Pular para o conteúdo principal

A Ética do Gestor

Como define o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em um mundo pós moderno onde tudo se torna “liquido”, muda imediatamente, se altera e reorganiza conforme o meio em que se encontra, estamos diante de um novo tipo de vida social, sendo a Ética uma teoria debatida por se tratar de uma ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
A função da Ética é explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes, discutindo um modo de ser e do caráter. A Ética torna-se uma ciência normativa, para o que seria certo ou errado, bom ou mau, correto e incorreto, para o que deveria ser observado e seguido. É tudo aquilo que teríamos vergonha de expor que fizemos, o que nos envergonha perante as pessoas e que prejudica a imagem da nossa pessoa perante a humanidade.
Sendo a Ética um acordo social, na visão empresarial precisam-se ter métodos claros e de fácil entendimento, de pessoas honestas, com seriedade para conduzirem os negócios com integridade. A todo instante somos testados e nos deparamos com possibilidades de influenciadores para criar vantagem que por muitas vezes prejudicam diversas pessoas e até o avanço de uma sociedade. Conflitos de interesse só existem sob a ótica da moral e da ética, quando para obter algum beneficio pessoal, devem corromper princípios e valores que aceitamos como sendo aqueles que orientam a nossa conduta em sociedade. Todos os dias nos deparamos com noticias de escândalos, corrupção, suborno, censura, uso do poder para se beneficiar, enfim, exemplos são muitos, pare pra pensar. Quantas vezes no mundo corporativo ouvimos falar sobre pessoas que fazem recomendações de compra de produtos para ter um “ganho por fora”, recebe ganhos por indicação de pessoas ou profissionais, realiza projetos para clientes que concorrem entre si, etc. Para isso algumas corporações contratam consultores e auditores, para identificar profissionais que atuam fora das normas da empresa, gerando descrédito, a perda de confiança, atingindo fundamentalmente a reputação e muitas vezes demitidos.
Devemos agir de forma coerente permanentemente pautando a nossa conduta não apenas pelos limites impostos pelo Código de Ética, mas também superando as tentações de nos corrompermos ajustando a escala de valores as nossas conveniências ocasionais.
Como dizia Kant, “Tudo que não puder contar como fez, não faça”. Siga sua consciência, a Ética depende exclusivamente de nós.


Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,