Pular para o conteúdo principal

Inovação e novos mercados

Empreender é vender!

Diante de um cenário globalizado e competitivo, as organizações tem buscado novas alternativas no desenvolvimento de produtos e serviços, inovando suas estratégias e práticas de vendas para atender as necessidades, expectativas e desejos dos clientes.

De acordo com as previsões feita pela Innosight (2018), nomeada como Corporate Longevity Forecast (Previsão de Longevidade Empresarial), metade das empresas listadas na S&P 500 (As 500 empresas mais bem cotadas no mercado) serão substituídas nos próximos 10 anos.

As empresas que não tiverem a capacidade e agilidade para se reinventarem, não acompanhar as mudanças digitais e não requalificar sua equipe, sofrerá perda de mercado. 

O mundo do trabalho está passando por uma transição em larga escala, semelhante o da era agrícola para a era da industrialização, sendo agora a era exponencial (tecnologia, inteligência e conectividade), saindo de um modelo baseado na escassez para a geração de abundância a partir de 6D's (Digitalizado, dissimulado, disruptivo, desmonetizado, desmaterializado e democratizado).

As organizações da próxima geração não estão apenas concentradas em fornecer produtos ou serviços em troca de lucro, mas também têm o proposito de impactar positivamente o mundo e solucionar desafios globais. Para isso deve-se ter um Proposito Transformador Massivo (PTM), que serve como inspiração para agir, expressando suas paixões, criando conexões emocionais com mudanças positivas.

Veja alguns PTM's
Google - "Organizar as informações do mundo".
TEDx - "Ideias que merecem ser espalhadas".
Singularity University - "Impactar positivamente um bilhão de pessoas".
Philips - "Tornar o mundo mais saudável".
Tesla - "Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável".
Dove - "Ajudar a próxima geração de mulheres a realizar seu pleno potencial".
Starbucks - "Inspirar e acalentar o espírito humano".
Unilever - "Tornar corriqueira a vida sustentável".
Spotify - "Música para todos".

Estudos realizados pela McKinsey (2017) revela que "62% dos executivos acreditam que terão que retreinar ou substituir mais de 1/4 de sua força de trabalho. Até as melhores universidades estão falhando em preparar alunos com as aptidões necessárias para atenderem aos requisitos de contratação das empresas, e para completar, muitos alunos estão alienados em um modelo de aprendizado antigo e expositivo.

As habilidades imprescindíveis neste novo cenário são:
- Agilidade de aprendizagem (aprender novas coisas rapidamente).
- Colaboração e trabalho em equipe.
- Perseverança.
- Curiosidade.
- Aptidão de questionar o mundo ao seu redor.

Pergunto:
- Quantos gestores sabem se tem as habilidades certas para sua empresa?
- Quantos líderes sabem se realmente que habilidades as pessoas da sua equipe têm?
- Quantos funcionários apresentam uma visão clara das habilidades que têm e das que precisarão no futuro?

Para os pragmáticos, as pessoas vão perder o trabalho. Para os otimistas, o mundo continua em constante transformação e o trabalho sempre vai existir, pois problemas para ser resolvido, sempre existirá.

Cabe a humanidade, alinhado as transformações exponenciais, dar solução aos problemas.

Por Romilson Cesar Lima
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...