Pular para o conteúdo principal

Nouriel Roubini: A economia global sob tensão

Nouriel Roubini: A economia global sob tensão

Crise econômica mundial coloca países desenvolvidos na berlinda e demonstra que ainda há muito a ser feito para uma recuperação econômica efetiva
Depois de ver concretizar-se sua previsão, feita com dois anos de antecedência, sobre o advento da crise econômica global iniciada em 2008 em virtude da “bolha imobiliária” nos EUA, o economista, professor e escritor Nouriel Roubini recebeu alguns apelidos interessantes, entre eles “Dr. Apocalipse”.
Atualmente um dos mais consagrados economistas do mundo, Nouriel Roubini esteve na HSM ExpoManagement 2011 para falar sobre o futuro do sistema financeiro mundial. Mais do que isso, ele abordou o presente e as perspectivas da economia global.
Segundo Roubini, a economia global tem alguns pontos fortes e alguns riscos negativos que devem ser considerados:
Pontos fortes:
1) A pujança dos mercados emergentes, que têm crescido de forma sistemática.
2) A força do setor corporativo no mundo (manufaturas, serviços, comércio).
3) Maior produtividade e competitividade, em função de um comércio mundial mais forte, bens de produção mais eficientes e inovações tecnológicas.
Riscos negativos:
1) A recuperação do crescimento econômico dos países desenvolvidos está aquém do desejado ou esperado. Os números atuais mostram uma recuperação anêmica nos EUA, no Japão, no Reino Unido e em outras economias avançadas.
2) As economias avançadas podem enfrentar (ou já enfrentam) uma segunda onda de recessão, pós-2008.
3) Os problemas enfrentados pela “periferia” da Zona do Euro (países como Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha) podem se alastrar ainda mais pela União Europeia – a Itália é a “bola da vez” – e inclusive levar à quebra da aliança europeia.
4) A China, hoje a segunda economia do mundo, continua crescendo muito rápido, mas tem um modelo econômico frágil e não sustentável.
Esse cenário compõe um complexo quebra-cabeça. “Cada um desses pontos deve ser avaliado separadamente, nem tudo é preto e branco”, ressalta Roubini.
Portal HSM
09/11/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...