Pular para o conteúdo principal

Meus 10 anos de graduado em Administração de Empresas

Hoje retomo uma causa nobre que deixei de me dedicar, escrever pensatas (expor meus pensamento, vivência, conhecimento sobre determinado assunto) para postar no blog que criei: romilsongestor.blogspot.com.br.
Iniciei este blog com o desejo de compartilhar aprendizados em relação a minha vivência profissional, incluindo em uma próxima etapa a vivência das pessoas que passaram em minha vida, inclusive dos elevadíssimos discentes da graduação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção.
No mês de julho completei meus 10 anos como graduado em Administração de Empresas. Apesar de manter o contato com a maioria dos amigos que esteve comigo no decorrer deste processo de aprendizado, vejo que a maioria ainda tem muitos sonhos, talvez sonhos que não foram supridos com a “promessa” que as pessoas que tiverem uma graduação têm um rendimento muito maior, que conquistaria muitos “sonhos de consumo”, teria reconhecimento em muitos lugares, poderia desfrutar de grandiosos momentos corporativos, viagens de negócios, motorista particular, capital financeiro para vivenciar grandes experiências de viagens nacionais e internacionais, com uma família feliz onde você daria tudo que o dinheiro pode comprar, enfim, pensando em coisas mundanas e consumismo, você daria conta como Administrador de Empresas.
Quero expressar brevemente meu Projeto de Vida e o que vivenciei neste período, se servir para sua reflexão será uma honra, se não servir, sem problemas, a vida é para ser vivida e respeito seus pensamentos.
Iniciei minha carreira profissional em uma empresa de grande porte do segmento têxtil de cama, mesa e banho, reconhecida por sua marca e qualidade. Aprendi muito e sou eternamente grato a todos, inclusive pelas provocações e toda diversidade de sonhos e pensamentos. Nunca fui exemplo nos estudos, pelo contrario, apesar de ser filho de Professora, eu gostava mais de ser livre e curtir a vida, com poucas responsabilidades, mas quando iniciei minha vivência no ambiente profissional foi um grande salto em meu Projeto de Vida. Comecei atuando no departamento de tecelagem, onde minhas responsabilidades seria ser abastecedor de máquinas tecer, pois as máquinas precisas de materiais para trabalhar, neste caso o abastecimento era feito com rolos de fios de algodão e poliéster (conhecido tecnicamente como rocas de fio). A coisa não foi fácil, pois além de abastecer as máquinas era responsabilidade minha realizar a limpeza embaixo das máquinas, pois acumulava filamentos de algodão, e consequentemente a limpeza do departamento, onde fazia a varredura duas vezes no turno que eu trabalhava. Mas com meu empenho, dedicação e crescimento da produtividade da empresa, logo fui promovido como operador de máquina tecer. Minhas atividades eram realizadas no 1° turno, das 05h00 às 13h00 com 30 minutos de almoço, sendo que o ônibus que transportava os funcionários para a empresa passava no “meu ponto” as 04h15 e estava de volta em minha casa as 13h45. Neste período eu estudava a noite, coisa de quem precisa trabalhar e estudar, mas tive como minha responsabilidade, pois minha vida é assim. Minha amada Mãe sempre fez o que pode para me dar do bom e do melhor, estudo de qualidade no chamado IAE – Instituto Adventista de Ensino, e uma nobre Educação em casa, pois Educação quem deve dar é os pais, escola é para Escolarizar.
