Pular para o conteúdo principal

CASO MAHLE: BOA QUALIDADE É DE CRUCIAL IMPORTÂNCIA, SEMPRE HÁ ESPAÇOS PARA MELHORIA

As exigências dos mercados mudam rigorosamente é de extrema importância que as empresas tenham essa visão. A satisfação do cliente é bem vista, e para isso tem que se enfrentar uma grande competição, mas como se sobressair das demais?
É a melhoria contínua de processos e produtos que devem ser implantadas para a obtenção de extraordinários resultados sem utilizar grandes recursos financeiros.
São os professores Robert Kaplan e David Norton, que decidiram desenvolver em 1992 o Balanced Scorecard (BSC), pois após estudos concluíram que administrar uma organização apenas com indicadores financeiros desencadearia resultados questionáveis.
Essa metodologia tem como objetivo avaliar todo processo necessário no ciclo operacional fazendo com que atingir todos os níveis operacionais. Os autores recomendam as empresas se basear em quatro aspectos, mas se julgar necessário, elas podem ser alteradas, são elas: Financeira, Clientes Externos, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento.
Normalmente uma avaliação é feita em busca de pontos negativos para serem passados pelo BSC que devem ser monitorados pelo pessoal responsável.
A partir de resultados obtidos pelo BSC se consegue gerar o PCP - Planejamento e Controle da Produção é um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção. Ele gerencia:
O que será produzido e quando será produzida, programação que são os recursos utilizados para a operação, com o inicio e o término de todo o fluxo de trabalho, e o controle que é o monitoramento e correção de desvios da produção, bem como a determinação das quantidades que serão produzidas, enfim, todas as etapas dos processos de produção.
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de processo de melhoria em uma empresa global, localizada em diversas cidades, durante seu desenvolvimento foram encontradas algumas dificuldades referentes à retirada das informações necessárias para a pesquisa da empresa. O presente trabalho também contribui para o aprendizado dos conceitos aprendidos em sala de aula para a prática.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A importância dos indicadores como medição de desempenho vem tendo seu destaque em todos os ramos de empresas: grandes, pequenas, públicas, privadas, sem fins lucrativos. Gerir a estratégica é, em essência, gerir a mudança, esse é um conceito importante para se destacar, pois existe um lado pesado e outro leve nesse assunto, o pesado é descrever as estratégias utilizando mapa e mensurações para executar com processos e procedimentos adequados, outro lado, não deixando de ser importante é a liderança, trabalho em equipe e cultura. Por o BSC definir metas de desempenho para combinar com melhores práticas é uma ferramenta de avaliação de desempenho eficaz, organizada em quatro aspectos: Financeira, Clientes Externos, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento, que podem ser alteradas se julgado como necessário.
O BSC se tornou uma metodologia bastante utilizada com o passar dos anos pelas empresas como forma de monitoramento de desenvolvimento de estratégica e também as atividades corretivas quando necessária.

Balanced Scorecard (BSC)
O instrumento BSC Balanced Scorecard, ferramenta de extrema importância que vem sendo aplicada com outros instrumentos gerenciais. Kimura e Suen (2003:5) enfatizam a importância do BSC ao colocar que por meio dele é possível:

[...] identificar a performance empresarial considerando os resultados de rentabilidade e custos, bem como os indicadores de atendimento das necessidades dos clientes, de eficiência de processos internos e de potencial de aprendizado e crescimento da empresa. (Suen, 2003). 

O BSC é uma ferramenta que enfatiza programas de qualidade por fornecer dados necessários para implantação desses conceitos são eles: mapas estratégicos, metas definidas e aprimoramento dos processos.

Instrumentos para implantação Balanced Scorecard 
Passo 1: Estabelecer a orientação da estratégia
Passo 2: Identificar e analisar os temas que estabelecem a estratégica
Passo 3: Construir o mapa estratégico para solução desses problemas
Passo 4: Estabelecer possíveis metas para serem superadas
Passo 5: Priorizar e mapear as iniciativas essenciais da empresa
Passo 6: Definir como será implementado e executar o BSC na empresa

Aspectos importantes na implantação Balanced Scorecard. 
O balanced scorecard traduz o conhecimento, habilidades e sistemas que os empregados precisarão (seu aprendizado e crescimento) para inovar e construir as capacidades estratégicas certas e eficientes (processos internos) que entregarão valor específico ao mercado (clientes) e, eventualmente, proporcionará aumento do valor ao acionista (financeiro).

