O
case se refere a uma analogia entre duas empresas, demonstrando seus
princípios, valores e cultura, trazendo suas estratégias e ações que fizeram e
ainda fazem toda diferença, tanto no mercado global, quanto local. A empresa
que escolhemos para análise pertence ao ramo da pecuária, a chamada GEA Farm
Technologies, e foi escolhida por ser uma empresa multinacional de grande porte
e com seus valores e princípios pré-definidos, além de um dos integrantes do
grupo pertencer ao seu quadro de colaboradores.
A empresa escolhida tem seus valores
definidos em cinco tópicos, sendo: Excelência, Paixão, Integridade,
Responsabilidade e Versatilidade, buscando sempre a excelência no que fazem, a
paixão nos resultados, a integridade no que falam, a responsabilidade pelas
ações em equipe e a versatilidade cruzando fronteiras. Todos estes valores
podem ser confrontados e adequados aos dezoito princípios estudados no case,
pois por diversas vezes o entrevistado citava a paixão no que faz em razão a obtenção
dos resultados e o uso de “feeling” nas decisões. A responsabilidade do
trabalho em equipe também leva em consideração a confiança individual de cada
um de seus gestores e investidores, e até mesmo a versatilidade em buscar o
mercado global, tomando sempre o foco de atender a solução completa e com
excelência os resultados esperados, como citado no case.
Temos a destacar o valor humano, por
ser um dos pontos principais destacados nos dezoito princípios e também na
empresa analisada, pois há a cultura de valorizar o conhecimento humano, onde
buscam desenvolver a capacidade e as competências de seus colaboradores, para
que todos “remem para o mesmo lado”, sendo que o reconhecimento por seus
esforços vem ao decorrer do bom retorno desenvolvido pelo colaborador. No
entanto, outro ponto importante que destacamos, é tratar o dia-a-dia com bom
senso e simplicidade, ligados a gestão de custos e despesas, onde a empresa
destaca este ponto diariamente, mas também compreendemos que tem de haver um
limite a este princípio, pois a preocupação com os custos e despesas, deve-se
estender até o ponto que não atrapalhe os resultados esperados.
A empresa de pesquisa atende o
mercado global buscando oferecer o que cada clima, cultura e ambiente externo
exigem, e por se tratar de uma multinacional, consegue uma maior amplitude em
sua negociação. Todavia, a fusão é uma das maiores maneiras de se aumentar o
seu nicho de alcance global, podemos destacar, então, as fusões entre GEA Farm
Technologies com outras empresas, como a antiga Westfalia Surge, Houle e Norbco
Barn Equipment, onde se uniram para alcançar maiores fronteiras e atender com
maior precisão seus clientes globais, além de desta forma, pensar de uma
maneira com maior longevidade nos negócios, reformulando as estratégias, para a
melhor obtenção dos resultados e consolidação da empresa no mercado, em análise
global.
Considerações
Finais:
Em análise ao objetivo proposto pelo
estudo do Case, pudemos compreender claramente a importância de se obter as
estratégias e os valores bem definidos, além de manter metas objetivas e
direcionadas ao foco, sendo neste caso, a participação no mercado, em cenário
global. No entanto, compreendemos que o mais importante é não perder o foco,
pois a missão não é fácil, entretanto, a elaboração de uma boa estratégia e a
análise do mercado global, junto da formação de alianças que geram boas
perspectivas de negócios, faz com que a meta seja traçada e conquistada ao
longo do tempo e que, por sua vez, não torna as fronteiras, como uma barreira,
mas sim, como uma ponte, para a inserção da empresa no mercado.
Para isso, o investimento no capital
humano é fundamental, pois o incentivo, a motivação e o desenvolvimento das
competências de seus colaboradores, irão impactar positivamente na obtenção dos
resultados e, consequentemente, trazendo prosperidade para a empresa e satisfação
para o cliente, colaborando para o reconhecimento da organização no mercado,
seja em cenário local ou global.
Contudo, este case nos demonstrou
claramente que a cultura da empresa é extremamente relevante para a permanência
e o impacto da empresa no mercado, a qual é a essência de seus princípios,
ideais e valores.
Fonte: Gustavo Pinho, Ivair Junior e Rafael Rios, alunos do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna.
Comentários
Postar um comentário