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O Modelo de Gestão Habib's Fast Food


O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost”. Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país (HABIB’S, 2016). 
O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's (fast-food árabe), Ragazzo (fast-food italiano), Voxline (contact center), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo.

Análise SWOT
Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos do Habib’s
Forças: Referem-se às vantagens interna que o Habib’s possui em relação aos concorrentes, entre elas estão: o preço abaixo da média da concorrência, a qualidade, esforço, promoções atrativas, diversificação de produtos, investimento em tecnologia, programa de treinamento interno, empregos diretos, motivação e reconhecimento do trabalho da Equipe, com planos de cargos e salários, fidelização dos clientes com sistema de atendimento pessoal para reclamações, incentivo a programas sociais, produção própria e verticalizada.
Fraquezas: Referem-se as desvantagens interna que o Habib’s possui em relação aos concorrentes, entre elas estão: dificuldade de centralizar o foco no cliente pelo grande número de clientes, resistência dos responsáveis pelas finanças da rede, no que diz respeito aos preços baixos, defendidos por Saraiva, crises de governo que afetem o setor de alimentação
Oportunidades: Referem-se aos aspectos positivos do ambiente externo, com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. As oportunidades são: aumentar a rede com mais franquias, lançamento de novos produtos, possibilidade de expansão para outros países, inovação nos serviços e lançamento de novos produtos, marketing mais intenso.
Ameaças: Referem-se aos aspectos negativos do ambiente externo, com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa, o Habib’s possui as ameaças: busca de novos mercados em outros países, fazendo com que a distância se torne um risco para a consolidação da marca; competitividade com outras empresas de mesmo ramo, criando a necessidade de uma administração moderna como o Benchmarking; inovação dos produtos; concorrentes multinacionais; a empresa é a imagem do dono, o que acontecerá na falta dele?

Missão, visão e valores
A empresa tem como missão servir bons produtos, da maneira mais rápida, sempre com muita atenção, aos menores preços possíveis, em um ambiente agradável e limpo. É o que guia a empresa em todas as suas atividades é o que a organização se propõe a fazer.
Já a visão da organização é: ser uma marca visionária ao combinar lucratividade com a autêntica vocação de servir as pessoas, oferecendo-lhes o máximo das vantagens funcionais e emocionais aos menores preços possíveis. A visão demonstra os objetivos da empresa, o que a empresa busca.
Acessibilidade, qualidade, empreendedor, ousadia, inovação, dignidade, perseverança, hospitalidade. São os valores da empresa que representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações (HABIB’S, 2016).

