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Inovação e empreendedorismo - Virgin

Virgin

Onde há uma oportunidade, lá está ele, pronto para fazer acontecer. Seu grupo começou com uma gravadora, depois lojas de discos e decolou com o transporte aéreo. Hoje são mais de 200 empresas sob a marca VIRGIN. A motivação de Sir Richard Branson para criar um novo negócio pode ser compartilhar uma paixão pessoal (seu gosto por viagens de balão deu origem à Virgin Balloon Fligths), satisfazer-se como consumidor (a dificuldade, em determinada ocasião, de conseguir um vôo para Porto Rico fez com que criasse a Virgin Atlantic Airways) ou desafiar marcas consolidadas (o que o levou a criar a Virgin Cola, considerada um fracasso). “Começo uma empresa quando encontro algo que me interessa”, disse numa entrevista à revista The New Yorker.
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A história
As empresas do Grupo VIRGIN são tão criativas e fantásticas como a personalidade de seu criador: Sir Richard Branson. Ele é mesmo um homem incomum. Gago e tímido, foi mau aluno, o que levou seu pai a dizer que “Richard não seria grande coisa na vida”. Ledo engano. Começou sua empreitada em 1968 juntamente com seu amigo de escola John Holland-Gem, quando fundou a Student, uma revista alternativa para a juventude. Poucos anos depois, em 1970, fundou a empresa que viria a se tornar a VIRGIN, começando a vender discos por correspondência. O nome VIRGIN foi escolhido pois era o primeiro negócio oficial de Sir Richard Branson. No ano seguinte já inaugurava a primeira loja VIRGIN RECORD na Oxford Street em Londres, um lugar onde as pessoas podiam se encontrar e ouvir músicas. Em 3 anos, a Virgin Records era a empresa mais quente do mercado, e Branson, com 24 anos, já era milionário. Em 1972, já então com 20 lojas abertas, fundou seu primeiro estúdio de gravação o Virgin Recording Studios, localizado em uma mansão em Shirton-on-Cherwell, próximo a Oxford. Em 25 de maio de 1973, a Virgin Music lançou seus primeiros quatro álbuns, entre os quais Tubular Bells, de Mike Oldfield, que se tornou um dos maiores sucessos de vendas da década.-
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Os próximos anos foram dedicados a crescer e diversificar o portifólio de empresas, produtos e companhias adquiridas ou criadas, a maioria delas sob a imagem poderosa da marca VIRGIN, na cor escarlate como o sangue. Ainda nesta década a empresa se expande com a abertura, em 1978, de seu primeiro night-club, chamado The Venue, onde atuavam os artistas da editora. Logo depois, a Virgin Records começou a atuar no mercado internacional, inicialmente por meio de licenças, e mais tarde estabelecendo subsidiárias próprias, a primeira na França.-
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Em 1981 a VIRGIN começava a ganhar dinheiro. Phil Collins, ex-baterista dos Genesis, assina com a empresa. Neste momento a Virgin Music tinha nove músicas no Top 20 britânico. Apesar do sucesso, Branson parecia não ter limites, comprando o clube Roof Gardens, em Kensington, e o clube gay Heaven, em Charing Cross, além de lançar a revista Event. Em 1982, mais dois artistas importantes, Boy George e os Culture Club, assinam os direitos mundiais com a VIRGIN.
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No ano seguinte, Branson procura novos negócios para investir. Nascia então a Virgin Vision (precursora da Virgin Commmunications), para distribuir filmes e vídeos e operar no setor de televisão; a Vanson Developments, para explorar oportunidades na promoção imobiliária no Reino Unido; e a Virgin Games, editora de software de jogos para computador. Porém, uma de suas maiores apostas, começou em 1984, quando o advogado norte-americano Randolph Fields propõe a Branson investir numa companhia aérea. Nascia a Virgin Atlantic Airways e a Virgin Cargo, duas da empresas mais rentáveis do grupo. Em 1988 vendeu 67 das 102 lojas VIRGIN à empresa W. H. Smith, para financiar a instalação da Virgin Megastores em Paris, e quitar a dívida da Virgin Atlantic, que comprava, neste ano, o seu quarto avião.
