; a empresa é a imagem do dono, o que
acontecerá na falta dele?
Missão, visão e valores
A empresa tem como
missão servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção,
aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo. É o que guia a
empresa em todas as suas atividades é o que a organização se propõe a fazer.
Já a visão da
organização é: ser uma marca visionária ao combinar lucratividade com a
autêntica vocação de servir as pessoas, oferecendo-lhes o máximo das vantagens
funcionais e emocionais aos menores preços possíveis. A visão demonstra os
objetivos da empresa, o que a empresa busca.
Acessibilidade,
qualidade, empreendedor, ousadia, inovação, dignidade, perseverança,
hospitalidade. São os valores da empresa que representam os princípios éticos
que norteiam todas as suas ações (HABIB’S, 2016).
Gestão estratégica
A principal estratégia do Habib’s é o baixo preço e alta qualidade conhecido
como “low fare, low cost”; Segundo
Favorito (2015) neste modelo as empresas oferecem serviços ou produtos com baixo
custo para o consumidor, visando uma estratégia de que necessita enxugar ao
máximo os custos de investimento no serviço e produto. As empresas
classificadas assim, em sua maioria, padronizam todos seus serviços e produtos
de uma forma que não afete a qualidade do mesmo. No Habib’s a empresa padroniza
seus produtos e sua produção em uma escala para que os mesmos sejam feitos da
mesma forma em todas as lojas de sua rede assim ela padroniza o treinamento e equipamento
consequentemente a manutenção. Enxugando assim ao máximo todo o custo da
empresa, dessa forma obtém-se um produto padrão de ótima qualidade e ótimo
preço.
A rede começo a crescer devido à
melhorias como: atendimento 24 horas, expansão através de Franchising,
parcerias (Coca Cola), 28 minutos (Delivery em 28 minutos, onde o cliente
não paga se a entrega passar do tempo prometido), preços acessíveis, criação do
Bib’s Dia Genial, onde toda a renda obtida nas esfihas é destinada à organizações
sociais, entre outros (LIMA, 2013).
O Habib’s verticalizou sua cadeia
produtiva para manter os preços baixos, mais de 90% dos insumos usados para a
produção vêm das empresas do grupo. Alberto Saraiva, é totalmente contra a terceirização.
O
Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo
Habib's (fast-food árabe), Ragazzo (fast-food italiano), Voxline (contact center), Promilat (laticínios),
Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada
empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que
desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. O Ragazzo é
responsável pelo preparo da comida italiana, a Voxline foi criada para atender
o Delivery 28 minutos e o CRC? “Alô Tia Eda”, que oferecem o suporte às
lojas. A Promilat é responsável pela
produção de laticínios e a Ice Lips/Porto Fino produz o sorvete que é vendido
tanto nas lojas quanto em supermercados. A Arabian Bread produz a maior parte dos
produtos disponíveis nas lojas, sendo a responsável pela produção mensal de 1,5
milhões de pães, entre eles o pão sírio e de hambúrguer, além de massas e
discos de pizzas. A empresa ainda fabrica doces árabes e o famoso Pastel de
Belém (CVCS, s.d.).
O sucesso da marca também se
refere à capacidade de lançar novos produtos, de desenvolver práticas
diferenciadas e da propagação da rede em três modelos de negócio: o Tradicional,
o Fast e o 28 Minutos. Estes modelos de negócio surgiram a partir da
necessidade de atender os diferentes tipos de clientes, tanto na preferência
quanto no poder aquisitivo (LIMA, 2013).
Enquanto que a estratégia de marketing
se deu através do anúncio dos preços nas propagandas, etc, a política de preço
baixo é o carro chefe. Os kits infantis presentes nos lanches fazem parte da
estratégia de associação de determinados personagens com o cardápio destinado
às crianças e à sua interação com os brindes. Outra inovação foi o marketing esportivo
através de parcerias com o São Paulo Futebol clube e com a Federação Paulista
de Futebol. Com a parceria, o Habib’s organizou uma campanha promovendo a paz
nos estádios; uma real economia no bolso do torcedor; e ainda destina 30% da
sua arrecadação a instituições de caridade (LIMA, 2013).
O Habib’s possui um atendimento
diferenciado, onde é recepcionado por um funcionário e levado até uma mesa. É
uma estratégia de proximidade com os clientes, com isso a rede busca ser
associada à rapidez; ambiente higienizado e arejado; forte comunicação visual;
decoração marcante; alimentos saborosos, com qualidade e feitos no momento do
pedido; preços baixos e boas promoções (LIMA, 2013).
Para o fundador um bom
atendimento é fator crucial de sucesso, por isso ele mantém um sistema de
informação de satisfação, o “Alô Tia Eda”, que tem por finalidade escutar
reclamações, sugestões e elogios dos clientes (LIMA, 2013).
Considerações finais
Através da análise SWOT
percebe-se o quanto a rede ainda pode crescer e se desenvolver mais, ganhando
mais franqueados e consequentemente mais clientes. Ele possui uma gestão
estratégica muito eficiente, quando observamos a posição no mercado, o cuidado
desde os colaboradores até os clientes e as ações sociais. Isso se deve a verticalização
da produção e a constante busca da qualidade com preço baixo.
O grupo Habib's é um ótimo case de sucesso de um empreendedor
brasileiro. No decorrer do trabalho descobrimos três principais estratégias que
foram, e são determinantes para o sucesso do grupo, que são: verticalização,
alta qualidade aliada ao baixo custo e foco na satisfação final do cliente
através de bom atendimento.
Mais do que vender, o Habib’s preza pela satisfação do cliente, se
mostra nos investimentos que foram feitos em tecnologia para avaliar e manter
um canal de comunicação, isso fortalece o relacionamento e promove a
fidelização.
Referências
CVCS. Estudo de caso: Estratégia da cadeia de
suprimentos do Habib’s. Disponível em<https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_POS/2011/gcs/un_III/caso.pdf> Acesso em 20 mai. 2016.
FAVORITO, F. Low fare, low cost na aviação brasileira.
Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/low-fare-low-cost-na-aviacao-brasileira/86499/> Acesso em 20 mai. 2016.
LIMA, R.C. Gestão estratégica Habib’s. Disponível
em < http://romilsongestor.blogspot.com.br/2013/12/gestao-estrategica-habibs.html> Acesso em 20 mai. 2016.
AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:
- Ana Karen Mendes
- Douglas Toshio Cajiwara
- Edinelson Oliveira
- Elisangela Ramos
- Fabiana Gonçalves
- Helio Hitoshi Cajiwara
- Jefferson Carvalho
- Thiago Ferreira
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