Pular para o conteúdo principal

Responsabilidade social empresarial


O discurso sobre o conceito e as práticas que envolvem a Responsabilidade Social (RS) e o Desenvolvimento Sustentável (DS), surgiu a partir do ano 1999, elevando o grau de atitude inovadora das pessoas e organizações empresariais. As empresas ocupam um importante papel social, desenvolvendo a prosperidade econômica (capacidade de gerar riqueza), alinhada ao respeito ambiental (soluções para reduzir os impactos no meio ambiente) e a proteção social (geração de trabalho e renda). As organizações respondem por suas ações e pelas consequências de seus atos, motivo este que devem agir de forma ética e correta com a sociedade e em relação ao meio ambiente.

Diante da legalidade, as empresas tem como compromisso obedecer as regras, normas e leis do local onde ela está inserida, seguindo os princípios municipais, estaduais, federais e internacionais, sejam elas tributárias, trabalhistas, cíveis, penais, entre outras.

As práticas de Compliance (agir conforme as regras de Conformidade) e Governança Corporativa (Transparência das práticas de quem dirige a empresa), tem crescido para elevar o nível de confiança e transparência das ações empresariais. Os líderes precisam ir além, demonstrando as práticas e realizações sobre o que está sendo realizado com os trabalhadores, entidades governamentais, organizações não governamentais (ONG’s) e sociedade como um todo, antes que a lei os obriguem a fazer.

Este breve artigo é apenas uma provocação, estude mais sobre o assunto e pratique.

Veja também em:
ISO 26.000

Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...