O Kaizen é muito
conhecido e utilizado nas empresas atualmente, sendo uma das principais chaves
para o crescimento e competitividade. Entretanto grande parte dos funcionários
não entendem do que se trata esta filosofia, podendo assim gerar preocupações
ou até mesmo aversão à mudança.
Como filosofia, o
kaizen busca trabalhar de forma a mudar o pensamento estático para um sistema
de melhoria continua, para isso é necessário abrir a mente e os olhos, desta
forma é possível aumentar o lucro através da diminuição dos desperdícios e
falhas.
Este trabalho
possui o objetivo de conceituar a filosofia kaizen e possíveis aplicações
práticas de suas ferramentas.
Kaizen
O Kaizen teve seu
início no período durante a Segunda Guerra Mundial, na época em que o Japão
obteve vários problemas econômicos. Neste momento, sindicatos de várias
categorias lutavam por salários melhores e benefícios para os trabalhadores,
isso foi essencial para levar o país a investir na administração com foco total
na qualidade. Um dos principais nomes daquela época era um engenheiro de origem
francesa, Jules Henri Fayol se destacava por suas ideias, principalmente pelo
aprimoramento constante, além deste, William Edwards Deming contribuiu com
ideias inovadoras de melhoria em processos.
A palavra Kaisen
vem do japonês e tem o simples significado “melhoria continua” e tem como as
três principais premissas: Estabilidade financeira e emocional aos
funcionários, clima organizacional agradável e ambiente de trabalho simples,
organizado e funcional. Essa filosofia se trata do aprimoramento diário e
constante, sempre com foco em melhorar produtividade e qualidade dos produtos,
mas também busca eliminar processos, matéria prima e tempo gastos de forma
desnecessária. Uma das principais vantagens do kaizen é o baixo custo envolvido
no seu processo e o grande resultado obtido através dele, além disso ele gera a
padronização, melhor uso da mão de obra e facilita a implementação de outras
ferramentas.
Nesta filosofia os
trabalhadores estão sempre buscando oportunidades de melhoria nas suas
atividades e redução de custo através de alternativas criativas, isso leva em
consideração que o trabalho em equipe é superior ao individual, mas que cada
simples funcionário é fundamental e tem grande importância para o todo, de
forma que cada um deve dar o melhor de si para alcançar as metas do grupo. Uma
das filosofias do kaizen é que não deve transcorrer na empresa um dia sem que
alguma coisa seja melhorada, podendo ser relacionado à indústria ou à vida dos
funcionários.
Para a pratica do
kaizen são utilizados vários métodos e ferramentas da qualidade, como: TQC,
JIT, kanban, zero defeito, círculos de qualidade, sistemas de sugestões, TPM,
jidoka, 5S, PDCA, diagrama causa-efeito, 5W2H, etc.
Os 9 mandamentos do
Kaizen
1. Todo desperdício
deve ser eliminado.
2. Todos os
trabalhadores devem se envolver no processo de melhoria.
3. O aumento da
produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento
financeiro alto, eliminando gastos excessivos em tecnologias e consultores.
4. É viável dentro
de qualquer local ou empresa, em qualquer parte do mundo.
5. As melhorias
obtidas devem ser divulgadas, para que exista uma comunicação transparente.
6. As ações devem
ser focadas no local de maior necessidade, onde se cria realmente valor, ou
seja, o chão de fábrica.
7. Seu objetivo
único é a melhoria dos processos.
8. Prioriza a
melhoria das pessoas, através de orientação pessoal para a qualidade, trabalho
em equipe, cultivo da sabedoria, autodisciplina e prática de sugestões
individuais ou de grupo.
9. Aprende-se na
prática.
Kaizen na Mahle
Segundo o site da
empresa, a história da Mahle começa em 1920 quando pistões feitos de ferro
fundido espesso cinzento eram usados em motores de combustão internos para
automóveis. Os irmãos Mahle, ao contrário, produziam pistões de liga leve em
uma pequena e recém fundada empresa. Para manter o motor sem sujeira e pó,
desenvolveram filtros de ar e óleo. A perseverança dos irmãos valeu a pena, já
que os pistões de liga leve começaram a dominar o mercado. Atualmente, metade
dos automóveis produzidos no mundo tem componentes MAHLE. A MAHLE evoluiu de
uma pequena oficina de testes a um Grupo globalmente ativo e líder em
tecnologia.
Os valores do
Kaizen na Mahle estão relacionados a criação de uma atmosfera de harmonia e um
forte senso de comunidade, família e de propriedade (belonging), um alto nível
de respeito para com todas as pessoas e para com a habilidade das mesmas em
contribuir para a melhoria do desempenho, um forte senso de orgulho e
entusiasmo para os funcionários, a empresa, o produto, a fábrica e o cliente,
um senso instintivo de trabalho em equipe, confiança, ajuda e atenção.
A Kaizen na Mahle
tem como cultura:
- Autorizar e utilizar a força do cérebro de todos para criar uma grande organização;
- Comprometimento com total comunicação (communicate fully);
- Criatividade antes do capital;
- Promover uma postura pró-ativa;
- Tornar heróis aqueles que estão comprometidos na melhoria da organização;
Na Mahle é
utilizado o Kaizen Blitz, o qual seria uma variação do Kaizen tradicional para
um modelo mais ágil, desta forma acelerando os resultados e diminuindo os
gastos. Kaizen blitz tem por significado:
·
Kai - Melhoria continua;
·
Zen – Estilo de vida;
·
Blitz – Fazer agora.
Um dos principais
conceitos dessa nova metodologia é que tempo é dinheiro e não podemos desperdiça-lo,
é considerado que o ciclo PDCA tradicional para a solução de problemas é lento
demais, então é utilizado o conceito de faça/aprenda para otimiza-lo. Este
modelo de trabalho tem grande base no conceito de “Ser rápido, mas imperfeito,
é melhor do que ser perfeito, mas tardio.”
Desafios dentro do
processo Kaizen Blitz:
• A Mudança é
garantida de ocorrer;
• É um trabalho
duro (longas horas);
• Planejamento
& Execução rápidos = risco;
• Requer uma nova
forma de pensar;
• Visão de que o
Kaizen é algo que acrescenta e não parte do trabalho;
• Fazer do Kaizen
um estilo de vida.
Conclusão
Para o kaizen dar
certo é necessário o comprometimento de todos os funcionários da indústria ou
organização, tanto gestores quanto operadores, para buscarem juntos a melhoria
dos produtos e processos, melhorando assim a qualidade do produto e satisfação
do cliente. Mesmo não sendo obrigatório, o kaizen se mostra extremamente
necessário para a evolução da organização como um todo.
Bibliografia
http://www.industriahoje.com.br/kaizen
http://www.venki.com.br/blog/kaizen-melhoria-continua/
http://www.infoescola.com/sociedade/kaizen/
http://www.br.mahle.com/pt/company/mahle-chronicle/AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:
- ALESSANDRA CRUZ
- FERNANDO HERRERA HALLA
- JASSON TEIXEIRA NETO
- LEONARDO SIQUEIRA SATTIN
- MATHEUS DE CARVALHO
- RENATO TEODORO MARTINS
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