Pular para o conteúdo principal

Gestão do Futuro 2007 com Peter Senger

O evento Gestão do Futuro é um dos principais do país com foco no conhecimento, realizado em 18 de setembro de2007 no The Royal Palm Plaza em Campinas, tive a oportunidade de assistir a palestra com Peter Senger que é Sênior Lecturer do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi citado pelo The Journal of Business Strategy como uma das 24 pessoas que mais influenciaram a estratégia de negócios nos últimos 100 anos. Seu aclamado livro A Quinta Disciplina, foi apontado pelo Havard Business Review como uma das mais importantes obras sobre Administração dos últimos 75 anos.

O assunto principal do evento foi sobre A Quinta Disciplina, falando sobre a aprendizagem organizacional e liderança, comparando os ousados, os poderosos e os invisíveis.

Nenhuma mudança significativa ocorrerá a menos que venha de cima. “Não faz sentido algum começar, a menos que o Diretor Presidente esteja envolvido.” “Nada acontecerá sem a participação da alta administração.”
Quantas vezes ouvimos esses refrões e simplesmente os aceitamos como “as coisas são assim mesmo”? Ainda assim, há boas razões para se questionar esses respeitados clichês. As evidencias da incapacidade da alta administração são abundantes. Sempre que ouvimos Diretores Presidentes e altos executivos falando sobre a necessidade de “transformar” suas organizações, para destronar culturas burocráticas indigestivas, para “terem aprendizado organizacional.” Não obstante, são pouquíssimas as evidencias de transformações corporativas bem sucedidas. Além disso, o pressuposto básico de que somente a alta administração é capaz de trazer mudanças significativas é profundamente desestimulante. Porque, então, nessa “era do empoderamento”, aceitamos isso sem questionar? Não é estranho que devemos almejar culturas organizacionais menos hierárquicas e autoritárias usando autoridade hierárquica?   

Fonte: Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...