Pular para o conteúdo principal

Kaizen e sua aplicação na Mahle Metalúrgica

O Kaizen é muito conhecido e utilizado nas empresas atualmente, sendo uma das principais chaves para o crescimento e competitividade. Entretanto grande parte dos funcionários não entendem do que se trata esta filosofia, podendo assim gerar preocupações ou até mesmo aversão à mudança.
Como filosofia, o kaizen busca trabalhar de forma a mudar o pensamento estático para um sistema de melhoria continua, para isso é necessário abrir a mente e os olhos, desta forma é possível aumentar o lucro através da diminuição dos desperdícios e falhas.
Este trabalho possui o objetivo de conceituar a filosofia kaizen e possíveis aplicações práticas de suas ferramentas.

Kaizen

O Kaizen teve seu início no período durante a Segunda Guerra Mundial, na época em que o Japão obteve vários problemas econômicos. Neste momento, sindicatos de várias categorias lutavam por salários melhores e benefícios para os trabalhadores, isso foi essencial para levar o país a investir na administração com foco total na qualidade. Um dos principais nomes daquela época era um engenheiro de origem francesa, Jules Henri Fayol se destacava por suas ideias, principalmente pelo aprimoramento constante, além deste, William Edwards Deming contribuiu com ideias inovadoras de melhoria em processos.
A palavra Kaisen vem do japonês e tem o simples significado “melhoria continua” e tem como as três principais premissas: Estabilidade financeira e emocional aos funcionários, clima organizacional agradável e ambiente de trabalho simples, organizado e funcional. Essa filosofia se trata do aprimoramento diário e constante, sempre com foco em melhorar produtividade e qualidade dos produtos, mas também busca eliminar processos, matéria prima e tempo gastos de forma desnecessária. Uma das principais vantagens do kaizen é o baixo custo envolvido no seu processo e o grande resultado obtido através dele, além disso ele gera a padronização, melhor uso da mão de obra e facilita a implementação de outras ferramentas.
Nesta filosofia os trabalhadores estão sempre buscando oportunidades de melhoria nas suas atividades e redução de custo através de alternativas criativas, isso leva em consideração que o trabalho em equipe é superior ao individual, mas que cada simples funcionário é fundamental e tem grande importância para o todo, de forma que cada um deve dar o melhor de si para alcançar as metas do grupo. Uma das filosofias do kaizen é que não deve transcorrer na empresa um dia sem que alguma coisa seja melhorada, podendo ser relacionado à indústria ou à vida dos funcionários.
Para a pratica do kaizen são utilizados vários métodos e ferramentas da qualidade, como: TQC, JIT, kanban, zero defeito, círculos de qualidade, sistemas de sugestões, TPM, jidoka, 5S, PDCA, diagrama causa-efeito, 5W2H, etc.
Os 9 mandamentos do Kaizen
1. Todo desperdício deve ser eliminado.
2. Todos os trabalhadores devem se envolver no processo de melhoria.
3. O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto, eliminando gastos excessivos em tecnologias e consultores.
4. É viável dentro de qualquer local ou empresa, em qualquer parte do mundo.
5. As melhorias obtidas devem ser divulgadas, para que exista uma comunicação transparente.
6. As ações devem ser focadas no local de maior necessidade, onde se cria realmente valor, ou seja, o chão de fábrica.
7. Seu objetivo único é a melhoria dos processos.
8. Prioriza a melhoria das pessoas, através de orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, autodisciplina e prática de sugestões individuais ou de grupo.
9. Aprende-se na prática.

Kaizen na Mahle

Segundo o site da empresa, a história da Mahle começa em 1920 quando pistões feitos de ferro fundido espesso cinzento eram usados em motores de combustão internos para automóveis. Os irmãos Mahle, ao contrário, produziam pistões de liga leve em uma pequena e recém fundada empresa. Para manter o motor sem sujeira e pó, desenvolveram filtros de ar e óleo. A perseverança dos irmãos valeu a pena, já que os pistões de liga leve começaram a dominar o mercado. Atualmente, metade dos automóveis produzidos no mundo tem componentes MAHLE. A MAHLE evoluiu de uma pequena oficina de testes a um Grupo globalmente ativo e líder em tecnologia.
Os valores do Kaizen na Mahle estão relacionados a criação de uma atmosfera de harmonia e um forte senso de comunidade, família e de propriedade (belonging), um alto nível de respeito para com todas as pessoas e para com a habilidade das mesmas em contribuir para a melhoria do desempenho, um forte senso de orgulho e entusiasmo para os funcionários, a empresa, o produto, a fábrica e o cliente, um senso instintivo de trabalho em equipe, confiança, ajuda e atenção.

A Kaizen na Mahle tem como cultura:
  • Autorizar e utilizar a força do cérebro de todos para criar uma grande organização;
  • Comprometimento com total comunicação (communicate fully);
  • Criatividade antes do capital;
  • Promover uma postura pró-ativa;
  • Tornar heróis aqueles que estão comprometidos na melhoria da organização;

Na Mahle é utilizado o Kaizen Blitz, o qual seria uma variação do Kaizen tradicional para um modelo mais ágil, desta forma acelerando os resultados e diminuindo os gastos. Kaizen blitz tem por significado:
·        Kai - Melhoria continua;
·        Zen – Estilo de vida;
·        Blitz – Fazer agora.

Um dos principais conceitos dessa nova metodologia é que tempo é dinheiro e não podemos desperdiça-lo, é considerado que o ciclo PDCA tradicional para a solução de problemas é lento demais, então é utilizado o conceito de faça/aprenda para otimiza-lo. Este modelo de trabalho tem grande base no conceito de “Ser rápido, mas imperfeito, é melhor do que ser perfeito, mas tardio.”

Desafios dentro do processo Kaizen Blitz:
• A Mudança é garantida de ocorrer;
• É um trabalho duro (longas horas);
• Planejamento & Execução rápidos = risco;
• Requer uma nova forma de pensar;
• Visão de que o Kaizen é algo que acrescenta e não parte do trabalho;
• Fazer do Kaizen um estilo de vida.

Conclusão

Para o kaizen dar certo é necessário o comprometimento de todos os funcionários da indústria ou organização, tanto gestores quanto operadores, para buscarem juntos a melhoria dos produtos e processos, melhorando assim a qualidade do produto e satisfação do cliente. Mesmo não sendo obrigatório, o kaizen se mostra extremamente necessário para a evolução da organização como um todo.

Bibliografia

http://www.industriahoje.com.br/kaizen
http://www.venki.com.br/blog/kaizen-melhoria-continua/
http://www.infoescola.com/sociedade/kaizen/
http://www.br.mahle.com/pt/company/mahle-chronicle/

AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:

  • ALESSANDRA CRUZ
  • FERNANDO HERRERA HALLA
  • JASSON TEIXEIRA NETO
  • LEONARDO SIQUEIRA SATTIN
  • MATHEUS DE CARVALHO
  • RENATO TEODORO MARTINS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...