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Em 1990 nasce a Virgin Lightships, para desenvolver um novo tipo de publicidade em balões a hélio, iluminados internamente. No ano seguinte lança a primeira estação de rádio comercial de rock, a INR2. Em 1992 ocorre a venda da Virgin Music, a jóia da coroa de Sir Richard Branson, para a Tohrn EMI por US$ 1 bilhão. Com dinheiro em mãos, investiu em outras empresas do grupo, em especial na companhia aérea. Em 1996 nascia a Virgin Bride, em Londres, a maior loja de noivas da Europa e a Virgin Net, empresa de internet do grupo. Quando parecia que a saga de Sir Richard Branson tinha chegado ao fim, ele lança novos serviços como uma nova empresa de cosmética e cuidados pessoais em 1997; serviços finaceiros; a Virgin Cola lançada oficialmente em Nova York no ano de 1998; o cartão de crédito VIRGIN em 2002; empresa para explorar o turismo espacial; empresa aérea de baixa tarifa na Nigéria; além do lançamento do serviço de telefonia móvel em outros países como Estados Unidos, Canadá e África do Sul.
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As empresas
O Grupo VIRGIN é composto por mais de 360 empresas e marcas que atuam nos mais variados segmentos de mercado. As empresas do grupo têm uma coisa em comum: não importa o segmento em que atuam, todas proporcionam ao consumidor uma experiência de entretenimento. Não interessa se o consumidor vai ouvir um disco ou andar horas de trem - a VIRGIN tenta oferecer mais diversão que os concorrentes. Dentre as muitas empresas e marcas, as mais importantes e inusitadas são:
VIRGIN ACTIVE (1999)
Rede de academias com mais de 70 unidades espalhadas pelo Reino Unido. A rede possui unidades também na Itália, Espanha, Portugal, Austrália e África do Sul com um total de 175 academias, 920.000 alunos e US$ 680 milhões de faturamento.
VIRGIN AMERICA (2007)
A companhia aérea doméstica americana iniciou suas atividades com 12 aeronaves que voavam para 5 destinos (San Francisco, Los Angeles, Las Vegas, Nova York e Washington). Atualmente é uma das companhias aéreas de maior sucesso no país voando para 9 destinos com suas 28 aeronaves.
VIRGIN ATLANTIC AIRWAYS (1984)
A VIRGIN ATLANTIC, uma das melhores e mais conceituadas companhias aéreas do planeta, transporta 5 milhões de passageiros anualmente, em uma das frotas mais novas da aviação mundial, composta por 38 aeronaves para 32 destinos na Ásia, Europa, Caribe, Oceania, África do Sul e América do Norte com faturamento anual de quase US$ 4.2 bilhões.
VIRGIN BALLOON FLIGHTS (1987)
Opera a maior frota de balões do Reino Unido, em mais de 100 localidades diferentes. As viagens, para até 19 pessoas, duram cerca de uma hora.
VIRGIN BLUE (2000)
A companhia aérea, fundada em 3 de agosto de 2000 com apenas 2 aviões, inicialmente oferecia sete vôos diários entre Brisbane e Sydney. Hoje já é a segunda maior empresa da Austrália, atrás somente da Qantas. Atualmente, a companhia aérea que possui uma frota de 69 aeronaves voando para 27 destinos, sendo considerada a terceira mais rentável do mundo.
VIRGIN BOOKS (1991)
Editora de livros, inclusive digitais, no segmento dos esportes, romances, ficção, cultura popular, humor e música.
VIRGIN BRIDES (1996)
Loja de vestidos e acessórios para noivas, madrinhas e damas de honra, localizada na cidade de Manchester na Inglaterra. Sir Richard Branson compareceu a seu lançamento vestido a caráter, com véu e grinalda, e raspou seu lendário cavanhaque.
VIRGIN COMICS (2006)
Empresa que produz desenhos, livros e revistas em quadrinhos. A idéia da editora é unir a indústria norte-americana de HQs com o vigoroso mercado de artistas indianos.
