Pular para o conteúdo principal

Lições de Persistência


Cervejaria Shepherd Neame
A Shepherd Neame é a cervejaria mais antiga da Grã-Bretanha, situada em Faversham, no Reino Unido e fundada em 1698 por Richard Marsh. Ela é considerada uma organização familiar de cervejarias e bares que atuando neste ramo procura preservar o patrimônio local e manter sua história para as próximas gerações. Esta hoje em sua 5ª geração.
Uma de suas principais iniciativas é manter a politica de consumo e venda responsável do álcool (Varejo Responsável), promovendo e apoiando programas e campanhas que ajudam a conscientizar os vendedores sobre a venda para menores de idade, e também alertar os adolescentes sobre o consumo do álcool. Inclusive, em 2006 e 2008 recebeu premiações na categoria de Responsabilidade Social Empresarial devido a essas atitudes.
A cervejaria também tem um compromisso com a Sustentabilidade, comprometida com o uso responsável dos recursos naturais, em especial a cevada, o lúpulo e a água. Ela procura diminuir a emissão de gases e combustível disponibilizando bicicleta para seus colaboradores que moram a até 3 km do local de trabalho. Possui um sistema de calculo de rotas para evitar o desgaste dos motores de baixa emissão dos veículos pesados, fazendo entregas mais eficientes e praticas.
A Shepherd adotou uma politica de abastecimento local, onde todos os produtos são frescos e de regiões próximas à cervejaria, impulsionando assim a economia rural.  A cervejaria recebeu também um prêmio na categoria de Desenvolvimento Sustentável em 2006 entregue pela Rainha.

Cooperativa Veiling Holambra
A Cooperativa Veiling Holambra (CVH) é uma cooperativa de comercialização de flores e plantas ornamentais, situada no município de Santo Antonio de Posse/SP, que iniciou suas ativadas no ano de 1948 com a união de 3 famílias produtoras de flores e plantas  no município de Holambra/SP. Hoje é um dos mais importantes centros de comercialização de flores e plantas ornamentais do Brasil, responsável por 45% do mercado nacional, tendo 360 colaboradores, 320 cooperados/sócios e mais de 550 clientes.
 É possível observar algumas características fortes na cervejaria Shepherd Neame, que estão enraizadas desde o inicio das atividades na Cooperativa Veling Holambra.
Quando se trata de sustentabilidade, assim como a cervejaria Shepherd Neame, a Cooperativa também tem um comprometimento com o uso responsável dos recursos naturais, pois os produtos que são comercializados provem da natureza, ou seja, plantas e flores ornamentais.  Ela conta com uma empresa terceirizada que transforma as plantas que não foram vendidas em subsídios, e esses são devolvidos aos seus respectivos produtores para aproveitamento.
Em relação aos seus colaboradores, por se tratar de uma cooperativa, isso é algo intrínseco em seu sistema de gestão, que defende uma visão cooperativista, ética, e responsável, tanto para os associados, para os clientes, quanto para os colaboradores, fornecendo assim o apoio necessário para que seus colaboradores possam se desenvolver em vários os aspectos.

Por Adevair de Oliveira Lustosa e Monike Daiane de Fatima Ferreira, alunos do curso de Administração de Empresas da Faculdade Jaguariúna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,