A Cooperativa Veiling Holambra, situada na cidade de Santo Antonio de
Posse, estado de SP, como o próprio nome descreve, é uma cooperativa de flores
e plantas ornamentais com muitos pontos em comum em relação aos 18 alicerces de
uma cultura campeã, citados por Jorge Paulo Lemann em entrevista para a HSM
Management em 2001.
Tudo inicia-se em 1948 quando 3 famílias de agricultores holandeses se
instalaram em Holambra e começaram a cultivar flores, plantando uma nova
cultura que deu inicio a maior cooperativa de comercialização
de flores e plantas da América que hoje detém cerca de 45% do mercado nacional
e é referência mundial.
O Veiling trabalha com um sistema holandês de leilão reverso e hoje
conta com 3 relógios chamados de “Kloks” que realizam leilões simultâneos.
Composta por aproximadamente 360 colaboradores, 320 cooperados/ sócios e mais
de 550 clientes, a cooperativa vem crescendo consideravelmente nos últimos
anos.
Trabalhando sempre em equipe, ela desenvolve convenções de vendas,
treinamentos, cursos e diversos eventos internos para integrar, motivar,
treinar e desenvolver seus colaboradores, unindo as equipes e quebrando
barreiras existentes. Participa também de eventos e feiras em diversos locais
oferecendo apoio aos seus cooperados e clientes.
Procurando sempre satisfazer e inovar, a CVH possui tecnologia avançada
e sistemas desenvolvidos especialmente para atender as necessidades de todos,
espelhando-se muitas vezes no Veiling da Holanda.
Flores e plantas são extremamente perecíveis, por isso possui um sistema
de armazenamento, carga e descarga totalmente qualificado. Também adota
critérios de qualidade e uma equipe que inspeciona e classifica os produtos em
categorias assim que são descarregados para aguardar o leilão.
Acredito que as condições de atender a um mercado global esta muito
implícita nesse ramo, pois o Veiling Holambra já detém grande parte do mercado
nacional e continua lutando para que seus clientes saiam sempre satisfeitos e
consigam encontrar tudo que precisam aqui dentro, sem ter que procurar em outro
lugar. Dá suporte para que seus colaboradores cresçam e aprendam cada vez mais;
e também assistência continua, transparência e comunicação à seus sócios,
satisfazendo-os e ajudando-os a atingir metas e crescimento continuo.
Por Monike Daiane
de Fatima Ferreira, aluna do curso de Administração de Empresa na Faculdade Jaguariúna.
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