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Comparativo entre o Case Ambev e a empresa Flextronics.

Compra da Motorola

Em maio de 2012 o Google comprou a Motorola por US$12,5 Bilhões com o objetivo das duas cias se empenharem no desenvolvimento da plataforma Android, aumentando as patentes do Google e disputando o mercado dominado pela Apple, Microsoft e Samsung.
Dois anos depois o Google vendeu a Motorola para a Lenovo, por US$2,91 Bilhões, deixando claro que fracassou na tentativa de entrar no segmento de hardware. Google achou melhor continuar naquilo que é seu foco principal, serviços em software e patentes. Para amenizar o prejuízo na venda da Motorola, o Google ficou com as patentes de celulares e comunicações.
Para a Lenovo, abriu-se uma porta para expansão mundial e possível liderança no mercado de smartphones, estratégia iniciada em 2005 pela compra da divisão de computadores da IBM.
No Brasil a Lenovo é detentora das marcas Motorola e CCE, ambas de futuro incerto ao longo prazo.

Flextronics:

No Brasil, a Flextronics é responsável pela manufatura, compras, logística e TI da Motorola, utilizando as instalações em Jaguariúna de forma terceirizada.
Para atender a globalização econômica e de produtos e serviços, a Flextronics forma alianças no mundo todo, possibilitando o sucesso em seu modelo de negócio.

Cultura Gerencial Vencedora

A Flextronics tem a mesma preocupação que Jorge Paulo Lemann, CEO mundial da InBev, disponibilizando treinamentos, tanto para aperfeiçoamento do trabalho ou melhoria contínua, como também treinamentos para vagas internas em áreas específicas como reparo de placas. Diferente da Motorola que contratava mão-de-obra de fora da empresa ao invés de oferecer treinamento para os funcionários.
A Cultura da Inbev acredita que o indivíduo deve agir como dono da empresa, além de acreditar nas suas competências para fazer as coisas acontecerem, ou seja, acreditam que todos devem trabalhar juntos numa direção comum, e é uma cultura em dividir os lucros.
A Flextronics também garante aos funcionários uma participação nos lucros, e também acredita que todos devem caminhar juntos, fazendo parte do sucesso da empresa.

Comunicação Aberta

Na Flextronics, assim como na ImBev, não existem paredes divisórias, tudo é dito e resolvido com conhecimento de todos e abertamente.
Na Flextronics as baias dos supervisores, engenheiros, gerentes, são sem paredes, justamente porque a empresa tem essa cultura de eu todos devem está abertos a comunicação evitando assim repartições.
Uma outra forma de ter uma relação aberta com seus funcionários é através das reuniões que acontecem mensalmente, onde são colocadas as metas atingidas ou não, se os indicadores de cada setor ficou dentro do esperado, como absenteísmo, qualidade, etc. Nessas reuniões são feitos sorteios de celulares, como forma de incentivo aos funcionários que estão dentro do percentual de absenteísmo.
Existe também o “Café com o Chefe”, onde os funcionários se inscrevem, e depois participam de um café com o diretor da Flextronics do Brasil. Durante o café, os funcionários podem relatar os problemas existentes na empresa.

Relacionando com os 18 alicerces da cultura campeã, segundo o que é passado na Flextronics:

1-      Todos trabalham juntos para um mesmo objetivo
2-      Os funcionários trabalham em equipe
3-      O lucro leva a novos investidores, que é o que a empresa busca.
4-      Foco nos objetivos da empresa
5-      Existe a responsabilidade de cada parte pelo que diz respeito a sua área.
6-      Simplicidade na fabricação e no formato das linhas
7-      Informações são passadas com transparência para diminuir conflitos
8-      Existem a preocupação com treinamentos
9-      Incentivo para novas idéias e ações pró ativas
10-  Trabalhamos muito e com alegria
11-  Tudo deve acontecer na mesma sintonia, setores trabalhando com empenho
12-  Preocupação com materiais danificados gerando gasto para empresa é a principal preocupação.
13-  A busca pela constante melhoria leva a um produto competitivo
14-  Criação de novos produtos
15-   A empresa tem discrição em assuntos que envolvem seu nome, e toda notícia divulgada na mídia, como por exemplo, a venda da Motorola para a Lenovo, a empresa se coloca para os funcionários para esclarecimentos.
16-  A busca pela melhoria contínua é o foco da empresa
17-  A Flextronics tem preocupação em manter o nome da Motorola no mercado competitivo

18-  Burlar processos e qualquer outro tipo de procedimentos é tratado com não conformidades para a linha de produção.

FFonte: Eliane Toniatti, Ionara Bittencourt, Juliano Timoteo, Luis Gustavo Canton e Raquel Carvalho, alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).

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