Pular para o conteúdo principal

A profissão do Consultor

Nosso Projeto de Vida passa por diversas transformações, mas o importante é elevar nosso auto-conhecimento, descobrindo quais são nossos conhecimentos, habilidades e atitudes, identificando o que realmente amamos fazer.
Minha carreira profissional inicia-se em uma empresa de grande porte como operador de máquina aos dezoito anos de idade. Nesta etapa da vida gostamos de ouvir as pessoas para tentar descobrir qual profissão seguir, sendo que em minha casa a orientação é que eu deveria me graduar em Odontologia, mas sempre odiei o barulho do “famoso motorzinho” e fazia de tudo para não ir ao dentista.
Um dia minha tia perguntou como eu estava me sentindo trabalhando em uma empresa de grande porte tão famosa em seu segmento de atuação. Foi onde a família percebeu o brilho nos meus olhos e a alegria como eu falava em poder contribuir para o desenvolvimento de produtos, processos de transformação, relacionamento com pessoas, máquinas, equipamentos, matéria prima e insumos, enfim, meu caminho está voltado para a Administração e Desenvolvimento de Pessoas. Assim realizei a graduação em Administração, Pós-graduação em Gestão Empresarial, MBA em Gestão Industrial e Mestrando em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida. Profissionalmente estive efetivo por treze anos em uma empresa de grande porte do segmento têxtil passando por diversas atividades e unidades de negócios, por mais quatro anos como Gerente em uma de confecções e a mais de oito anos como Professor Universitário e Consultor Empresarial, passando por diversas empresas dos mais diversos segmentos de atuação.
A profissão do Consultor é uma atividade profissional economicamente importante e globalizada, cada vez mais competitiva. Lamentavelmente, algumas empresas de pequeno e médio porte, se confundem por desconhecer esta profissão e contratam pessoas que se dizem profissionais, mas são aquelas pessoas que podemos chamar de “Mágicos”, que tem solução para qualquer coisa, que chega com uma formula pronta dizendo que é aplicar e dar certo, ou podemos chamar de “charlatão” que iludem as pessoas com sua lábia, atraindo e oferecendo “milagres” para você e a empresa.
Por ouvir tantas pessoas e empresas reclamando que foram iludidos por esse tipo de gente, sugiro exigirem que o Consultor demonstre que é um profissional certificado.
Posso dizer com muita honra que Eu sou um Consultor certificado e afiliado ao IBCO - Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização, pautando a sua conduta pelo Código de Ética, que atua com os conceitos de padrões internacionais que dão sustentação à profissão, fazendo parte da ICMI (The International Council of Management Consulting Institutes), membro consultivo das Nações Unidas (ONU) e responsável pela certificação internacional CMC (Certified Management Consultant).
Para você realizar o curso de Desenvolvimento de Consultores no IBCO é necessário demonstrar todos seus registros profissionais e educacionais, bem como é solicitado cartas de recomendação de empresas que atuou para certificar suas qualificações para realizar este curso e obter certificação. Toda abordagem é rigorosa e contemporânea dos temas mais importantes relacionados com as competências profissionais dos Consultores, o processo e o mercado de Consultoria.
A Consultoria é a atividade profissional de diagnostico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Desta forma entende-se por Consultoria Organizacional a atividade que visa a investigação, identificação, estudo e soluções de problemas, gerais ou parciais, atinentes à empresas e entidades privadas ou estatais. Compreende a indicação de métodos de soluções a serem adotados e a criação de condições para a sua implantação nas organizações.      
O consultor é uma pessoa que por sua habilidade, postura e posição, têm o poder de influenciar pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação. Sua característica é independente, auto-motivação, perícia, capacidade analítica, autenticidade e ética. Deve desenvolver aconselhamento e orientações especificas para controle e desenvolvimento organizacional, baseados na sua experiência e nos padrões de gestão que melhor atendem as necessidades dos seus clientes.
Algumas regras determinantes para os consultores é que os fatos são nossos melhores amigos, a solução de um problema começa por uma hipótese de solução, o sintoma muitas vezes não é problema e vice e versa, nenhum problema e nenhum cliente é igual (nada de soluções pré fabricadas), não conhecemos tudo (mas podemos conhecer e estudar soluções), estar diretamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais e acesso as pessoas, ser independente e imparcial tornando-se confiável.
A Consultoria é uma das profissões mais antigas do mundo. Sua origem surgiu na antiga Grécia, os sacerdotes do Oráculo de Delfos proviam consultorias embasadas nas observações sistemáticas e inteligentes do fenômenos naturais, entendidas naquela época como predições de homens escolhidos pelos deuses e dotados de poderes especiais. Alguns reconhecem a origem da atividade em Aaron, irmão e conselheiro de Moisés, que enfatiza a necessidade de disponibilizar aqueles em posição de responsabilidade e liderança sabedoria, aconselhamento e orientação. Precedeu a filosofia, na busca do conhecimento e do entendimento racional do mundo.
A evolução histórica da consultoria é marcada com rosto de gente, onde a formação das grandes consultorias mundiais é baseada no sobrenome dos consultores, como por exemplo, PricewaterhouseCoopers (Samuel L. Price & Edwin Waterhouse - 1874), Deloitte (William W. Deloitte - 1880), Ernst & Young (Alwin C. Ernst & Arthur Young - 1894), McKinsey&Company (James O. McKinsey - 1926), HayGroup (Edward N. Hay - 1943), MERCER (William M. Mercer - 1945), RolandBerger Strategy Consultants (Roland Berger – 1967), Tompeters Company (Tom Peters – 1984), entre outros. Há também as grandes celebridades da gestão que costumamos chamá-los de “gurus” da gestão, como Philip Kotler, Peter Drucker, Michael Hammer, entre outros.
No Brasil existem notórias consultorias nacionais, como a Falconi Consultores de Resultados (Vicente Falconi – 1998), IMAM Consultoria (Reinaldo A. Moura - 1979), RCL Consultoria (Romilson C. Lima – 2009), entre outros.
O Consultor Autônomo e Micro geralmente é seu próprio vendedor. Pesquisas revelam que as parcerias ocorrem através do network, conhecimento técnico, preço dos serviços, experiência por consultoria e por ultimo a metodologia e ferramenta utilizada. Já as grandes consultorias, primeiro as empresas as procuram pela marca da consultoria, a metodologia e ferramentas, conhecimento técnicos e experiências, network e por ultimo o preço.
Muitos me perguntam quanto ganha um consultor e o tempo de ser realizada uma consultoria. Os valores são relativos, pois depende da necessidade de melhoria e projeto de cada empresa, o seu segmento de atuação e o porte da empresa para saber quantas pessoas deverá ser desenvolvidas para atingir resultados superiores. Para manter uma ética e critério nesta categoria profissional, existem tabelas com pesquisa nacional de honorários cobrados, remuneração mensal, bônus e horas efetivas trabalhadas pelos consultores que são afiliados nesta categoria. Para tornar uma empresa sustentável, estima-se que a consultoria seja de 5 a 7 anos, para que ocorra engajamento de todos e uma cultura de desempenho.


Por Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,