VIRGIN DRINKS (1994)
Empresa para comercialização de bebida como o refrigerante VIRGIN COLA, introduzido no mercado americano em 1998, e bebidas alcoólicas como a VIRGIN VODKA, lançada em 1994 no mercado inglês. Os produtos são vendidos em mais de 20 países.
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VIRGIN EXPERINCE DAYS (2001)
Empresa de vale-presentes exóticos e inusitados como estadias em spas, experiências de direção em automóveis como Porsche e Ferrari, passeios em balões, rafting, entre outras experiências radicais.
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VIRGIN FLOWERS
Empresa de venda de flores on-line.
VIRGIN GREEN FUND (2006)
Um fundo de investimentos que deve colocar US$ 400 milhões em projetos de combustíveis alternativos. O empresário tem interesse especial na área: suas empresas são movidas a petróleo, um recurso não renovável.
VIRGIN GALATIC (2004)
Empresa criada para desenvolver o turismo espacial comercial. Mais de oito mil pessoas já se inscreveram para viajar para o espaço a bordo da Virgin Galatic, num vôo de três horas em que os passageiros irão experimentar a sensação de anti-gravidade, uma vez que a nave alcança uma altura superior a 100 quilômetros. O bilhete da viagem custa cerca de 169 mil euros e inclui um curso de formação de três dias.
VIRGIN GAMES (2004)
Empresa de criação e desenvolvimento de jogos para Internet.
VIRGIN HEALTH BANK (2007)
Empresa de armazenamento de células tronco. Seu banco de saúde armazena células tanto para uso privado quanto para uso público.
VIRGIN HOLIDAYS (1985)
Operadora de turismo que tem como objetivo negociar pacotes turísticos e lugares nos vôos das companhias aéreas sob a marca VIRGIN para destinos como Estados Unidos, Caribe, África do Sul, Dubai e até mesmo as Ilhas Mauritius.
VIRGIN LIMITED EDITION (2000)
Turistas milionários podem se hospedar nas propriedades paradisíacas de Branson - como a Ilha Necker, no Caribe, ou a reserva Ulusaba, na África do Sul.
VIRGIN LIMOBIKES (1995)
Empresa de prestação de serviços de moto táxis em Londres.
VIRGIN LIMOUSINES
(1999)
Empresa de aluguél de limusines que atua na cidade de San Francisco e região.
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VIRGIN MEDIA (2007)
Operadora de televisão à cabo, telefone fixo e móvel, além da Internet.
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VIRGIN MEGASTORES (1971)
Rede de lojas especializadas em música, filmes e jogos para videogames. Atualmente somente as lojas localizadas nos Estados Unidos pertencem ao Grupo VIRGIN.-
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VIRGIN MOBILE (2000)
Operadora de telefonia móvel em vários países: Reino Unido, Austrália, Canadá, África do Sul, Estados Unidos, Índia e França.
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VIRGIN MONEY (1995)
Empresa de serviços financeiros como cartões de crédito e seguros com atuação no Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e África do Sul.
VIRGIN NIGERIA (2005)
Atualmente a companhia aérea de baixa tarifa, uma das maiores da Nigéria, transporta quase 1 milhão de passageiros anualmente entre as principais cidades nigerianas e a Inglaterra, Camarões, Gana, África do Sul e Senegal.
VIRGIN RADIO (1993)
Estações de rádios do grupo VIRGIN, inclusive pela Internet. Atualmente existem as estações Classic Rock, Xtreme e Groove. Possui também estações de rádios em outros países da Europa e Ásia. A VIRGIN RADIO é uma das mais populares estações de rádio no Reino Unido.-
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VIRGIN SPA (2006)
Empresa que administra mais de 17 spas na África do Sul.
VIRGIN TRAIN (1997)
Empresa que opera duas ferrovias, e anunciou recentemente um programa de US$ 3.2 bilhões para renovar sua frota de trens moderníssimos.
VIRGIN VIE at HOME (1997)
Empresa de venda de cosméticos e jóias através de consultoras (mais de 12 mil hoje em dia), da Internet e de uma rede composta por 15 lojas próprias.
