Praticamente em
todos os momentos da nossa vida estamos fazendo parte de Organizações, que são
duas ou mais pessoas unidas para realizar um objetivo especifico. Mesmo em
atividades individuais, como exemplo um dos esportes que pratico (Ciclismo) ou
mesmo em meu Hobby (Motociclismo), gostamos de andar acompanhado para superar
desafios e objetivos. Seja na faculdade, no esporte, na música, na religião,
nas associações, forças armadas ou empresas, estamos nos organizando para fazer
acontecer.
Para as
organizações terem excelência e atingirem seus objetivos, percebe-se a
necessidade de um planejamento, direcionamento, método, estudos, alinhamento da
cultura, indicadores e liderança. Então, diante de uma Administração eficaz, é
possível que a organização se mantenha sustentável e que prospere.
A Administração
é um processo de planejamento, organização, liderança e controle do trabalho
das pessoas envolvidas em uma organização, utilizando da forma mais eficiente e
eficaz os recursos disponíveis para atingir os objetivos.
As organizações,
seja ela pequena, média ou grande, é determinante para servir a sociedade, onde
para isto acontecer adequadamente precisamos atentar também para os três
pilares da sustentabilidade, que são o respeito ao meio ambiente, proteção
social e prosperidade econômica.
As organizações
proporcionam carreira, renda e proteção social, gerando satisfação e auto
realização pessoal quando as pessoas estão fazendo o que realmente ama fazer,
estando alocadas no lugar certo, tornando seus potenciais parte fundamental
para o desenvolvimento da humanidade.
Diante de um
cenário cada dia mais competitivo por motivo da globalização, é importante o
avanço do conhecimento para ter efetividade. Para isso as organizações procuram
formar seu planejamento estratégico alinhado com indicadores de desempenho e um
plano de ação direcionando a execução. Todos administradores, independentes de
suas aptidões e habilidades particulares, participam de atividades inter-relacionadas
para atingir seus objetivos.
Nas organizações
é comum observarmos também a divisão de níveis, sendo chamados os gerentes de
primeira linha aqueles que atuam com maior capacidade técnica e humana,
conhecendo poucos aspectos conceituais, estando envolvidos diretamente com
pessoas. Os gerentes intermediários atuam mais com o potencial humano e média
execução técnica ou conceitual. A Administração de Topo vivencia mais o
desenvolvimento do potencial Humano e Conceitual, atuando raramente com a
técnica.
Os principais
desafios dos Administradores atualmente é a necessidade de visão, por motivo de
atuarmos em um cenário cada dia mais incerto e competitivo, a ética evitando
que as ações prejudiquem as pessoas e sociedade, a diversidade cultural por
atuar com talentos de várias regiões do país e do mundo, a necessidade de
treinamento e desenvolvimento para que todos estejam alinhados para atingir
objetivos.
Por Romilson
Cesar Lima
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