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Agile Mindset - Manifesto ágil

Agile Mindset - Manifesto ágil


Chegamos em um momento pessoal e profissional que a agilidade, comunicação e projetos compartilhados, são definitivamente imprescindíveis ter como habilidade e competência.

As práticas do Agile Mindset - Manifesto ágil, tornam-se um diferencial para estreitar nossa comunicação com os clientes e consumidores, trazendo atitudes assertivas para nosso processo de trabalho e execução dos produtos e serviços.

Pensar de fora (pensar no cliente) para dentro (execução do processo pela equipe), construindo condições para eliminar problemas e entender a real necessidade, expectativa e desejo do cliente, é um diferencial competitivo e produtivo. O que adianta, agirmos como as antigas práticas da gestão de projetos, que priorizava fazer (imagina que um projeto leva o tempo de 3 meses para ficar pronto) para mostrar ao cliente e não ser aquilo que realmente ele deseja? Diante de um cenário macroeconômico em constante transformação, precisamos estar constantemente integrado aos nossos clientes e consumidores para mudar a "rota", corrigindo a disparidade com agilidade.

A história do agile midset, surgiu no ano 2001, da iniciativa de 17 profissionais que atuam com softwares, criando uma nova metodologia para entrega ao cliente. Este manifesto ágil tem o propósito de:
- Seja parceiro (Surpreenda os clientes e consumidores).
- Entregue valor (produto e serviço simples e funcional).
- Responda as mudanças (experimente, aprenda e altere para atender a necessidade do cliente).
- Lida com imprevisibilidade (dos indivíduos e suas interações).

12 principio do manifesto ágil

1 - Geração de valor - Satisfazer o cliente com entrega adiantada e contínua.
2 - Flexibilidade - Aceitar mudanças e aprimoramento, criando com o cliente projetos flexíveis.
3 - Frequência - Entrega frequente para o cliente (dia, semana, mês).
4 - Colaboração - Trabalhar em conjunto, unindo equipe multifuncional.
5 - Engajamento, autoeficácia e autonomia - Oferecer suporte necessário e confiar nas pessoas.
6 - Conversa cara a cara - Comunicar a todos, mostrando a sua cara (reunir 15 minutos), identificando: O que fizemos ontem? O que faremos hoje? Quais os obstáculos que nos impedem de trabalhar melhor?
7 - Funcionalidade e utilização imediata - O produto e serviço deve ser funcional desde o princípio! "Pronto" significa que pode ser utilizado e operacionalizado imediatamente pelo cliente.
8 - Ambiente sustentável - Ter patrocinadores, desenvolvedores e usuários engajados. Planejar os trabalhos e ritmo constante. Ter cadência (ritmo) é fundamental. 
9 - Excelência técnica - Excelência e bom design aumenta a agilidade. Planejar e executar a necessidade do cliente.
10 - Simplicidade - Fazer mais com menos. Ter valor agregado, eliminar desperdício, fazer apenas o necessário.
11 - Times auto organizáveis - Se organizar conforme a demanda, ser criativo e dar liberdade para criar, sem esperar controle ou comando.
12 - Avaliação e aprendizado constante - Regularmente o time reflete como ser mais efetivo, avaliando o que é funcional, aprendendo e melhorando constantemente.

Liderança com mentalidade ágil

- Prioriza as metas e tarefas com os indicadores de valor para o cliente (os indicadores estão definidos?).
- Evita burocracia e processos desnecessários (está aproveitando o tempo da equipe com informações úteis e resumidas?).
- Reduz risco para inspeção (as métricas de qualidade do produto e serviço está correta?).
- Faz reunião de 15 minutos (para alinhar o que foi feito, o que deve fazer e solucionar os obstáculos).
- Cria segurança psicológica para equipe (solucionando dificuldades e dando apoio).

Como fomentar uma cultura ágil e lidar com o erro

- Reconhecer e fazer escolhas conforme a necessidade do cliente.
- Ter o comportamento de ajustar estratégias e resolver gargalos.
- Não encontrar culpado, mas sim resolver os gargalos.
- Criar modelo de geração de valor, sem desperdício emocional, intelectual e aproveitamento do tempo. 
- Empoderar equipe para criar inovação e soluções para os clientes.

Framework Scrum

O primeiro escritor sobre o assunto foi Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, tratando sobre o tema gestão do conhecimento em 1986 em sua publicação the new product development game (o novo jogo para o desenvolvimento de novos produtos) na Havard Business School, demonstrando a importância para criar práticas dinâmicas, harmoniosas e rápidas em um projeto para produto e serviços.
No ano de 1995, Ken Shwaber e Jeff Sutherland retoma o assunto com a proposta de manifesto ágil e scrum guide, sendo utilizado por:

- Reference data - Pesquisar e identificar mercados viáveis, tecnologias e funcionalidade de produtos.
- Development - Desenvolver produtos e melhorias.
- Project assessment - Liberar produtos e serviços, várias vezes por dia.

Pilares e práticas Scrum

- Transparência - Descrição do processo, padrões comuns e gestão a vista.
- Inspeção - Inspecionar oportunidades de melhoria.
- Adaptação - Ajustar sempre quando necessário e com rapidez.

Papéis, cerimônia e artefatos

1 - Fluxo de informações das pessoas (Papeis)
- Product Owner (PO) = Dono do produto ou serviço.
- Scrum Master (SM)
- Equipe de desenvolvimento (DEV)

2 - Quatro cerimônias de inspeção e adaptação (Cerimônias)
- Planejamento de sprint = Como será feito o projeto.
- Reuniões diárias = Atividade em grupo, tarefas e funções.
- Cerimônia de revisão = Verificar as entregas e se estão sendo úteis para o cliente.
- Cerimônia de retrospectiva = Rever aprendizados, corrigir, implementar melhorias.

3 - Forma ágil para entrega de valores (Artefatos)
- Visão do produto = Objetivos do cliente, finalidade e tarefas que geram valor.
- Backlog do produto = Funcionalidade do projeto para o cliente.
- Execução do sprint = Espaço/tempo das tarefas e funcionalidades.
- Resultado do sprint = Incremento potencialmente entregável do produto, que estão 100% para serem utilizados pelos clientes.

REFLEXÕES ESSENCIAIS PARA SER ÁGIL

- Reuniões de 15 minutos.
- Enviar informações suficientes por e-mail ou outro canal de comunicação adequado.
- Aproveitar o tempo.
- Repensar e otimizar atividades.
- Criar fluxo e reduzir burocracia.
- Retire os obstáculos.
- Tenha resiliência e entregue valor.
- Inspeção e adaptação ao cliente.
- Buscar pessoas interessadas para engajar no projeto.


Bons estudos, práticas e sucesso.
Por Romilson Cesar Lima


  
     

    

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