Planejamento e controle da produção (PCP)
Destaca-se junto o PCP (Planejamento e controle da Produção) é composto por um processo aplicado no gerenciamento de atividades da produção com o objetivo de realizar uma previsão de volume, de tempo e de tipo de produto para criar uma programação do início ao término de todo o fluxo de trabalho, utilizando sempre bons recursos para a operação e monitoramento, ou seja, todo o processo de produção sendo envolvido por:

  • Planejamento
  • Programação
  • Controle 

Com todos esses dados se tornará possível à criação de um mapa da produção, na qual se chama PMP (Plano Mestre de produção), que é composto por diretrizes do processo em geral.

O processo de planejamento age diretamente no chão de fábrica, pois possibilita assim criar estratégicas para a fabricação dos produtos construídos pelos operadores. Com a produção em funcionamento, o planejamento de produção segue toda a vida do produto.

Instrumentos para a realização do Planejamento de controle da produção
O plano de processo indica informações geradas no planejamento do processo de produção. Sua formulação varia de cada analista, é ele que decidirá a melhor forma de traçar para assim realizar registros que podem ser repassados para o grupo responsável pela operação das máquinas, indicando como proceder ao processo.
Uma das ferramentas mais utilizadas no PCP é o MRP ou planejamento das necessidades de material, é uma ferramenta que controla estoques e insumos em níveis ideais para uma boa produção, e não deixa a produção parar por falta de matéria prima.
PMP ou plano mestre de produção, este documento tem como objetivo, apresentar ou não se a empresa será capaz de cumprir o prazo de entrega dos seus produtos.
Existe também o instrumento CAPP que é um sistema computorizado que gera automaticamente processo de cada peça, ele permite a melhora da qualidade da documentação enviada para o grupo do chão de fábrica.

Aspectos importantes na realização do Planejamento de controle da produção 
Com a finalidade passar de matéria prima para um produto finalizado são envolvidas diversas tecnologias, cada produto com sua especificação de material, as etapas são desenvolvidas. Segue as principais etapas:
Interpretação geométrica do desenho: esse será o passo de extrema importância, nele se encontra determinada peça com sua determinada especificação: dimensão, mecanismos, ou seja, todo o processo detalhado.
Rota do processo: após analisar o desenho são desenvolvidos processos para sua fabricação, roteiros para ser seguidos para que tudo saia com o conforme, envolvem ferramentas, equipamentos e tempo de operação.
Estabelecimento de tempos padrões: são planejados para repassar para o grupo responsável pelo planejamento da produção, levantamento de custos entre outros fatores. O tempo padrão (Standards) é necessário para reduzir o “atraso”. Para sua formulação os cronoanalistas realizam um estudo de processos.
Documento do planejamento de processos: para que o processo segue sem erros, todos os documentos são arquivados. Esses documentos terão a finalidade de ser a “receita” dos produtos no chão de fábrica. Planejamento do que e quando será produzido; Processo de lidar com as variáveis que afetam um sistema; O planejamento e controle de produção se resumem em uma função administrativa e tem por objetivo traçar os planos que orientam a produção que servirão de ajuda para seu controle. (MOTTA, 1987).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 
O estudo de caso será representado pela elaboração da análise SWOT, mapa estratégico e a diferenciação do PCP sendo implantado na empresa com os recursos em que ela disponibiliza. Alguns dados foram retirados por uma entrevista com o operador Thiago virgilio e outras por base de pesquisas em relatórios disponíveis pela empresa. Um dos integrantes da equipe trabalha na empresa e conhece os processos facilitando consequentemente a elaboração da análise de caso.
Após as informações serem registrada, o grupo debateu como seria a estrutura do trabalho e colocamos em prática todos os recursos disponíveis.

ESTUDO DE CASO: GRUPO MAHLE 
A seguir, esse capítulo apresentará o estudo de caso da empesa do grupo MAHLE incluirá todos os processos para a elaboração do BSC e do PCP. 4.1. Grupo MAHLE Desde os anos 50 no mercado do Brasil, a Mahle hoje já possui seus produtos exportados para cerca de 60 países, entre eles, EUA, Alemanha, México, Canadá, França e Portugal influenciando marcadas reconhecidas mundialmente por serem produtos de qualidade tais como: Honda, Volvo, MWM e Mercedez-Benz.
Fundada pelos irmãos Hermann e Ernst Mahle, no da 1 de dezembro de 1920 em Stuttgart na Alemanha, a empresa produzia apenas pistão de liga leve. Ernst decide ampliar o negócio em 1951, após criar uma parceria no Brasil, adquiriu o controle acionário da Cima Componentes Automotivos S.A em 1978 e no mesmo ano iniciou a construção de uma fábrica localizada em Mogi Guaçu (SP). O Brasil se tornou o centro do controle de investimentos e foi se ampliando, adquiriram novas unidades, ativos operacionais como Dana Indústria LTDA, localizada na Argentina.
Atualmente a empresa permanece tendo melhoria contínua no desempenho de seus componentes, para isso, possui múltiplos centros tecnológicos desenvolvendo pesquisas para seus produtos, como: sistema de pistão, bielas, bronzinas, buchas, trem de válvula, sistemas de ar e anéis. Hoje possui um dos centros mais modernos para suporte em P&D, localizado no meio da serra do Japi.
Atualmente a empresa está listada entre as 10 maiores empresas do mundo no ramo.

