Gestão Operacional
A razão de ser das empresas é criar e fornecer valor para os Stakeholder (Sócios ou Acionistas, Colaboradores, Clientes, Fornecedores, Sociedade e Governo) gerando lucro e oportunidades para os negócios da empresa.
As operações são os processos pelos quais a empresa cria e fornece valor, sendo que os processos incorporam a capacidade da empresa.
É importante como gestor, ter uma visão de mercado e negócios para saber no que a sua empresa é melhor do que a concorrência e qual a excelência em operações que cria vantagem estratégica para sua empresa.
O gestor de operações supervisiona os processos da empresa que transformam inputs (entradas) em outputs (saídas) de maior valor agregado. Suas atividades são:
· Realizar operações de serviços;
· Atividades de fabricação;
· Gestão de projetos;
· Desenvolver programas de melhoria;
· Realizar treinamento e desenvolvimento de equipes.
Os principais interesses de um gestor de operações é a área de fabricação, desenvolver novos produtos e serviços, analisar oportunidades tecnológicas para ter maior rendimento operacional e de serviços, desenvolver oportunidades de compras e distribuição e propor um serviço diferenciado aos clientes.
Compete ao gestor de operações fazer com que a empresa conquiste e sustente a melhor posição, realize as melhores praticas de negócio, amplie os limites existentes, desenvolva melhoria contínua, realize inovações e redesenho de processos.
Para aumentar a eficácia operacional é necessário desenvolver:
· Melhoria da qualidade dos produtos, processos e serviços;
· Reduzir a incidência de defeitos e reclamação de clientes;
· Desenvolver de forma rápida os produtos e serviços para atender as necessidades e expectativas dos clientes;
· Implantar processos aprimorados e inovadores;
· Elevar o índice de entrega no prazo determinado pelo cliente;
· Ter uma dinâmica de compra que atenda a necessidade da empresa em preço, prazo e qualidade;
· Analisar oportunidades de terceirizar atividades não estratégicas para os negócios da empresa, para manter o foco no objetivo;
· Eliminar desperdício e refugos, tendo maior aproveitamento dos materiais nos processos e tempo nos serviços;
· Analisar oportunidades de melhoria e aplicar tecnologias avançadas para reduzir custos;
· Desenvolver um ambiente diferenciado para promover motivação dos colaboradores, formando equipes de alto desempenho e reter talentos;
· Reduzir o índice de absenteísmo.
Fonte: Romilson Cesar Lima
Comentários
Postar um comentário