Pular para o conteúdo principal

Boris Groysberg: estrelas como desempenho portátil?

Boris Groysberg: estrelas como desempenho portátil?

Boris Groysberg abriu sua palestra na HSMExpoManagement 2011 perguntando à platéia quem pretendia mudar de emprego ou contratar talentos para suas empresas nos próximos anos
“Somos fascinados por talentos e no século 21 eles serão cada vez mais escassos”. E por que as empresas gostam tanto de talentos? “Porque as estrelas são melhores que os outros, e as companhias pagam mais dinheiro para os melhores”.
Boris Groysberg falou aos seminaristas da HSM ExpoManagement 2011 que há muita demanda pelo talento e não há muita oferta.
“O Brasil está exportando gerentes para outros países e há muito mais empresas aqui pensando em contratar estrelas do que em qualquer outro lugar do mundo”. E deixou o alerta sobre a importância de se fazer retenção e construir lealdade com os funcionários. “Algumas das melhores pessoas que trabalham para você, são alvo para seus concorrentes”.
Portabilidade de desempenho
Groysberg defendeu que os trabalhadores do conhecimento são agentes livres transferíveis e fez uma analogia entre contratações estratégicas versus contratações passivas, que ainda são muito comuns em grandes empresas.
Para ele, é preciso integrar os talentos experientes. As estrelas são portáteis. Muitas companhias abrem vagas na reação, e não estrategicamente. Ele explica que passamos pouco tempo nos integrando. “A integração natural é aquela em que naturalmente ninguém faz nada e as estrelas precisam de assessoria para se integrar aos sistemas”.
Ele explicou que grandes companhias pensam no sistema de integração como processo e não como fim. “Você precisa desenvolver as pessoas de maneira estratégica na empresa”.
Natureza X Ambiente
“Não seria maravilhoso saber como clonar estrelas?”, questionou o palestrante, defendendo que a natureza é importante, mas que o ambiente é tão poderoso que torna-se determinante se a pessoa vai ser estrela ou se vai apresentar desempenho inferior.
Para ele, há pessoas com desempenho extaordinário por si só, mas há aqueles em que a combinação do talento com a natureza da empresa é que faz toda a diferença.
“Muita gente acredita que é a pessoa que faz a diferença e não a empresa. Mas, o que torna alguém uma estrela?”. A melhor forma de responder à pergunta é observar o que acontece com elas dentro das empresas. “Será que uma estrela que trabalha na GE continua sendo uma estrela trabalhando na Siemens?”.
Um estudo feito com mais de mil estrelas revelou que aquelas que mudam de empresa sofrem uma grande queda de desempenho e levam cerca de cinco anos para se reajustar.
“Por que isso acontece? Porque tomamos decisões muito rápidas na troca de empresa. Precisamos passar mais tempo analisando uma empresa antes de abandonar a outra”, conclui.
Portal HSM
09/11/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,