Qualidade desenvolvida MAHLE 
O grupo Mahle possui um destaque no mercado por sempre aperfeiçoar e inovar com seus novos produtos no mercado, isso é consequência de contínuos investimentos em pesquisas e desenvolvimentos, como seu centro de Tecnologia localizado em Jundiaí, onde teve um custo de R$ 60 milhões. Outra vantagem é possuir profissionais capazes de transformar ideias em novos produtos.
A empresa também aceita novas ideias externas, possui projetos em diferentes estágios de colaboração para agregar desenvolvimento de tecnologia para novos desafios. O resultado é um amplo portfólio de produtos e soluções integradas, aprimoradas para o mercado. Com esses novos projetos, o grupo MAHLE também se preocupa com a qualidade que é oferecida para seus distribuidores, lojistas, oficinas mecânicas e retíficas de motores.
“Na MAHLE Aftermarket, qualidade significa muito mais que várias certificações; temos um portfólio de produtos que se equipara à qualidade de equipamento original”.
A qualidade continua através da nossa coordenação de oficinas mecânicas e da participação focada em atividades individuais de comunicação. (Site MAHLE)
Suas estratégicas para alcançar a qualidade é atingir as expectativas de seus clientes, para isso, fazem parcerias com fornecedores capacitados, trabalham com a motivação dos colaboradores, tem prioridade para a prevenção de erros, trabalham com melhoria contínua planejada e mensurável de processos e de produtos.

Missão 
Como uma empresa com atividades mundiais, estamos permanentemente competindo por clientes novos e existentes. Diariamente enfrentamos o grande desafio de garantir a existência e o crescimento contínuo de nossa empresa. Somente atingindo objetivos ambiciosos de lucro garantimos a continuidade da nossa independência e, consequentemente, de nossos empregos.

Visão

  • O Centro Tecnológico empenha-se para operar com uma visão estratégica definida que engloba: 
  • O desenvolvimento de inovações tecnológicas como um diferencial de fator de competitividade.
  • A capacidade da organização para oferecer não somente componentes e sistemas, mas especialmente soluções para desafios tecnológicos. 


A definição de um processo de inovação focalizado para as necessidades imediatas e futuras do mercado, bem como pelas responsabilidades sociais tais como:

  • Ar limpo - redução de emissões; 
  • Conservação de energia - economia de combustível ;
  • Controle de ruídos; 
  • Reciclagem e capacitação em reciclagem - necessidades fim de vida útil - eliminação de potenciais ameaças ao ambiente com substâncias no descarte/lixo; 
  • Custo da propriedade - durabilidade e confiança - vida do produto - considerações de fadiga de materiais. 


Valores
Liderança tecnológica, qualidade, credibilidade dos fornecimentos e otimização de custos são as chaves para o sucesso empresarial. Esforçamo-nos, diariamente, para satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Por meio da melhoria contínua de nossos produtos e serviços bem como nossa disposição para a inovação, conseguimos uma satisfação permanente dos nossos clientes. A busca por melhoria contínua deve ser estendida aos nossos fornecedores. Somente junto a eles seremos competitivos em longo prazo. 4.6. Análise SWOT do grupo MAHLE SWOT (Strengths, Weaknesses e Opportunities), instrumento que possibilita uma análise interna e externa indicando pontos positivos e negativos da determinada organização.

Também chamado como análise FOFA, ela realiza uma análise de cenário de diferentes locais indicando as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma determinada organização.

Consideramos o reconhecimento, a avaliação, o domínio e o monitoramento de riscos tarefas prioritárias da gestão e do processo de liderança. Com a integração da gestão de risco no sistema de gestão da MAHLE, enfatizamos o significado dessa tarefa para a empresa.

Mapa estratégico
Neste instrumento foram retiradas informações da análise SWOT, na qual envolve ao alcance dos objetivos da empresa do grupo MAHLE. Esse mapa estratégico foi classificado em três perspectivas: crescimento, processos internos, cliente e financeira. Assim, se torna uma perspectiva visual para alcance de metas estabelecidas pela própria empresa.

