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Pensamento enxuto – Lean thinking

Pensamento enxuto – Lean thinking
O pensamento enxuto é pensar na melhoria e reorganização de um ambiente produtivo, identificando o que agrega valor para o cliente e eliminando os desperdícios. Com essas melhorias conseguimos reduzir o tempo de atendimento aos clientes, reduzir as falhas, aumentar a rotatividade dos estoques e baixar os custos de produção.
Para tomar ação, veja os passos:
1 - Identifique o que é valor para o cliente
O que o cliente realmente percebe para atender suas necessidades, expectativas, sonhos e desejos. Coloque-se na visão de seu cliente e perceba o que realmente agrega valor.
Avalie seu atendimento e produção não está perdendo tempo com trabalhos desnecessários, eliminando burocracias e atividades de movimentações desnecessárias, por exemplo. Pense, temos que criar valor para o cliente e ter aproveitamento eficiente dos ativos da empresa para manter a competitividade.
2 – Mapeamento do fluxo de produção e desperdícios
Seja o “juiz” do valor ao cliente, avaliando aquilo que agrega e não agrega valor. Desenhe o fluxo das atividades da empresa, seus produtos e serviços mais relevantes para os resultados, ficando atento aos tempos que são realmente produtivos.
3 – Implante o fluxo continuo
Mantenha sua produção equilibrada conforme a demanda e forme lote econômico de fabricação.
4 – Deixe o cliente puxar a produção
Trabalhe com previsões para disparar sua produção, trabalhando de forma integrada e veloz. Em um mundo de constante inovação e mudança é melhor produzir conforme uma previsão do que arriscar em uma produção que pode sair de moda.
5 – Busque a perfeição
O sucesso depende das pessoas pautadas da responsabilização, desenvolvimento técnico e autonomia das equipes de linha de frente.   Passe as informações de forma clara, relacione com as atividades das pessoas e demonstre como podem contribuir e ter melhorias e torne as estratégias em ações.

Fonte: Romilson Cesar Lima

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