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Inovação e novos mercados

Empreender é vender!

Diante de um cenário globalizado e competitivo, as organizações tem buscado novas alternativas no desenvolvimento de produtos e serviços, inovando suas estratégias e práticas de vendas para atender as necessidades, expectativas e desejos dos clientes.

De acordo com as previsões feita pela Innosight (2018), nomeada como Corporate Longevity Forecast (Previsão de Longevidade Empresarial), metade das empresas listadas na S&P 500 (As 500 empresas mais bem cotadas no mercado) serão substituídas nos próximos 10 anos.

As empresas que não tiverem a capacidade e agilidade para se reinventarem, não acompanhar as mudanças digitais e não requalificar sua equipe, sofrerá perda de mercado. 

O mundo do trabalho está passando por uma transição em larga escala, semelhante o da era agrícola para a era da industrialização, sendo agora a era exponencial (tecnologia, inteligência e conectividade), saindo de um modelo baseado na escassez para a geração de abundância a partir de 6D's (Digitalizado, dissimulado, disruptivo, desmonetizado, desmaterializado e democratizado).

As organizações da próxima geração não estão apenas concentradas em fornecer produtos ou serviços em troca de lucro, mas também têm o proposito de impactar positivamente o mundo e solucionar desafios globais. Para isso deve-se ter um Proposito Transformador Massivo (PTM), que serve como inspiração para agir, expressando suas paixões, criando conexões emocionais com mudanças positivas.

Veja alguns PTM's
Google - "Organizar as informações do mundo".
TEDx - "Ideias que merecem ser espalhadas".
Singularity University - "Impactar positivamente um bilhão de pessoas".
Philips - "Tornar o mundo mais saudável".
Tesla - "Acelerar a transição do mundo para a energia sustentável".
Dove - "Ajudar a próxima geração de mulheres a realizar seu pleno potencial".
Starbucks - "Inspirar e acalentar o espírito humano".
Unilever - "Tornar corriqueira a vida sustentável".
Spotify - "Música para todos".

Estudos realizados pela McKinsey (2017) revela que "62% dos executivos acreditam que terão que retreinar ou substituir mais de 1/4 de sua força de trabalho. Até as melhores universidades estão falhando em preparar alunos com as aptidões necessárias para atenderem aos requisitos de contratação das empresas, e para completar, muitos alunos estão alienados em um modelo de aprendizado antigo e expositivo.

As habilidades imprescindíveis neste novo cenário são:
- Agilidade de aprendizagem (aprender novas coisas rapidamente).
- Colaboração e trabalho em equipe.
- Perseverança.
- Curiosidade.
- Aptidão de questionar o mundo ao seu redor.

Pergunto:
- Quantos gestores sabem se tem as habilidades certas para sua empresa?
- Quantos líderes sabem se realmente que habilidades as pessoas da sua equipe têm?
- Quantos funcionários apresentam uma visão clara das habilidades que têm e das que precisarão no futuro?

Para os pragmáticos, as pessoas vão perder o trabalho. Para os otimistas, o mundo continua em constante transformação e o trabalho sempre vai existir, pois problemas para ser resolvido, sempre existirá.

Cabe a humanidade, alinhado as transformações exponenciais, dar solução aos problemas.

Por Romilson Cesar Lima
 

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