Certo fim de semana, meu Tio (Nildo) e Tia (Vera), que residem em Panorama/SP, estiveram em minha casa e minha Tia orientou: Cesar, você está trabalhando em uma grande empresa, sugiro que faça Administração de Empresas. Quando escutei dela, acredito que foi um toque divino...vou procurar saber sobre este curso e onde tem vestibular aqui próximo. A família ficou entusiasmada por minha atitude. Fiquei sabendo que teria o vestibular na Universidade Paulista (UNIP) em Limeira/SP e que está era uma nova unidade da Universidade e teria grandes chances. Fiz o vestibular em um domingo, mas contei apenas para minha Mãe, pois fiquei com vergonha de compartilhar com os amigos do trabalho e outros familiares, pois corria o risco de ser reprovado e questionado por minhas “incapacidades”, mas a surpresa é que fui aprovado, junto ao grupo maravilho e elevadíssimo, entre eles, empresários do município de Limeira, pessoas que já atuavam no corporativo de empresas da cidade. O curso e ambiente realmente era excelente, aprendi muito, para mim tudo era uma superação, pois nessa época eu acreditava pouco em minha capacidade.
Quando cheguei na 2° feira após o vestibular na empresa, com sorriso de orelha a orelha, procurei a Líder de produção da célula onde eu trabalhava, Amigos de trabalho e o Supervisor de produção para compartilhar minha realização, o que me surpreendeu quando todos tiraram sarro de mim, questionando o motivo de fazer faculdade, que é uma coisa que não traz vantagem nenhuma para a pessoa. Fique surpreso com a atitude daqueles que eu acreditava que iriam me apoiar e vibrar com minha conquista do vestibular.
Comecei a graduação e atuei por mais 2 anos como Operador de Máquina de Tecer, onde tive mais uma promoção para ser o Líder da célula de produção, mas sentia que estava distante do meu sonho que era atuar no Administrativo da empresa, pois eu estava me dedicando muito, formando relacionamentos, realizando muita leitura, sugerindo oportunidades de melhoria, trabalhando dobrado, tudo para conseguir chegar em níveis maiores na empresa, para colocar todos aprendizados na prática.
Surgiu uma oportunidade para eu ser reserva de férias de uma Calculista de Produção, mas ela com um perfil centralizador, não deixou eu com informações suficientes para executar com excelência a atividade, mas por uma ironia do destino, a equipe de Estudos, Métodos e Tempos (E.M.T.) esteve realizando um estudo das atividades do calculista de produção, e perceberam que apesar da minha pequena experiência como calculista, eu estava desempenhando bem as atividades e existia tempo para desenvolver outras atividades. Gostaram do meu trabalho e dedicação, visualizaram na minha pessoa potencial para resultados, mas mesmo assim, quando terminou as férias da calculista de produção, ela retomou as atividades e eu tive que deixar a roupa social e colocar meu jaleco para retomar a atividade como operador de máquina, foi quando eu disse, “para traz nem para pegar impulso, prefiro pedir demissão que voltar para ser operador de máquinas”. Nada contra a função, mas por toda minha dedicação e esforço eu acreditava que era hora de atuar em uma atividade voltado ao Administrativo que Operacional. Quando conversei com o Administrador do departamento de Tecelagem que estaria pedindo demissão, ele comentou para eu ter calma, que na hora certa a oportunidade iria acontecer, então eu disse obrigado, estou indo para o RH (Recurso Humanos) assinar minha demissão. Quando cheguei ao RH disseram para eu voltar no departamento para ter uma nova conversa, foi quando o Administrador do EMT estava no telefone e conversou comigo para eu esperar, pois ele estava em Blumenau/SC, mas gostaria de ter eu na equipe como Calculista.
Como Calculista me dediquei ao máximo, para ter tempo de aprender novas atividades no departamento e surgiu a oportunidade de atuar como Cronometrista, cuidando diretamente de melhoria de métodos, atividades produtivas, observando novas práticas para orientar as pessoas. Lá cheguei a ser Cronoanalista e depois Administrador do departamento. Neste decorrer, iniciei pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) em Gestão Empresarial. Após está iniciei MBA em Gestão Industrial na Fundação Getulio Vargas (FGV) e tive grandes reconhecimentos, com destaque para um grande Líder e Apoiador Márcio Zanetti que era o Gerente Geral de Unidade. Comecei a viajar pela empresa, ampliar o conhecimento sobre as práticas corporativas, projetos industriais, coordenar as reuniões estratégicas da empresa, tratar diretamente sobre a Gestão de Custos e Industrial. Nesta época as portas se abriram para outras oportunidades, como Conselheiro Fiscal de um Clube Social, como Consultor Empresarial, como Professor em curso Profissionalizante de Administração e posteriormente como Empresário de um Comercio.
