Pular para o conteúdo principal

A Gestão de Operações da QUÍMICA AMPARO YPÊ

A Química Amparo é uma empresa 100% brasileira. Em 06 de novembro de 1950, se deu início às atividades empresariais em Amparo, no interior de São Paulo. Nessa comunidade, no caminho do “Circuito das Águas” paulista, começaram a produzir o tradicional Sabão em Barra Ypê. Sob a liderança do fundador Waldyr Beira, a empresa se desenvolveu, ganhou o mercado nacional e também passou a exportar para outros países. Impulsionados pela busca permanente da qualidade e atentos à evolução tecnológica, imprimiram valor à marca e conquistaram o reconhecimento dos consumidores, oferecendo produtos desenvolvidos dentro de rigorosos padrões de qualidade e eficiência. Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com aproximadamente 5.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan Ypê e Perfex.

Missão
Contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, com produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis. Garantir qualidade em tudo o que se faz.

Visão
Um mundo melhor se faz com todas as pessoas com saúde, qualidade de vida e com acesso a soluções eficientes em higiene e limpeza, cuidados com a família e o lar.

Valores
Simplicidade. "Pensar limpo"; descomplicar.
Humildade. "Não se achar"; disposição para servir e aprender.
Comprometimento e Disciplina. Iniciar e concluir tarefas; cumprir o que promete e fazer bem feito na primeira vez; estar ocupado e não apenas preocupado.
Trabalho e Honestidade. "O trabalho tudo vence"; integridade ética como base das ações.
Atitude e Senso de Dono. Focar no que realmente é importante; liderar pelo exemplo.
Qualidade. "Nossa melhor propaganda é a qualidade"; adotar sempre as melhores práticas, fazer sempre o melhor ao menor custo.
Responsabilidade. "Construir um mundo melhor"; buscar o desenvolvimento de forma sustentável, praticando ações que contribuam com o futuro das pessoas e do planeta.

Índice de Desempenho YPÊ
Índice de Desempenho implantado em toda instituição YPÊ é o TPM (Total Performance Management) ou seja, Gerenciamento Total da Performance. Primeiramente TPM é um programa (Gerenciamento Total da Performance) de gestão de Fábrica, que visa eliminar as perdas falhas no processo produtivo, sendo parte de seu gerenciamento da rotina.

Por que a YPÊ aderiu a Ferramenta TPM?
• Eliminação das causas e das quebras e dos defeitos;
• Aumento do rendimento das Máquinas;
• Aumento da vida útil das Máquinas;
• Capacitação dos colaboradores da operação e manutenção;
• Ambiente de trabalho mais saudável, limpo, organizado e seguro.

Um dos principais objetivos do programa TPM na YPÊ é aderir a zero perdas, ou seja, adquirir zero quebra; zero defeito e zero acidente.

Como funciona o TPM na YPÊ?
A Gestão YPÊ é composta por nove Pilares, pois a integração entre departamentos é fundamental, principalmente produção e manutenção, para que todos estejam comprometidos com a melhoria.
• Diferentes perdas requere diferentes habilidades, métodos e ferramentas;
• O TPM é implementado através de Pilares;
• Os Pilares são como elos de uma corrente, eles tem uso limitado quando estão sozinhos, mas são poderosos quando estão integrados.

Vale ressaltar que um Pilar é um grupo inter-funcional cuja missão é sustentar a organização para esta alcançar seus objetivos.

Resumindo o TPM na Gestão YPÊ
Total Performance Management = Gerenciamento Total da Performance

  • TOTAL Participação de todos (desde a alta direção até o menor nível operacional); 
  • Abrangência em todo o ciclo de vida dos equipamentos;
  • Eficiência global em toda a cadeia produtiva;
  • Rendimento amplo dos equipamentos, materiais, processos e pessoas.
PERFORMANCE

  • Zero Acidente; 
  • Zero defeito/reclamação; 
  • Zero quebra/falha; 
  • Cultura de zero perda, dentro e fora da produção. 
MANAGEMENT 
Sentido mais amplo da palavra gestão pelo manter/ garantir 
  • Garantir os resultados; 
  • Garantir os processos; 
  • Garantir os a melhoria contínua.
Sustentabilidade fator fundamental para a YPÊ

A sustentabilidade sempre esteve presente no DNA da empresa ao longo dos seus 65 anos. Vencedora na categoria Meio Ambiente do Top Of Mind por oito anos consecutivos. 
O Top Of Mind, desde o início da década de 90 o Datafolha vai às ruas para descobrir qual a marca mais lembrada pelos brasileiros em dezenas de categorias de produtos e serviços. O resultado é o Top of Mind, pesquisa que gera, anualmente, um estudo publicado pela Folha de S. Paulo, uma premiação para as marcas top no Brasil e um software completo de análise de resultados. 
A YPÊ foi pioneira no planejamento de produtos com foco sustentável e se destaca pela qualidade de seus produtos, pela inovação constante e pelas iniciativas socioambientais, a exemplo do projeto Florestas Ypê, que em 2014 totalizou o plantio meio milhão de árvores nativas da Mata Atlântica em regiões de mata ciliar e é realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, como parte do programa Florestas do Futuro. O projeto visa restaurar as áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade em prol das futuras gerações. 
Em todas as suas unidades, a Ypê mantém um Sistema de Gestão Ambiental norteado pelos conceitos do Desenvolvimento Sustentável. Por meio de sua Política Ambiental, a Ypê procura atingir objetivos permanentes no que se refere à conservação do Meio Ambiente. 
Para tanto: 
• Utiliza racionalmente os recursos naturais; 
• Busca o atendimento aos requisitos internos e regulamentações legais; 
• Investe em tecnologias e insumos que reduzem os impactos ambientais de suas atividades; 
• Monitora os aspectos ambientais de seus processos produtivos e os Impactos deles decorrentes; 
• Avalia a eficiência de seus processos de controle da poluição; 
• Mantém a equipe treinada e conscientizada; 
• Apóia a comunidade e os seus projetos ambientais.

Reutilização de efluente tratado 
Nas instalações da Ypê, toda a água proveniente dos processos produtivos e esgoto doméstico são tratados para que seja reutilizada nos processos industriais e jardinagem. Desta forma a empresa contribui para a despoluição dos mananciais e garante o ecossistema regional, uma medida de responsabilidade dentro de uma visão global de proteção ambiental. 

Captação de água da chuva 
Na sede da empresa, em Amparo (SP), a Ypê conta com 10 tanques capazes de estocar 8.000m³ de água de chuva. Em 2014, com um índice pluviométrico de 877mm, apenas com este recurso, foi possível captar água equivalente a quantidade suficiente para abastecer cerca de 25.000 pessoas durante 30 dias. 
Iniciativas para a utilização racional da água trazem grande redução de consumo nas unidades da empresa. Em Salto (SP), por exemplo, a redução de consumo de água em 2014 foi de 27%, em Anápolis (GO) a redução foi de 23%, em Simões Filho (BA) a redução foi de 10% e, em Amparo (SP), na sede da empresa, nos últimos 4 anos, houve uma aumento de 6% na produção, mas redução de 8% da captação água do rio Camanducaia.

Gestão de Resíduos Sólidos 
Desde a sua fundação produzem produtos e embalagens amigos da natureza, pois desde sempre consideram a minimização dos impactos ambientais, a biodegradabilidade, a redução da utilização dos recursos naturais na concepção de seus produtos e na aquisição de novos equipamentos. 
Em todas as nossas Unidades produtivas contam com centrais de resíduos que permitem uma separação eficiente e em condições ambientalmente adequadas para o manuseio de seus resíduos. 
Produzem embalagens com menor quantidade de matéria-prima virgem, utilizando material reciclado na sua composição e passíveis de reciclagem. E, tem para isso, uma gerência de tecnologia de embalagens dedicada a estes projetos. Por exemplo, até maio de 2015, a modificação da embalagem do detergente Ypê, que fizeram em fevereiro de 2012 resultou na redução de consumo de matéria-prima equivalente a produzir 202 milhões de frascos de detergente. 
Somando todas as suas ações de redução de matéria-prima, desde outubro de 2009 até maio de 2015, reduziram 9.700 toneladas de matéria-prima, plásticos, papel e papelão, para a confecção de nossas embalagens. (A redução de papel e papelão, cerca de 5.923 toneladas equivalem a 65.158 árvores poupadas).
Além disso, optam por tecnologias que minimizem a geração de resíduos e adotam processos que permitam a sua reutilização, priorizando alternativas de destinação que agreguem valor ao resíduo gerado, prolongando assim a vida útil dos materiais. Importante ressaltar que 83% dos resíduos que geram em seus processos produtivos são destinados a reciclagem, tratamento externo ou ao aproveitamento térmico. No último ano, tiveram uma redução de 9,5% na geração de resíduo por tonelada produzida em relação a 2013 e reduziram em 10,5% o volume de resíduos destinados a aterros de nossas atividades. 
Todas as embalagens dos Produtos YPÊ são passíveis de reciclagem. 
A YPÊ é fabricante dos frascos dos seus produtos e, na concepção destas embalagens, considera e dá preferência a materiais que podem ser passíveis de reciclagem após o consumo de seus produtos. Inclusive, utiliza na fabricação de seus frascos de Polietileno – PET, produzidos na Unidade de Amparo/SP, 50% de matéria-prima pós consumo, ou seja, material reciclado. 
Esta iniciativa fomenta a reciclagem dos resíduos no Brasil e vai de encontro ao princípio de nossa Política de Meio Ambiente que é o ciclo sustentável dos nossos produtos. 
Portanto, após o consumo de seus produtos, encaminhe as embalagens vazias à coleta seletiva de sua cidade ou as cooperativas de resíduos do seu município. 

Centro de Distribuição – Amparo 
Um Centro de Distribuição dentro do complexo fabril e de escritórios da Química Amparo. Atende a 700 caminhões e tem o maior transelevador da América Latina com 300 posições para paletes no corpo principal, que tem 40 metros de altura. ÁREA DO TERRENO: 120.000 M² | ÁREA CONSTRUÍDA: 30.000 M².

Conclusão 
Entretanto, podemos concluir que a Empresa YPÊ obteve um processo de crescimento e expansão muito significativo nos últimos ano no Mercado, que buscou implantar o programa TPM (Gerenciamento Total da Performance) de gestão de Fábrica, visando eliminar as perdas falhas no processo produtivo, sendo parte de seu gerenciamento da rotina. Que em conjunto com a Sustentabilidade procura produzir produtos com qualidade sem prejudicar o Meio Ambiente e sempre buscando atender as necessidades de seus clientes de maneira eficaz. 

Referência Bibliográfica 
Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/produtos/topofmind. Acesso em: 20 de maio de 2016. Disponível em: http://www.ype.ind.br/. Acesso em: 5 de maio de 2016.

AUTORES: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna:
  • ANDERSON FERNANDES
  • CAMILA APARECIDA SOUZA SANTOS
  • JÉSSICA GONÇALVES
  • RAFAELA SANTANA DOS SANTOS
  • WILLIAM DA SILVA 


 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...