Pular para o conteúdo principal

Comparativo entre o Case Ambev e a empresa Flextronics.

Compra da Motorola

Em maio de 2012 o Google comprou a Motorola por US$12,5 Bilhões com o objetivo das duas cias se empenharem no desenvolvimento da plataforma Android, aumentando as patentes do Google e disputando o mercado dominado pela Apple, Microsoft e Samsung.
Dois anos depois o Google vendeu a Motorola para a Lenovo, por US$2,91 Bilhões, deixando claro que fracassou na tentativa de entrar no segmento de hardware. Google achou melhor continuar naquilo que é seu foco principal, serviços em software e patentes. Para amenizar o prejuízo na venda da Motorola, o Google ficou com as patentes de celulares e comunicações.
Para a Lenovo, abriu-se uma porta para expansão mundial e possível liderança no mercado de smartphones, estratégia iniciada em 2005 pela compra da divisão de computadores da IBM.
No Brasil a Lenovo é detentora das marcas Motorola e CCE, ambas de futuro incerto ao longo prazo.

Flextronics:

No Brasil, a Flextronics é responsável pela manufatura, compras, logística e TI da Motorola, utilizando as instalações em Jaguariúna de forma terceirizada.
Para atender a globalização econômica e de produtos e serviços, a Flextronics forma alianças no mundo todo, possibilitando o sucesso em seu modelo de negócio.

Cultura Gerencial Vencedora

A Flextronics tem a mesma preocupação que Jorge Paulo Lemann, CEO mundial da InBev, disponibilizando treinamentos, tanto para aperfeiçoamento do trabalho ou melhoria contínua, como também treinamentos para vagas internas em áreas específicas como reparo de placas. Diferente da Motorola que contratava mão-de-obra de fora da empresa ao invés de oferecer treinamento para os funcionários.
A Cultura da Inbev acredita que o indivíduo deve agir como dono da empresa, além de acreditar nas suas competências para fazer as coisas acontecerem, ou seja, acreditam que todos devem trabalhar juntos numa direção comum, e é uma cultura em dividir os lucros.
A Flextronics também garante aos funcionários uma participação nos lucros, e também acredita que todos devem caminhar juntos, fazendo parte do sucesso da empresa.

Comunicação Aberta

Na Flextronics, assim como na ImBev, não existem paredes divisórias, tudo é dito e resolvido com conhecimento de todos e abertamente.
Na Flextronics as baias dos supervisores, engenheiros, gerentes, são sem paredes, justamente porque a empresa tem essa cultura de eu todos devem está abertos a comunicação evitando assim repartições.
Uma outra forma de ter uma relação aberta com seus funcionários é através das reuniões que acontecem mensalmente, onde são colocadas as metas atingidas ou não, se os indicadores de cada setor ficou dentro do esperado, como absenteísmo, qualidade, etc. Nessas reuniões são feitos sorteios de celulares, como forma de incentivo aos funcionários que estão dentro do percentual de absenteísmo.
Existe também o “Café com o Chefe”, onde os funcionários se inscrevem, e depois participam de um café com o diretor da Flextronics do Brasil. Durante o café, os funcionários podem relatar os problemas existentes na empresa.

Relacionando com os 18 alicerces da cultura campeã, segundo o que é passado na Flextronics:

1-      Todos trabalham juntos para um mesmo objetivo
2-      Os funcionários trabalham em equipe
3-      O lucro leva a novos investidores, que é o que a empresa busca.
4-      Foco nos objetivos da empresa
5-      Existe a responsabilidade de cada parte pelo que diz respeito a sua área.
6-      Simplicidade na fabricação e no formato das linhas
7-      Informações são passadas com transparência para diminuir conflitos
8-      Existem a preocupação com treinamentos
9-      Incentivo para novas idéias e ações pró ativas
10-  Trabalhamos muito e com alegria
11-  Tudo deve acontecer na mesma sintonia, setores trabalhando com empenho
12-  Preocupação com materiais danificados gerando gasto para empresa é a principal preocupação.
13-  A busca pela constante melhoria leva a um produto competitivo
14-  Criação de novos produtos
15-   A empresa tem discrição em assuntos que envolvem seu nome, e toda notícia divulgada na mídia, como por exemplo, a venda da Motorola para a Lenovo, a empresa se coloca para os funcionários para esclarecimentos.
16-  A busca pela melhoria contínua é o foco da empresa
17-  A Flextronics tem preocupação em manter o nome da Motorola no mercado competitivo

18-  Burlar processos e qualquer outro tipo de procedimentos é tratado com não conformidades para a linha de produção.

FFonte: Eliane Toniatti, Ionara Bittencourt, Juliano Timoteo, Luis Gustavo Canton e Raquel Carvalho, alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...