Devido essa diversidade de trabalhos e responsabilidades, contava com uma equipe de altíssimo desempenho, que contribui muito em meu Projeto de Vida, sou uma pessoa iluminada por Deus ter direcionado pessoas grandiosas para dar apoio e direcionamento. Nos finais de semana ainda namorava e era leitor na igreja da minha comunidade, curtia bastante com a família em churrascos, gostava de sair para lugares que são referência e estar junto a convívios sociais, inclusive nas estradas de moto.
Diante de forte pressão com mudanças de gestão na empresa, após 13 anos de trabalho chegou o momento de sair, mas aconteceu algo importantíssimo nessa etapa, que novamente percebi o quanto o bom caráter, ética, humildade, fraternidade, respeito, conhecimento, contribuem para o nosso Projeto de Vida. Fui convidado para ser Gerente Administrativo em uma empresa de médio porte do segmento têxtil, em expansão por motivo da invenção de um produto para cama, que patentearam e precisavam do apoio de um conhecedor em Gestão e Administração para alavancar a idéia. Nesta empresa estive por quase 3 anos, muitas realizações e conquistas, uma família maravilhosa que me ensinou muito, tenho muito respeito e gratidão por tudo que fizeram por mim, mas tomei uma decisão radical, deixar o mundo corporativo neste momento para dedicar a carreira de Professor Universitário (onde estou a mais de 6 anos) e Mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida na UNIFAE em São João da Boa Vista. Este mestrado me desconstruiu, na verdade meus pensamentos, que até então eram inteiramente voltados para o capitalismo “selvagem” e me deparei com a condição de não enxergar apenas a prosperidade econômica, mas também o respeito ao meio ambiente e proteção social, que é conhecimento como os 3 pilares da sustentabilidade. No decorrer deste momento temos passado no Brasil um julgamento de valores, de esquerda e direita, na verdade o único interesse é o Poder, mas podemos perceber o conflito geopolítico para definir qual destino e base aliada que o país se alienara.
Sei que sou um mero aprendiz, sempre aprendemos, mas quero deixar uma simples contribuição para você que atua diretamente no mundo corporativo ou em qualquer que seja a prática: Estimule a cooperação ao invés da competitividade, valorize a igualdade e deixe de eleger ganhadores, evite mandar nas pessoas, todos somos iguais e estamos aprendendo, evite vender excessivamente sua vida deixando de desfrutar família, lazer, espiritualidade, conhecimento. Lembre-se, “a melhor comparação é a que fazemos com nós mesmo. De onde estamos, podemos aspirar à conquista do lugar que gostaríamos de ocupar”.
“Somente quando o homem tiver adquirido o conhecimento de todas as coisas, poderá conhecer a si mesmo. Porque as coisas nada mais é que as fronteiras dos homens. Conhece-te a ti mesmo. Se você não se conhece, seguirá o caminho do rebanho”.
“Se puder mudar a sua voz, tudo ficará bem. Se não puder, mesmo indo para o leste, vai acontecer a mesma coisa, pois as pessoas de lá também não vão gostar”.
“Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos. O mundo real é muito menor que o mundo da imaginação”.
“Aprecie e agradeça as 7 maravilhas do mundo: Ver, ouvir, tocar, provar, sentir, rir e amar”.
“Toda convicção é uma prisão”.

Desejo muitas realizações em sua vida, mas lembre-se, fique atento à forma de enxergar e seja grato sempre.

Abraços fraternais.    

Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,