Na formação de uma produção é necessário realizar operações utilizando tecnologias de produto, processo e gestão para gerar bens (tangíveis) e serviços (intangíveis), que compõem um pacote de valor percebido pelos stakerolders (é formado por clientes, acionistas, colaboradores internos e externos, governo e sociedade).
O fluxo de produção acontece do ponto de origem formado pelo fluxo de informação, materiais, insumos, pessoas, conhecimento e dinheiro para realizar uma transformação de forma eficiente e eficaz de acordo com as necessidades e expectativas dos clientes e acionistas, chegando ao ponto de consumo de produtos e serviços.
A gestão é formada pelo trabalho de estabelecer e interpretar os objetivos de uma organização e decidir o que fazer para atingir os resultados da melhor forma possível.
A idéia chave que está associada ao conceito de produtividade é medir as saídas geradas em relação às entradas consumidas, onde temos que manter o equilíbrio entre estes fatores, pois não adianta a empresa gerar estoque (produzir em alta escala) e não realizar vendas, da mesma forma não adianta vender se não conseguimos atender os pedidos na data determinada.
Para atingir excelência em desempenho, precisamos utilizar tecnologia (conjunto de procedimento, conhecimento, instrumento e ferramentas) para obter sucesso, reduzindo setup’s, melhorando métodos, agilizando as decisões, etc. As técnicas que podemos adotar para analise e desenvolvimento, é muito conhecida pelos gestores, como:
· PDCA (Planejar, Executar, Checar e Atuar corretivamente);
· Jidoka (Automação);
· ANDON (Painel eletrônico com sinais luminosos);
· Qualidade na fonte (Fazer parceria com fornecedores e melhoria logística);
· Poka-Yoke (Dispositivo para eliminar erros, gabarito de procedimento);
· TPM (Manutenção Produtiva Total);
· Six Sigma (Estabilização do processo);
· KANBAN (Sistema visual de programação, acionamento e controle);
· KAIZEN (Melhoria continua eliminando o que não agrega valor ao produto/serviço);
· SEMD (Troca rápida reduzindo setup);
· 5’S (Senso de limpeza, organização, padronização, disciplina e arrumação).
Fonte: Romilson Cesar Lima
Comentários
Postar um comentário