Pular para o conteúdo principal

2017 o ano da Liderança - As Organizações e a necessidade de Administração

Praticamente em todos os momentos da nossa vida estamos fazendo parte de Organizações, que são duas ou mais pessoas unidas para realizar um objetivo especifico. Mesmo em atividades individuais, como exemplo um dos esportes que pratico (Ciclismo) ou mesmo em meu Hobby (Motociclismo), gostamos de andar acompanhado para superar desafios e objetivos. Seja na faculdade, no esporte, na música, na religião, nas associações, forças armadas ou empresas, estamos nos organizando para fazer acontecer.
Para as organizações terem excelência e atingirem seus objetivos, percebe-se a necessidade de um planejamento, direcionamento, método, estudos, alinhamento da cultura, indicadores e liderança. Então, diante de uma Administração eficaz, é possível que a organização se mantenha sustentável e que prospere.
A Administração é um processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho das pessoas envolvidas em uma organização, utilizando da forma mais eficiente e eficaz os recursos disponíveis para atingir os objetivos.
As organizações, seja ela pequena, média ou grande, é determinante para servir a sociedade, onde para isto acontecer adequadamente precisamos atentar também para os três pilares da sustentabilidade, que são o respeito ao meio ambiente, proteção social e prosperidade econômica.
As organizações proporcionam carreira, renda e proteção social, gerando satisfação e auto realização pessoal quando as pessoas estão fazendo o que realmente ama fazer, estando alocadas no lugar certo, tornando seus potenciais parte fundamental para o desenvolvimento da humanidade.
Diante de um cenário cada dia mais competitivo por motivo da globalização, é importante o avanço do conhecimento para ter efetividade. Para isso as organizações procuram formar seu planejamento estratégico alinhado com indicadores de desempenho e um plano de ação direcionando a execução. Todos administradores, independentes de suas aptidões e habilidades particulares, participam de atividades inter-relacionadas para atingir seus objetivos.
Nas organizações é comum observarmos também a divisão de níveis, sendo chamados os gerentes de primeira linha aqueles que atuam com maior capacidade técnica e humana, conhecendo poucos aspectos conceituais, estando envolvidos diretamente com pessoas. Os gerentes intermediários atuam mais com o potencial humano e média execução técnica ou conceitual. A Administração de Topo vivencia mais o desenvolvimento do potencial Humano e Conceitual, atuando raramente com a técnica.
Os principais desafios dos Administradores atualmente é a necessidade de visão, por motivo de atuarmos em um cenário cada dia mais incerto e competitivo, a ética evitando que as ações prejudiquem as pessoas e sociedade, a diversidade cultural por atuar com talentos de várias regiões do país e do mundo, a necessidade de treinamento e desenvolvimento para que todos estejam alinhados para atingir objetivos.


Por Romilson Cesar Lima  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...