Pular para o conteúdo principal

A evolução da teoria da Administração e cenário de mudanças

Como a Administração é uma disciplina Aplicada, voltada para os resultados práticos e do presente, podemos sentir-se impacientes em estudar as teorias do assunto, mas é determinante para nosso processo de aprendizagem e fazer acontecer de forma sustentável, pois as teorias guiam as decisões da Administração, esclarecendo suposições e explicações observadas que promoveram resultados para as organizações. Da mesma forma as teorias contribuem para formar nossa visão das organizações, observando os estágios de avanço das organizações, bem como oportunidades que ainda não foram aplicadas ou mesmo testadas que não deram certo.
As teorias conscientizam os administradores do ambiente empresarial, tratando sobre as forças econômicas, sociais, políticas e tecnológicas em diferentes circunstâncias. As teorias também nos fortalecem como uma fonte de novas idéias, tratando sobre os movimentos ocorridos nas relações humanas.
As teorias clássicas da administração e os precursores da teoria da administração cientifica, descreve que para atingir os objetivos das organizações devem-se analisar múltiplos fatores que influenciam as organizações, como a matéria prima e insumos, máquinas e equipamentos, pessoas e comportamento, tecnologia e informação, capital financeiro, layout, terreno, clima, condições da construção, entre outros; para realizar o melhor processo de transformação ou de conversão dos produtos, serviços e comercialização.
O ambiente externo influência diretamente os resultados, sendo o desafio da mudança rápido e contínuo, provocando efeitos nas organizações, que muitas vezes se tornam inviáveis, como por exemplo, com a criação dos computadores a destruição criativa das máquinas de datilografar. Há uma mudança comportamental dos consumidores, fornecedores, governos, grupos de interesses, mídia, sindicatos de trabalhadores, competidores, instituições financeiras, onde é determinante a boa gestão, planejamento e ações rápidas de mudança. 
Algumas organizações se preocupam menos com as mudanças e a necessidade de atentar para uma estratégia de negócios, por motivo da baixa competitividade, mas lembre-se, indiferente da organização é melhor quando a um plano estratégico para manter a sustentabilidade e agir rapidamente diante da mudança.  


Por Romilson Cesar Lima 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...