PCP MAHLE 
A fim de organizar eficientemente recursos como funcionários, equipamentos, instrumentos e etc. existem o planejamento e controle da produção aplicado no grupo MAHLE, uma ferramenta de auxilio existente na empresa é o CAPP.
Antes de oficialmente o CAPP ser aplicado o processo de controle de produção iniciava por uma equipe de analistas que desempenham um roteiro, uma instrução de usinagem e cálculo dos ferramentais para obter resultados cada vez mais satisfatórios. Os recursos que utilizam é via Work-Flow, método utilizado por uma sequência de passo a passo com objetivo de automatizar processos por meio de regras estabelecidas pelo responsável da área que se transfere de uma pessoa para a outra geralmente todo o plano é desenhado.
Logo, quando possui as informações, os analistas de processo realizam um plano de processo com base no desenho para escolherem o material necessário tudo em base de programas de cálculo. Seguindo normas e procedimentos, os analistas registram todo o resultado em um documento próprio e passam para a equipe da engenharia de aplicações, esse pessoal geram um cadastro do código item no SAP e repassam as informações para o responsável em rotas e registros de matéria prima afim de concluir a liberação do plano de processo dentro do SAP.
Antes esse processo era feito manuscrito realizado em quatro passos: escrever, recuperar informações, calcular e pensar, isso utilizava até 80% do tempo do empregado.
A fim de reduzir esse tempo, foi aplicado parcialmente o sistema de informação CAPP.

CAPP aplicado MAHLE 
O ambiente Computer Aided Process Planning (CAPP) foi implantado de acordo com a necessidade da empresa, possibilitando a escolha da capacidade da TSystems. O programa está voltado em ambiente de percepção de produto e decisão de recursos necessários para sua fabricação.
No setor de planejamento de processo foi aplicado o sistema Híbrido, sistema que possibilita utilizar as vantagens de cada processo de diferentes partes da função de planejamento de processo. Um exemplo é quando se cria uma nova peça e ela ainda não possui um plano de processo ou até mesmo não se encaixa com as já desenvolvidas esse sistema possibilita a criação a partir de um início de planejamento através do generativo interativo.
Além deste sistema são aplicadas outras funções básicas utilizando o ambiente CAPP, como o módulo PA, que se utiliza no escopo do projeto com a finalidade do desenvolvimento automatizado de planos de processo, fazendo com que todos os tipos de produtos criados na planta com o dimensionamento ferramentais sejam arquivados em uma base de dados. A cada projeto desenvolvido, o sistema cadastro 75% 25% TEMPO GASTO PLANO DE PROCESSO Escrever plano de processo Recuperar as informações no CAPP gera novas ferramentas para o desenvolvimento da mesma, tudo padronizado.
Para a manutenção, o projeto possui dois analistas responsáveis por manter o equipamento de acordo com normas e procedimentos estabelecidos.
Todos os usuários que utilizam os equipamentos são treinados por um curso oferecido pela própria empresa T- Systems com o objetivo de passar todas as informações sobre as atividades do novo sistema e ao mesmo agregando experiência e conhecimento para os funcionários.

Resultados 
Após a aplicação de todos esses processos, a organização já demonstra resultados eficazes, como: aumento de produtividade, eliminação de erros na elaboração dos planos de processos e consequentemente redução o tempo gasto em sua formulação.


  • Os controles aplicados foram: 
  • Gráficos de controle são planejados e organizados para alcance da excelência dos resultados; 
  • Realização de cronograma dos projetos utilizando o MS Project; 
  • Controle de orçamentos em planilhas Excel. 


CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES 
Concluímos que com o BSC e o PCP aplicados na Mahle obtivemos resultados positivos com o desenvolvimento dos produtos e redução de erros, agilidade nos processos melhorando a qualidade e atingindo a satisfação do cliente.
As ferramentas são de fácil interpretação e sua desenvoltura envolve todos, desde os diretores até o processo do chão de fábrica. Essas são umas das ferramentas que hoje fazem da MAHLE uma empresa de destaque mundial do ramo automobilística

Referência
MOTTA. (1987). Rozenfeld. (1993). Site MAHLE. (s.d.). Mahle-Aftermarket. Acesso em 18 de MAIO de 2016, disponível em MAHLE: http://www.mahle-aftermarket.com/la/pt/mahleaftermarket/competences/#asmelhorespeccedilasmerecemomelhorservic

Suen, K. e. (2003). Ferramentas de análise gerencial baseadas em modelos de decisão multicriteriais. RAE Eletrônica.

AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:

  • ALEX RICARDO
  • FERNANDO MARINHO
  • FLAVIO CESAR PIERINA
  • LAYANE MARTINEZ
  • MARCELO
  • MATHEUS CRUZ
  • SHARLLE SACES DA SILVA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,