Pular para o conteúdo principal

Plano de carreira

Quando as pessoas saem de férias, sempre se programam antecipadamente para onde e como vão passar os seus preciosos dias fora da rotina - elas possuem um plano. Do mesmo modo, um profissional de sucesso busca saber para onde está direcionando sua carreira, apesar de ser impossível negar que tanto o mercado quanto o profissional podem mudar e, por isso, sempre deve haver uma certa flexibilidade neste direcionamento.

Elaborar um plano de carreira serve exatamente para guiar o profissional no caminho que ele tem a percorrer rumo ao sucesso. Muitas pessoas dizem possuir um plano de carreira em suas mentes, mas é importante perceber que se o plano estiver formalizado seus efeitos serão muito maiores sobre a sua carreira. Isso se deve ao fato de que, quando escrevemos refletimos muito melhor sobre o que está sendo escrito e, ao mesmo tempo, tomamos o assunto como mais importante.

Vamos então ao que interessa: como elaborar um plano de carreira? Reflita sobre o que você deseja para a sua carreira no longo prazo, defina um objetivo genérico como "Me tornar executivo em uma grande multinacional", "Me tornar um empreendedor de sucesso" ou "Me tornar reconhecido no meio acadêmico", e escreva este objetivo em uma página - daí sairá seu plano de carreira.

Para atingir o objetivo que está em seu plano de carreira é importante refletir sobre si próprio. Você deve se fazer perguntas do tipo: "O que preciso estudar para conseguir chegar a este objetivo?", "Que experiências me trarão aprendizagens importantes para chegar onde eu quero?" e "Que características e atitudes minhas ajudam ou dificultam meu caminho e como melhorá-las?". As respostas para estas e muitas outras perguntas vão embasar sua reflexão para que escreva no seu plano de carreira as metas que deseja atingir.

No seu plano de carreira, quando conseguir identificar as metas a serem atingidas, tente dar-lhes prazo, em alguns casos será mais fácil que em outros, mas ao fazê-lo sua mente começa a trabalhar para encontrar soluções para atingir esta meta. Pense algo como "Até 2010 tenho que aprender inglês o suficiente para poder participar de negócios internacionais pois isso será necessário se quiser trabalhar em gestão de empresas multinacionais". Mas essa é apenas um exemplo de meta, quando cada um terá uma certa quantidade delas, na maioria das vezes muito diferentes.

Depois de escrever seu plano de carreira leia tudo que escreveu e reflita sobre o assunto. Mantenha ele na sua cabeça e sinta-se livre para modificá-lo sempre que necessário para atingir seus novos objetivos - afinal de contas nem o mundo nem ninguém para de mudar, o tempo inteiro.

-------------

Um exemplo prático e resumido de plano de carreira para que você possa entender melhor e elaborar o seu poderia ser mais ou menos assim:

""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Plano de Carreira de André.

Objetivo: Tornar-se um empresário de sucesso no comércio internacional.

Situação atual:
Estudante de administração(possui conhecimentos teóricos úteis)
Não fala inglês (será necessário aprender)
Não entende de comércio internacional (será necessário aprender)
É uma pessoa tímida (terá que melhorar este traço de comportamento)

Como atingir o objetivo (metas):
- Se formar em administração para obter mais conhecimentos
- Aprender inglês o suficiente para fazer negociações de compra e venda internacionais até 2010
- Participar de cursos em comércio exterior
- Buscar experiências de estágio e trabalho na área de comércio exterior para aprender os aspectos práticos do negócio antes de se formar
- Buscar experiências em cursos ou trabalho que o façam vencer a timidez
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Lembre-se que o plano de carreira vai ser adaptado aos seus interesses, por isso o seu plano de carreira pode ser mais ou menos parecido com o modelo que mostramos aqui.

Além disso tenha sempre em mente que as coisas mudam com o tempo: o mesmo André, durante as experiências que teve para atingir seu objetivo, adorou trabalhar em uma grande empresa de comércio exterior e, por isso, preferiu mudar seu objetivo no plano de carreira para "se tornar um executivo de sucesso em comércio exterior".

Por Daiana Cristina da Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos ...