Pular para o conteúdo principal

Germed Pharma Unidade Jaguariúna - Administração da Produção e Operações como instrumento de Gestão Estratégica

O Grupo NC nasceu no ano de 2014, onde seus laboratórios pertencem a um dos principais conglomerados do Brasil. Onde atualmente é composto por grandes marcas de medicamentos genéricos no Brasil. Sendo composto pelos laboratórios: EMS, EMS-Sigma Pharma, Germed Pharma, Legrand Pharma e Nova Química.

A EMS foi o primeiro laboratório a produzir genéricos no Brasil no ano de 2000, disponibilizando mais opções competitivas ao consumidor e exportando para a Europa cinco anos depois. Até 2015, outras unidades da empresa foram construídas em Jaguariúna (SP) e em Brasília (DF), além da Novamed em Manaus (AM). Trata-se do maior plano de expansão da trajetória do laboratório: são R$ 600 milhões investidos e geração de mais de 1000 empregos diretos. Sua produtividade mensal atingi cerca de 1 bilhão de unidades de medicamentos. Tendo mais de 7 mil colaboradores por todo território nacional, possuindo maior portfólio do segmento farmacêutico, onde mais de 40 países contam com medicamentos EMS.

Germed Pharma – Unidade Jaguariúna
Inaugurada em agosto de 2013, correspondendo a uma grande parcela da fabricação de antibióticos no mercado nacional. Fabricação de antibióticos da classe penicilânicos sólidos (amoxicilina – cápsulas, comprimidos e pós). Capacidade produtiva de 1,5 milhões de produtos por mês sendo estabelecida pelo MPS (Master Production Schedule).

Missão, Visão e Valores
Missão: Cuidar das pessoas. Ser o melhor parceiro para criar, aperfeiçoar, produzir e disponibilizar produtos inovadores que promovam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Visão: Ser admirada como a maior e melhor empresa farmacêutica.
Valores: Responsabilidade: Ética e seriedade em todas as nossas atividades. Ousadia: Inovar e aprimorar tudo o que fazemos. Simplicidade: Trabalhar com objetividade, agilidade e inteligência. Excelência: Busca constante do mais alto grau de eficiência. Valorização das Pessoas: Valorizamos quem se supera, atinge metas e quer crescer conosco. Nesse assunto, relacionamos a teoria ao objetivo da empresa, ou seja, sua visão e onde pretende chegar. Com o aprendizado em gestão estratégica estudada em sala de aula, percebemos a importância de a organização ter uma visão, pois assim, pode analisar a situação em relação ao mercado e se adequar as mudanças que ocorrem com o passar do tempo, seja em novos produtos, tecnologia e ou inovação.

O diferencial 
Seu diferencial no mercado é o elevado número de produtividade de medicamentos genéricos, fabricando uma grande variedade de produtos com qualidade e preço acessível à população, atendendo todo território nacional e mais de 40 países. Em relação á teoria esse diferencial, surge de uma equipe de pessoas capacitadas, ou seja, a empresa investe em seus colaboradores, equipamentos, processos e serviços agregando capacidade, preço baixo e constante expansão de seus objetivos.

Sua Estratégia
Qualidade, tecnologia, inovação e empenho, é hoje a estratégia do GRUPO NC para seguir em primeiro lugar entre todas as farmacêuticas com atuação no Brasil. Sua atuação é integrada com um próprio centro de pesquisa tecnológico, juntamente com o desenvolvimento e capacitação de colaboradores, oferecendo uma das melhores remunerações comprovadas em pesquisas de mercado do ramo farmacêutico. Consolidando assim sua posição focada em criações, inovações em pesquisa, mão de obra e investimento em novos produtos.

Sistema Integrado Empresarial - SAP
Sistema para Gestão de Capital Humano - AP DATA
Sistema de Produção Integrado - EBR
Paletização Automatizada - ROBÓTICA

* Sistema Integrado SAP – É uma ferramenta de extrema importância numa indústria com grande capacidade produtiva, onde auxilia em todos os departamentos, facilitando os processos e garantindo a rastreabilidade de todos os seus produtos, estrutura e finanças.
* Sistema para Gestão de Capital Humano AP DATA – Com uma equipe de colaboradores tão numerosa é necessário ter uma ferramenta informatizada, pois, otimiza todos os processos de contabilidade, recrutamento e rescisões de contrato de cada colaborador.
* Sistema de Produção Integrado EBR – Esse sistema auxilia nas etapas de processo, onde devido ao grande fluxo de produção é necessária agilidade em tempo de horas de produção de máquina, mão-de-obra, setup, programação de produção e documentação de lotes.
* Paletização Automatizada ROBOTICA: Uma tecnologia avançada de última geração, mantendo uma linha enxuta em mão-de-obra, ganho de tempo e melhor qualidade em todo o processo logístico em relação ao carregamento de carga e estoque.

Alinhando todos esses conceitos com a teoria, vimos a grande importância do JIDOKA, processos automatizados e informatizados onde facilitam e qualificam as atividades dentro da organização. O GRUPO NC conquista inovação tecnológica constantemente para aperfeiçoar, minimizar não conformidades e garantir qualidade em seus processos e produtos, transmitindo confiança, respeito e comprometimento com as pessoas.

Teoria e Prática 
De acordo com o desenvolvimento do conteúdo abordado, foram realizadas comparações relacionadas ao cotidiano de cada integrante do grupo, relacionando os processos realizados pela empresa Germed Pharma com as atividades realizadas nas empresas dos integrantes do grupo.

* Comparativo de Produto (Diferencial): A integrante Giovanna, em seu cotidiano, atua em uma empresa envolvida no agronegócio onde seu diferencial é o serviço personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente como, por exemplo, o tratamento dedicado para o armazenamento de produtos em área litorânea onde, os silos (local de armazenamento) recebem uma pintura especial como proteção contra a maresia presente na região. Relacionando isso á Germed Pharma, podemos dizer que, sua estratégia de oferecer produtos de qualidade com baixo custo, torna-se um diferencial de mercado, onde resulta em mais clientes consumindo e indicando seu produto.
* E-Commerce: O integrante Jonas, em suas atividades em sua empresa de locações de ferramentas, desenvolve processos semelhantes aos da Germed Pharma em relação aos seus produtos, ou seja, locação de ferramentas com preço baixo e variedades de equipamentos é um diferencial em sua empresa. Sua estratégia é garantir uma rápida entrega, utilizar o meio de marketing online expandindo a imagens de seus produtos e conquistando novos clientes.
* Planejamento e Programação: O integrante Anderson, em seu dia a dia, desenvolve trabalhos no ramo de estética automotiva onde, sua programação é indispensável para que seu serviço possa ser realizado dentro do prazo e o veículo seja entregue em perfeitas condições de acordo com a necessidade de seu cliente. Podemos relacionar isso diretamente com o processo produtivo da Germed Pharma, onde a excelência de sua programação de produção e recursos permite que, todo seu processo aconteça dentro do planejado de acordo com os pedidos de venda.
* Logística: O integrante Gabriel, desenvolve seu trabalho com o auxilio de um sistema de gestão, onde grande parte das informações é inserida e controlada manualmente para que toda a funcionalidade logística da empresa ocorra de maneira correta. Comparando isso com o sistema SAP utilizado na Germed Pharma, evidencia uma grande diferença entre ações que o próprio sistema gerencia de maneira automática como: entrada e saída de produtos em estoque, conclusão fiscal automática para emissão de notas, organização exata de produto acabado, entre outras ações.
* Produção: A integrante Juliana trabalha numa indústria do setor de aparelhos eletrônicos, vivenciando no seu dia-a-dia vários pontos em relação a Germed Pharma, relacionados ao JIDOKA, onde suas atividades em geral são praticamente todas informatizadas, sejam em status de produtividade, onde se utiliza um painel eletrônico com todas as informações de produção, com sistema de gestão integrado facilitando e agilizando os processos produtivos.

Considerações 
Durante todo o desenvolvimento deste trabalho, agregamos a teoria dos assuntos abordados em sala de aula na disciplina de Gestão de Operações I, com a realidade de uma empresa que opera fortemente no ramo de medicamentos genéricos, a Germed Pharma, onde, praticamente todos os processos podem ser vivenciados e comparados na prática, com diversas aplicações, operações e estratégias relacionadas á produtos ou serviços, de acordo com a vivência de cada integrante do grupo.

Fonte: Alunos do curso de Engenharia de Produção da Faculdade de Jaguariúna (FAJ)
* Anderson Inacio
* Bruno Pontes
* Gabriel Meira Carvalho
* Giovanna Ismael da Silveira
* Jonas Galbes
* Juliana da Silva




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,