VIRGIN WINES (1999)
Empresa criada para vender exclusivamente vinho pela internet. São mais de 175 mil garrafas provenientes de mais de 160 fabricantes de todo o mundo. O site traz informações sobre variedades, sabores e outras características de cada bebida à venda.
V FESTIVAL (1996)
Empresa de organização de festivais de música no Reino Unido, Austrália, Canadá e Estados Unidos. O primeiro festival foi realizado em agosto de 1996, com um dia de shows no Victoria Park e dois dias no Hylands Park.
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O gênio por trás da marca
O carismático e aventureiro Sir Richard Branson, dono de uma fortuna pessoal de US$ 6 bilhões, atravessa oceanos de balão, quebra recordes de velocidade, faz aparições relâmpago em filmes de James Bond e chega a aparecer nu em pêlo na capa de uma revista famosa (posando pelado para incrédulos fotógrafos). Um dos empresários mais poderosos - e ousados - do planeta, é o verdadeiro Rei do Marketing. Mas também comete erros. E admite que o pior deles foi o lançamento refrigerante Virgin Cola. O produto sumiu de muitas prateleiras, mas Branson não cansa de repetir que ele é líder de mercado em Bangladesh. Desde o início de seu comércio caseiro de discos, sempre soube vender tudo o que quis: de discos e preservativos (o que faria décadas depois) aos projetos pessoais mais tresloucados, como cruzar o Atlântico em uma lancha ou dar a volta ao mundo em um balão sem reabastecer.-
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Branson sempre conseguiu vender o que queria, pelo preço que desejasse. Sua criatividade se estende pelas empresas do grupo. Quando não está dando expediente em sua ilha particular no Caribe, ele é o garoto-propaganda de quase todas as suas 200 empresas. Para lançar a marca de vestidos de noiva Virgin Bride, por exemplo, vestiu-se de branco e raspou seu lendário cavanhaque. No anúncio da empresa de celular Virgin Mobile, desceu a fachada da loja de CDs Virgin Megastore de Londres pendurado em uma corda. A pessoa que ele mais admira no mundo é seu amigo Nelson Mandela. Uma vez, Mandela telefonou-lhe para dizer que uma grande rede de spas havia quebrado e 5.000 pessoas iriam perder o emprego. Ele tomou um avião, olhou os livros e agora a Virgin tem cerca de 85% dos spas na África do Sul. A casa de Branson em Londres é uma residência de quatro andares do século 19. Ele não tem motorista. Toma táxi. Assim como a rainha, não carrega dinheiro e tem de arranjar trocados com os colegas. Tampouco carrega chaves. Espera do lado de fora de seu escritório até que alguém o deixe entrar. Em festas flerta acintosamente e protagoniza trotes maldosos, como erguer uma mulher de vestido curto até que todos vejam sua lingerie. Os ingleses acham isso encantador. Os americanos provavelmente o processariam. Sir Richard Branson é surpreendente.-
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Dados corporativos
● Origem: Inglaterra
● Fundação: 1970
● Fundador: Sir Richard Branson
● Sede mundial: Londres, Inglaterra
● Proprietário da marca: Virgin Group Ltd
● Capital aberto: Não
● Chairman: Sir Richard Brenson
● CEO: Stephen Murphy
● Faturamento: US$ 30 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Empresas/produtos: + 360
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 50.000
● Segmento: Diversos
● Principais produtos: Companhia aérea, trens, comunicação, varejo em geral, cosméticos
● Ícones: Sir Richard Branson
● Website: www.virgin.com
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A marca no mundo
O VIRGIN GROUP é um conglomerado fechado composto por mais de 360 empresas e marcas, que emprega ao todo mais de 50 mil pessoas. Os analistas falam em um subestimado faturamento de US$ 30 bilhões por ano. A VIRGIN é um conglomerado incomum. A maior parte de sua receita vem de um punhado de linhas aéreas comerciais, de mega lojas, de telefones móveis, do selo musical V2 e de trens europeus. Porém, 20% vêm de centenas de empreendimentos pequenos e espalhados, tantos que é difícil acreditar que o próprio Richard Branson se lembre de todos.
-Você sabia?
A VIRGIN é a segunda marca de maior prestigio na Europa, perdendo somente para a Ikea.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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