Como faço para vender?
A vivencia e aprendizado que estou adquirindo sendo gerente geral de uma empresa, está proporcionando um bom aprendizado em vendas. Quero compartilhar com você alguns aprendizados.
- Antes de pensar o produto pense como vender;
- Faça um bom marketing (propaganda, promoção e relações publicas);
- Para criar um produto é necessário ter base cultural, ou seja, conhecer todo mercado/regiões que atende;
- Um mercado crescente no Brasil é criar produtos para base inferior (pessoas com menos renda $);
- Sempre criar algo conforme o gosto do cliente, não conforme seu gosto;
- Entenda e tranqüilize para dividir o valor dos seus produtos com outras partes interessadas, pois existem empresas industriais que não aceita a alta margem de lucro de grandes redes de lojas, representantes comercial, etc.;
- Procure aceitar sugestões do mercado para desenvolver melhorias e inovação no produto, nunca leve para o lado pessoal;
- Entenda a linguagem do comercio, pois sua principal ação é a troca (produtos, conhecimento, parceria, etc.);
- Quem dita às regras de mercado hoje não é mais as indústrias, são os consumidores e grandes redes;
- Busque administrar seu relacionamento com clientes, entender suas necessidades, expectativas e desejos;
- Quando realizar uma propaganda, preocupe-se com as ações de recepção depois, por exemplo, as faculdades investem muito em propaganda, mas no momento para fazer a matricula desses clientes não tem pessoas disponíveis para realizar com agilidade ou pessoas qualificadas;
- As pessoas não compram produtos, compram histórias;
- Procure ter um diferencial no mercado:
- Atendimento;
- Logística (agilidade e prazo);
- Comunicação (história da empresa);
- Design.
- Ficar atento ao cenário (ir ao mercado conhecer a situação – feiras, fornecedores, clientes, eventos, etc.);
- É na dificuldade que você começa a criar algo;
- Criar cumplicidade com stakroulders (ser apto a mudanças);
- Onde eu erro? Pergunte as pessoas;
- Fazer pesquisa com o consumidor para criar oportunidades de melhoria;
- Melhorar a comunicação interna, dizer a estratégia para as pessoas e as ações de melhoria necessária;
- Ouvir mais as pessoas para atacar mais em vendas;
- Aumentar o numero de visitas e contato com seus clientes e consumidores, principalmente na crise;
- Procurar mais oportunidade de vendas com quem já é cliente;
- Aprimorar sua qualidade na venda (conhecer a empresa, produto, cliente, etc.) e ver técnicas necessárias;
- Faça negocio com gente boa (evitar inadimplência), pois vender é difícil, mas receber...;
- Aumentar vendas em sua região;
- Falar os benefícios embutidos em seu produto (Se você tiver problema em um produto Chinês, não vai resolver, mas nossa empresa que está próximo de você sim.).
Fonte: Romilson Cesar Lima
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