Pular para o conteúdo principal

Felicidade


FELICIDADE
Alberto Carlos Paschoaletto

INTRODUÇÃO
Dialogar a felicidade é um desafio de longa data e contextualiza-la nos tempos atuais é o objetivo desse artigo. A felicidade, cada vez mais incipiente, no contemporâneo, se transforma objeto de desejo. Um fim para ser alcançado a qualquer preço: concorre, ela, com mídias de comunicação de massa que, essas, alienadas, travestem seu significado em objeto de desejo alcançável pela competição (do trabalhar mais para pagar) e da sedução (do adquirir mais para ser e mostrar que é o melhor). Resultado: FELICIDADE UM PRÊMIO A QUALQUER PREÇO! Neste sentido a felicidade, distorcida, é um fim em si mesma e, a vida, um meio que perde seu valor e desce o indivíduo para um nível de sobrevivência, pois gera um ciclo vicioso num cenário de campo de batalha: Consumir por merecer X Ser feliz por consumir. É a troca da virtude corrompida pela viciação dos hábitos não saudáveis e do ponto de vista filosófico: do esvaziamento da essência do significado existencial. Muitos atenuam suas frustrações no prazer momentâneo da conquista do objeto desejado, mas, não percebem que o fazem para preencher lacunas de uma realidade, cada vez mais virtual e vazia, e caem nos vieses dos pecados da gula, avareza, luxúria, preguiça, ira, soberba, inveja, para compensar a iminente escravidão moderna. Todos esses pecados, capitais, se entrelaçam ao mesmo fim: Excesso de beleza exterior para encobrir o buraco negro do esvaziamento existencial! Nesse paradoxo entre fim e meio, dos corações e vidas desperdiçadas, as pessoas buscam conteúdo material acessível nas objetividades do consumo e, preenchem, como se fossem droga, o vazio existencial. Quiçá, pessoas preenchidas interiormente pelos sentimentos filosóficos, e, espiritualmente elevadas se descobrem FELIZES quando percebem que passam por provações nas suas vidas, porque descobrem que uma vida perfeita, como veiculada nos anúncios da propaganda e nos merchandisings das novelas simplesmente não existe!

DESENVOLVIMENTO:

1. Na plataforma antropológica-filosófica a respeito do imanente que se abre ao transcendente eis a questão chave: Existe relação entre a Virtude e Felicidade? E, se sim, quais suas relações para uma lição de vida?
Para Sócrates, a virtude nada é senão um meio para obter coisas boas (prazerosas) e, consequentemente, a felicidade se sustenta na ideia de que a virtude está presente em todos os discursos do espírito que eleva o homem ao status de sábio e sensível, imanente da felicidade; dessa forma, chega-se à tese da identidade entre virtude e felicidade.
A felicidade não requer poder de compra adicionada à virtude, e, em todos os casos, o homem sábio, independentemente da riqueza, é mais bem-sucedido que o ignorante (Platão); que se deixa levar no discurso sedutor da comunicação massificada. Nesse sentido a sabedoria genuína (moral socrática) nunca erra, é sempre bem-sucedida; A sabedoria pode ser vista como condição necessária e suficiente para a felicidade. A sabedoria é necessária e suficiente para o uso correto e bem-sucedido das coisas: A sabedoria é o único bem e a ignorância é o único mal (Platão).

2. Na plataforma de cunho teológico, a relação do homem existencialmente, temporalmente e espacialmente situado no mundo com o transcendente, ou numa linguagem religiosa, pode-se falar numa relação de partner entre a criatura e o seu Criador, o “Totalmente Outro”.


CONCLUSÃO
Pois então, uma pergunta: O que fazer para ser feliz? 
Filosoficamente é muito simples. É maravilhar-se com a vida e os seus milagres cotidianos, como o nascer do sol num dia de primavera, de intenso céu azul ou o se pôr no entardecer de rubro arrebol de uma tarde de outono: - máxima expressão da felicidade! Até porque a felicidade não é um fim, competição para alcançar a qualquer preço, aliás, filosoficamente não tem preço. Ela é próprio caminho do dia a dia e na correria do cotidiano, ora competitivo, não se consegue ver e sentir, pois está na imanência que transcende para interpretar e valorizar o sorriso de um amigo, o sol ou a chuva que te espera quando levanta da cama.
Pense bem: O primeiro passo para perceber a felicidade é o fato de parar para meditar a existência, enfim, fazer uma leitura do ser e estar vivo, porque nossa vida é nosso bem mais precioso. A nossa vida é o verdadeiro milagre: SEJA FELIZ, SIMPLES ASSIM! Eu digo isso com a experiência dos meus 47 anos e das 3 pontes que foram colocadas em meu coração. Por isso, conserve ou reencontre a inocência da juventude que nos fez maravilhar-nos por quase nada. Se a conservarmos, teremos sempre a chama da esperança que nos fará concretizar nossos objetivos enquanto percorremos nossa jornada existencial. Devemos maravilhar-nos com todas as manifestações da vida, dos seres humanos, dos animais, das plantas, que são também uma das múltiplas formas de vida. Para refletir, conclusivamente, sobre os dois lados do mundo:
Você é um daqueles a quem se chama feliz? Pois bem, você está triste todos os dias. Cada dia tem uma grande amargura e um pequeno cuidado. Ontem tremia pela saúde de alguém que é caro, hoje receia pela sua; amanhã será uma inquietação de dinheiro, depois a diatribe de um caluniador ou a infelicidade de um amigo, mais tarde o mau tempo que faz, qualquer coisa que se quebrou ou se perdeu, uma vez um prazer que a sua consciência e a coluna vertebral reprovam, outra vez a marcha dos negócios públicos. Isto sem contar as penas de coração. E assim sucessivamente. Uma nuvem que se dissipa e outra que se forma logo. Apenas um dia em cem de plena felicidade e cheio de sol.
 E sois desse pequeno número que é feliz! Quanto aos outros homens, envolve-os a noite estagnante.
 Os espíritos refletidos usam pouco desta locução: os felizes e os infelizes. Neste mundo, evidentemente vestíbulo de outro, não há felizes.
 A verdadeira divisão humana é esta: os iluminados e os tenebrosos. (Os miseráveis, de Vitor Hugo).
Finalmente, devemos maravilhar-nos com o nascer e o pôr do sol, com uma flor, uma bela paisagem, uma corrente de água. Iluminados para Conservar a inocência de uma criança para possibilitar fluir as energias positivas dentro de nós à nossa volta.


Por Alberto Carlos Paschoaletto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,