Pular para o conteúdo principal

Gestão estratégica GEA Farm Technologies

O case se refere a uma analogia entre duas empresas, demonstrando seus princípios, valores e cultura, trazendo suas estratégias e ações que fizeram e ainda fazem toda diferença, tanto no mercado global, quanto local. A empresa que escolhemos para análise pertence ao ramo da pecuária, a chamada GEA Farm Technologies, e foi escolhida por ser uma empresa multinacional de grande porte e com seus valores e princípios pré-definidos, além de um dos integrantes do grupo pertencer ao seu quadro de colaboradores.

A empresa escolhida tem seus valores definidos em cinco tópicos, sendo: Excelência, Paixão, Integridade, Responsabilidade e Versatilidade, buscando sempre a excelência no que fazem, a paixão nos resultados, a integridade no que falam, a responsabilidade pelas ações em equipe e a versatilidade cruzando fronteiras. Todos estes valores podem ser confrontados e adequados aos dezoito princípios estudados no case, pois por diversas vezes o entrevistado citava a paixão no que faz em razão a obtenção dos resultados e o uso de “feeling” nas decisões. A responsabilidade do trabalho em equipe também leva em consideração a confiança individual de cada um de seus gestores e investidores, e até mesmo a versatilidade em buscar o mercado global, tomando sempre o foco de atender a solução completa e com excelência os resultados esperados, como citado no case.

Temos a destacar o valor humano, por ser um dos pontos principais destacados nos dezoito princípios e também na empresa analisada, pois há a cultura de valorizar o conhecimento humano, onde buscam desenvolver a capacidade e as competências de seus colaboradores, para que todos “remem para o mesmo lado”, sendo que o reconhecimento por seus esforços vem ao decorrer do bom retorno desenvolvido pelo colaborador. No entanto, outro ponto importante que destacamos, é tratar o dia-a-dia com bom senso e simplicidade, ligados a gestão de custos e despesas, onde a empresa destaca este ponto diariamente, mas também compreendemos que tem de haver um limite a este princípio, pois a preocupação com os custos e despesas, deve-se estender até o ponto que não atrapalhe os resultados esperados.

A empresa de pesquisa atende o mercado global buscando oferecer o que cada clima, cultura e ambiente externo exigem, e por se tratar de uma multinacional, consegue uma maior amplitude em sua negociação. Todavia, a fusão é uma das maiores maneiras de se aumentar o seu nicho de alcance global, podemos destacar, então, as fusões entre GEA Farm Technologies com outras empresas, como a antiga Westfalia Surge, Houle e Norbco Barn Equipment, onde se uniram para alcançar maiores fronteiras e atender com maior precisão seus clientes globais, além de desta forma, pensar de uma maneira com maior longevidade nos negócios, reformulando as estratégias, para a melhor obtenção dos resultados e consolidação da empresa no mercado, em análise global.

Considerações Finais:
Em análise ao objetivo proposto pelo estudo do Case, pudemos compreender claramente a importância de se obter as estratégias e os valores bem definidos, além de manter metas objetivas e direcionadas ao foco, sendo neste caso, a participação no mercado, em cenário global. No entanto, compreendemos que o mais importante é não perder o foco, pois a missão não é fácil, entretanto, a elaboração de uma boa estratégia e a análise do mercado global, junto da formação de alianças que geram boas perspectivas de negócios, faz com que a meta seja traçada e conquistada ao longo do tempo e que, por sua vez, não torna as fronteiras, como uma barreira, mas sim, como uma ponte, para a inserção da empresa no mercado.
Para isso, o investimento no capital humano é fundamental, pois o incentivo, a motivação e o desenvolvimento das competências de seus colaboradores, irão impactar positivamente na obtenção dos resultados e, consequentemente, trazendo prosperidade para a empresa e satisfação para o cliente, colaborando para o reconhecimento da organização no mercado, seja em cenário local ou global.

Contudo, este case nos demonstrou claramente que a cultura da empresa é extremamente relevante para a permanência e o impacto da empresa no mercado, a qual é a essência de seus princípios, ideais e valores.

Fonte: Gustavo Pinho, Ivair Junior e Rafael Rios, alunos do curso de Administração de Empresas na Faculdade Jaguariúna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...