Pular para o conteúdo principal

Cooperativa Veiling Holambra


A Cooperativa Veiling Holambra, situada na cidade de Santo Antonio de Posse, estado de SP, como o próprio nome descreve, é uma cooperativa de flores e plantas ornamentais com muitos pontos em comum em relação aos 18 alicerces de uma cultura campeã, citados por Jorge Paulo Lemann em entrevista para a HSM Management em 2001.

Tudo inicia-se em 1948 quando 3 famílias de agricultores holandeses se instalaram em Holambra e começaram a cultivar flores, plantando uma nova cultura que deu inicio a maior cooperativa de comercialização de flores e plantas da América que hoje detém cerca de 45% do mercado nacional e é referência mundial.

O Veiling trabalha com um sistema holandês de leilão reverso e hoje conta com 3 relógios chamados de “Kloks” que realizam leilões simultâneos. Composta por aproximadamente 360 colaboradores, 320 cooperados/ sócios e mais de 550 clientes, a cooperativa vem crescendo consideravelmente nos últimos anos.

Trabalhando sempre em equipe, ela desenvolve convenções de vendas, treinamentos, cursos e diversos eventos internos para integrar, motivar, treinar e desenvolver seus colaboradores, unindo as equipes e quebrando barreiras existentes. Participa também de eventos e feiras em diversos locais oferecendo apoio aos seus cooperados e clientes.

Procurando sempre satisfazer e inovar, a CVH possui tecnologia avançada e sistemas desenvolvidos especialmente para atender as necessidades de todos, espelhando-se muitas vezes no Veiling da Holanda.

Flores e plantas são extremamente perecíveis, por isso possui um sistema de armazenamento, carga e descarga totalmente qualificado. Também adota critérios de qualidade e uma equipe que inspeciona e classifica os produtos em categorias assim que são descarregados para aguardar o leilão.

Acredito que as condições de atender a um mercado global esta muito implícita nesse ramo, pois o Veiling Holambra já detém grande parte do mercado nacional e continua lutando para que seus clientes saiam sempre satisfeitos e consigam encontrar tudo que precisam aqui dentro, sem ter que procurar em outro lugar. Dá suporte para que seus colaboradores cresçam e aprendam cada vez mais; e também assistência continua, transparência e comunicação à seus sócios, satisfazendo-os e ajudando-os a atingir metas e crescimento continuo.

Por Monike Daiane de Fatima Ferreira, aluna do curso de Administração de Empresa na Faculdade Jaguariúna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...