Pular para o conteúdo principal

Responsabilidade social empresarial


O discurso sobre o conceito e as práticas que envolvem a Responsabilidade Social (RS) e o Desenvolvimento Sustentável (DS), surgiu a partir do ano 1999, elevando o grau de atitude inovadora das pessoas e organizações empresariais. As empresas ocupam um importante papel social, desenvolvendo a prosperidade econômica (capacidade de gerar riqueza), alinhada ao respeito ambiental (soluções para reduzir os impactos no meio ambiente) e a proteção social (geração de trabalho e renda). As organizações respondem por suas ações e pelas consequências de seus atos, motivo este que devem agir de forma ética e correta com a sociedade e em relação ao meio ambiente.

Diante da legalidade, as empresas tem como compromisso obedecer as regras, normas e leis do local onde ela está inserida, seguindo os princípios municipais, estaduais, federais e internacionais, sejam elas tributárias, trabalhistas, cíveis, penais, entre outras.

As práticas de Compliance (agir conforme as regras de Conformidade) e Governança Corporativa (Transparência das práticas de quem dirige a empresa), tem crescido para elevar o nível de confiança e transparência das ações empresariais. Os líderes precisam ir além, demonstrando as práticas e realizações sobre o que está sendo realizado com os trabalhadores, entidades governamentais, organizações não governamentais (ONG’s) e sociedade como um todo, antes que a lei os obriguem a fazer.

Este breve artigo é apenas uma provocação, estude mais sobre o assunto e pratique.

Veja também em:
ISO 26.000

Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

Gestão estratégica Habib's

O Habib's é a uma rede  brasileira  de  fast-food , especializada em  comida árabe . A rede possui mais de 400 restaurantes em todo o país e a primeira  loja  foi inaugurada em  1988  em  São Paulo por Alberto Saraiva.  A princípio o cardápio era composto somente de esfihas, quibes e beirutes; porém para atender uma fatia maior de mercado o Habib’s diversificou seu cardápio, e hoje possui mais de sessenta itens.                       A principal estratégia do fundador sempre foi atrelar qualidade e preço baixo, desmistificando que produtos baratos são de qualidade duvidosa.  A rede também faz parte de um novo cenário de negócios, onde a manutenção dos custos e garantia de qualidade se fazem presentes através da verticalização do processo produtivo.                     ...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...