Compra da Motorola
Em maio de 2012 o
Google comprou a Motorola por US$12,5 Bilhões com o objetivo das duas cias se
empenharem no desenvolvimento da plataforma Android, aumentando as patentes do
Google e disputando o mercado dominado pela Apple, Microsoft e Samsung.
Dois anos depois
o Google vendeu a Motorola para a Lenovo, por US$2,91 Bilhões, deixando claro
que fracassou na tentativa de entrar no segmento de hardware. Google achou
melhor continuar naquilo que é seu foco principal, serviços em software e
patentes. Para amenizar o prejuízo na venda da Motorola, o Google ficou com as
patentes de celulares e comunicações.
Para a Lenovo,
abriu-se uma porta para expansão mundial e possível liderança no mercado de
smartphones, estratégia iniciada em 2005 pela compra da divisão de computadores
da IBM.
No Brasil a
Lenovo é detentora das marcas Motorola e CCE, ambas de futuro incerto ao longo
prazo.
Flextronics:
No Brasil, a
Flextronics é responsável pela manufatura, compras, logística e TI da Motorola,
utilizando as instalações em Jaguariúna de forma terceirizada.
Para atender a
globalização econômica e de produtos e serviços, a Flextronics forma alianças
no mundo todo, possibilitando o sucesso em seu modelo de negócio.
Cultura Gerencial Vencedora
A Flextronics
tem a mesma preocupação que Jorge Paulo Lemann, CEO mundial da InBev,
disponibilizando treinamentos, tanto para aperfeiçoamento do trabalho ou
melhoria contínua, como também treinamentos para vagas internas em áreas
específicas como reparo de placas. Diferente da Motorola que contratava
mão-de-obra de fora da empresa ao invés de oferecer treinamento para os
funcionários.
A Cultura da
Inbev acredita que o indivíduo deve agir como dono da empresa, além de
acreditar nas suas competências para fazer as coisas acontecerem, ou seja,
acreditam que todos devem trabalhar juntos numa direção comum, e é uma cultura em
dividir os lucros.
A Flextronics
também garante aos funcionários uma participação nos lucros, e também acredita
que todos devem caminhar juntos, fazendo parte do sucesso da empresa.
Comunicação Aberta
Na Flextronics,
assim como na ImBev, não existem paredes divisórias, tudo é dito e resolvido
com conhecimento de todos e abertamente.
Na Flextronics
as baias dos supervisores, engenheiros, gerentes, são sem paredes, justamente
porque a empresa tem essa cultura de eu todos devem está abertos a comunicação
evitando assim repartições.
Uma outra forma
de ter uma relação aberta com seus funcionários é através das reuniões que
acontecem mensalmente, onde são colocadas as metas atingidas ou não, se os
indicadores de cada setor ficou dentro do esperado, como absenteísmo,
qualidade, etc. Nessas reuniões são feitos sorteios de celulares, como forma de
incentivo aos funcionários que estão dentro do percentual de absenteísmo.
Existe também o “Café
com o Chefe”, onde os funcionários se inscrevem, e depois participam de um café
com o diretor da Flextronics do Brasil. Durante o café, os funcionários podem
relatar os problemas existentes na empresa.
Relacionando com os 18 alicerces da cultura
campeã, segundo o que é passado na Flextronics:
1-
Todos trabalham juntos para um mesmo
objetivo
2-
Os funcionários trabalham em equipe
3-
O lucro leva a novos investidores, que é o
que a empresa busca.
4-
Foco nos objetivos da empresa
5-
Existe a responsabilidade de cada parte pelo
que diz respeito a sua área.
6-
Simplicidade na fabricação e no formato das
linhas
7-
Informações são passadas com transparência
para diminuir conflitos
8-
Existem a preocupação com treinamentos
9-
Incentivo para novas idéias e ações pró
ativas
10- Trabalhamos
muito e com alegria
11- Tudo
deve acontecer na mesma sintonia, setores trabalhando com empenho
12- Preocupação
com materiais danificados gerando gasto para empresa é a principal preocupação.
13- A
busca pela constante melhoria leva a um produto competitivo
14- Criação
de novos produtos
15- A empresa tem discrição em assuntos que
envolvem seu nome, e toda notícia divulgada na mídia, como por exemplo, a venda
da Motorola para a Lenovo, a empresa se coloca para os funcionários para
esclarecimentos.
16- A
busca pela melhoria contínua é o foco da empresa
17- A
Flextronics tem preocupação em manter o nome da Motorola no mercado competitivo
18- Burlar
processos e qualquer outro tipo de procedimentos é tratado com não
conformidades para a linha de produção.
FFonte: Eliane Toniatti, Ionara Bittencourt, Juliano Timoteo, Luis Gustavo Canton e Raquel Carvalho, alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).
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