Gestão estratégica
A principal estratégia do Habib’s é o baixo preço e alta qualidade conhecido como “low fare, low cost”; Segundo Favorito (2015) neste modelo as empresas oferecem serviços ou produtos com baixo custo para o consumidor, visando uma estratégia de que necessita enxugar ao máximo os custos de investimento no serviço e produto. As empresas classificadas assim, em sua maioria, padronizam todos seus serviços e produtos de uma forma que não afete a qualidade do mesmo. No Habib’s a empresa padroniza seus produtos e sua produção em uma escala para que os mesmos sejam feitos da mesma forma em todas as lojas de sua rede assim ela padroniza o treinamento e equipamento consequentemente a manutenção. Enxugando assim ao máximo todo o custo da empresa, dessa forma obtém-se um produto padrão de ótima qualidade e ótimo preço.
A rede começo a crescer devido à melhorias como: atendimento 24 horas, expansão através de Franchising, parcerias (Coca Cola), 28 minutos (Delivery em  28 minutos, onde o cliente não paga se a entrega passar do tempo prometido), preços acessíveis, criação do Bib’s Dia Genial, onde toda a renda obtida nas esfihas é destinada à organizações sociais, entre outros (LIMA, 2013).
O Habib’s verticalizou sua cadeia produtiva para manter os preços baixos, mais de 90% dos insumos usados para a produção vêm das empresas do grupo. Alberto Saraiva, é totalmente contra a terceirização. O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's (fast-food árabe), Ragazzo (fast-food italiano), Voxline (contact center), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. O Ragazzo é responsável pelo preparo da comida italiana, a Voxline foi criada para atender o Delivery 28 minutos e o CRC? “Alô Tia Eda”, que oferecem o suporte às lojas.  A Promilat é responsável pela produção de laticínios e a Ice Lips/Porto Fino produz o sorvete que é vendido tanto nas lojas quanto em supermercados. A Arabian Bread produz a maior parte dos produtos disponíveis nas lojas, sendo a responsável pela produção mensal de 1,5 milhões de pães, entre eles o pão sírio e de hambúrguer, além de massas e discos de pizzas. A empresa ainda fabrica doces árabes e o famoso Pastel de Belém (CVCS, s.d.).
O sucesso da marca também se refere à capacidade de lançar novos produtos, de desenvolver práticas diferenciadas e da propagação da rede em três modelos de negócio: o Tradicio­nal, o Fast e o 28 Minutos.  Estes modelos de negócio surgiram a partir da necessidade de atender os diferentes tipos de clientes, tanto na preferência quanto no poder aquisitivo (LIMA, 2013).
Enquanto que a estratégia de marketing se deu através do anúncio dos preços nas propagandas, etc, a política de preço baixo é o carro chefe. Os kits infantis presentes nos lanches fazem parte da estratégia de associação de determinados personagens com o cardápio destinado às crianças e à sua interação com os brindes. Outra inovação foi o marketing esportivo através de parcerias com o São Paulo Futebol clube e com a Federação Paulista de Futebol. Com a parceria, o Habib’s organizou uma campanha promovendo a paz nos estádios; uma real economia no bolso do torcedor; e ainda destina 30% da sua arrecadação a instituições de caridade (LIMA, 2013).
O Habib’s possui um atendimento diferenciado, onde é recepcionado por um funcionário e levado até uma mesa. É uma estratégia de proximidade com os clientes, com isso a rede busca ser associada à rapidez; ambiente higienizado e arejado; forte comunicação visual; decoração marcante; alimentos saborosos, com qualidade e feitos no momento do pedido; preços baixos e boas promoções (LIMA, 2013).
Para o fundador um bom atendimento é fator crucial de sucesso, por isso ele mantém um sistema de informação de satisfação, o “Alô Tia Eda”, que tem por finalidade escutar reclamações, sugestões e elogios dos clientes (LIMA, 2013).

Considerações finais
Através da análise SWOT percebe-se o quanto a rede ainda pode crescer e se desenvolver mais, ganhando mais franqueados e consequentemente mais clientes. Ele possui uma gestão estratégica muito eficiente, quando observamos a posição no mercado, o cuidado desde os colaboradores até os clientes e as ações sociais. Isso se deve a verticalização da produção e a constante busca da qualidade com preço baixo.
O grupo Habib's é um ótimo case de sucesso de um empreendedor brasileiro. No decorrer do trabalho descobrimos três principais estratégias que foram, e são determinantes para o sucesso do grupo, que são: verticalização, alta qualidade aliada ao baixo custo e foco na satisfação final do cliente através de bom atendimento.
Mais do que vender, o Habib’s preza pela satisfação do cliente, se mostra nos investimentos que foram feitos em tecnologia para avaliar e manter um canal de comunicação, isso fortalece o relacionamento e promove a fidelização.

Referências
CVCS. Estudo de caso: Estratégia da cadeia de suprimentos do Habib’s. Disponível em<https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_POS/2011/gcs/un_III/caso.pdf> Acesso em 20 mai. 2016.

FAVORITO, F. Low fare, low cost na aviação brasileira. Disponível em < http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/low-fare-low-cost-na-aviacao-brasileira/86499/> Acesso em 20 mai. 2016.

HABIB’S. Disponível em < http://institucional.habibs.com.br/> Acesso em 26 mai. 2016.


LIMA, R.C. Gestão estratégica Habib’s. Disponível em < http://romilsongestor.blogspot.com.br/2013/12/gestao-estrategica-habibs.html> Acesso em 20 mai. 2016.

AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:
  • Ana Karen Mendes
  • Douglas Toshio Cajiwara 
  • Edinelson Oliveira 
  • Elisangela Ramos 
  • Fabiana Gonçalves 
  • Helio Hitoshi Cajiwara 
  • Jefferson Carvalho 
  • Thiago Ferreira  


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