MARK
UP: CONTRIBUINDO COM A SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS
Administrador
de Empresa com Pós-graduação em Gestão Empresarial pela PUC e MBA em Gestão
Industrial pela FGV. Mestrando em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de
Vida pela UNIFAE.
Os acadêmicos têm muito
para contribuir para manter a sustentabilidade das empresas de pequeno, médio e
grande porte, expondo práticas e modelos de excelência de gestão.
O desafio empresarial mais importante da
atualidade é como manter a sustentabilidade das empresas. O maior medo dos
novos empreendedores é a quantidade de empresas que estão fechando
prematuramente, ou seja, a mortalidade infantil entre empresas nascentes é elevada
em todo o mundo. Existem pesquisas que demonstram que as empresas conseguem
viver hoje no Brasil cerca de 5 anos, e a expectativa média de vida de todas as
empresas, independente do porte, medida no Japão e em grande parte da Europa, é
de apenas 12,5 anos.
As
empresas estão tendo que competir em um ambiente de negócios cada vez mais
complexo, onde deve existir um maior nível de conhecimento para obter maior
eficiência e a eficácia em todos seus processos internos e externos.
Empresas
sustentáveis são conservadoras com suas finanças, buscando sempre conservar seu
dinheiro em caixa para evitar empréstimos de financiadoras e para quando surgir
novos conceitos de mudança ter dinheiro para empreender.
Estive
durante treze anos trabalhando em uma empresa de grande porte do segmento
têxtil passando por diversas áreas de negócio voltado a gestão industrial. Há
três anos surgiu a oportunidade de participar em um novo projeto corporativo
gerenciando uma empresa de médio porte e o primeiro assunto que discutimos foi
o custo de produção. Neste momento tive uma surpresa quando realizamos
auditoria para identificar oportunidades de melhoria nos custos industriais e
de vendas, sendo que está indústria tem como principais clientes grandes sites
e uma loja própria.
Conforme
o conhecimento dos empreendedores desta empresa, o calculo para chegar ao preço
de venda dos produtos é uma matemática muito simples: é só pegar a porcentagem
total dos impostos, incluir a margem de lucro desejada e lançar sobre o preço
do produto industrializado. Surgiu minha
primeira pergunta, como assim? Faça está memória de calculo no papel para eu
entender melhor a forma que vocês chegam ao preço de venda. Vejam os detalhes:
Se um
produto acabado na indústria ficar o valor de R$100,00 e o valor dos impostos somam
mais 18% de ICMS, 0,65% de PIS, 7% de Cofins (Total de impostos 25,65%) e desejamos ter uma
margem de lucro de 15%; calculamos o
valor de R$100,00 mais o total de 40,65% (impostos + margem de lucro), ficando
o valor de venda em R$140,65. Neste momento fiquei assustado com a proporção da
diferença do valor ideal para venda, mas vamos exemplificar esta memória de
cálculo:
A formula utilizada para vendas
Preço do produto - R$100,00
ICMS -
18% (*R$25,32)
PIS –
0,65% (*R$0,91)
Cofins
– 7% (*R$9,85)
Margem
de lucro – 15% (*R$21,10)
Total de impostos + margem de lucro =
40,65%
Valor de venda – R$140,65
Valor
inverso para honrar com impostos e margem de lucro = R$57,18
Diferença de erro no calculo do preço de
venda (R$140,65 – R$157,18) = R$16,53
* Valor abatido do resultado
representado pela venda no valor de R$140,65
Para
evitar perder dinheiro como exemplificado no cálculo exposto acima, é
necessário ter o conhecimento do Mark up (do inglês ‘marca para cima’). Este é
um fator determinante para manter a sustentabilidade econômica das empresas,
sendo que o calculo errado pode trazer resultados desastrosos para a empresa
como vimos no exemplo.
Para
calcularmos corretamente temos que considerar no preço da mercadoria a serem
vendidas os custos fixos (aluguel, manutenção, pessoas e encargos, manutenção,
depreciação, etc.), custos variáveis (matéria prima, insumos, energia elétrica,
etc.), despesas gerais (administrativa, comerciais e gerais), impostos (ICMS,
PIS, CONFINS, IRLP, CSLL, etc.), margem de lucro, comissões sobre vendas, etc.
O
objetivo de aplicar o Mark up é cobrir todas as despesas, custos de produção e
comercialização com formulas que possibilitem alcançar o resultado correto.
Seguindo
a mesma memória de calculo exposta acima, a forma ideal de calculo (Mark up)
ficaria:
Formula de calculo Mark up para
vendas
Preço do produto - R$100,00
ICMS -
18% (*R$30,33)
PIS –
0,65% (*R$1,10)
Cofins
– 7% (*R$11,79)
Margem
de lucro – 15% (*R$25,27)
Total de impostos + margem de lucro =
40,65%
Mark up divisor (40,65 – 100 ‘%total’ =
59,35)
Valor de venda – R$ 100,00/59,35 * 100 = R$168,49
Valor
inverso para honrar com impostos e margem de lucro = R$68,49
* Valor abatido do resultado
representado pela venda no valor de R$168,49
Após está experiência tenho perguntado para outras pessoas e profissionais como realizam o calculo de preço de venda em seus negócios e a maioria continua sem saber deste principio básico de calculo. As porcentagem que utilizamos para exemplificar este assunto foi apenas modelo, onde é necessário certificar os reais valores conforme seu segmento de atuação e perfil da empresa.
Conclusão
No
Brasil temos muitos empreendedores que inicia um pequeno negócio como um “voo
cego”, sem realizar um plano de negócios e muito menos seguindo princípios de
custo para manter o equilíbrio do orçamento e ter sustentabilidade. E na sua
empresa, o calculo de preço de vendas é feito pelo Mark up?
Concordo firmemente e reforço que empreendedores que fazem voo cego desestabilizam o mercado,ainda mais na prestação de serviços. empreendedorismo é bom mas logo veremos os problemas de "manada", isso é ter muito chefe pra pouco índio.
ResponderExcluirMark up, deve ser discutido mais vezes, na concorrência de hoje, A QUESTÃO não é ter um muito ou pouco dinheiro e sim baixo custo. Artigo muito rico e discutível. Parabéns Romilson