Pular para o conteúdo principal

Práticas de uma empresa competitiva

Muito se pergunta sobre quais as ferramentas e ações necessárias para ampliar os resultados de uma empresa, mas sempre pensamos em novos conceitos e deixamos as técnicas realizadas e comprovadas no passado. Uma ferramenta antiga que pode ser bem usada nos dias de hoje para aumentar seu lucro, foi criada no século XIX e XX pelo engenheiro americano Frederick Wislow Taylor. Ele foi chamado de o pai da organização cientifica do trabalho onde desenvolveu a organização racional do trabalho, estudos da fadiga humana, divisão dos trabalhos e especialização de pessoas, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios por produção e a padronização de métodos.

Taylor teve a oportunidade de colocar em prática suas idéias na empresa Ford em 1913 onde conseguiu desenvolver uma melhoria no ciclo de produção, eliminação das perdas, ganhos em fluxo de processos e a linha de montagem.

Com a evolução dos negócios, surgiu a globalização onde deixamos de competir em nossa região e estamos competindo globalmente, tendo um cenário mais competitivo. Os gestores e equipes têm que analisar oportunidade de reduzir custos, inovar processos e produtos, produzir de maneira flexível para atender as necessidades e expectativas dos clientes, realizarem o Kaizen dos processos identificando o que agrega valor para o cliente eliminando aquilo que não agrega valor. O redesenho de processos cada vez é mais comum para a sustentabilidade e longevidade dos negócios.

A necessidade das empresas é cada vez mais:
·        Melhorar os processos de negócios;
·        Reduzir custos empresariais;
·        Melhorar a eficiência da força de trabalho;
·        Atrair e reter novos clientes;
·        Criar novos produtos e serviços (inovação);
·        Gerenciar iniciativas de mudança;
·        Ter um profissional com conhecimento competitivo para sugerir melhorias.

A equipe de estudos, métodos e tempos proporcionam aos negócios essas oportunidades realizando estudos e acompanhamentos, melhoria de métodos e cronometragem com medidas de tempos para analisar o que agrega valor ao processo e produto, ajudando a tomada de decisão para a equipe de planejamento e controle de produção (com os tempos de cada processo/etapa de produção), industrial (tempo por ciclo e melhor método para desenvolver determinado produto/serviço), recursos humanos (definindo a quantidade de pessoas necessárias por processo), suprimentos (quando os produtos devem chegar na empresa para atender a necessidade de produção) e aos clientes (definição da data exata para entregar os pedidos).

Uma atividade de cronometragem é realizada com medições de tempo feitas com cronômetro das tarefas de cada atividade, sendo dividida entre cronometragem continua, repetitiva ou acumulativa conforme cada tipo de processo. Para ter acertividade no tempo padrão (tempo normalizado para executar uma unidade de trabalho) é necessário realizar a avaliação do ritmo das pessoas, considerando uma pessoa treinada e com conhecimento na função. Para não tornar um acompanhamento repetitivo das mesmas atividades, é necessário fazer uma listagem de tempo padronizados dos produtos e operações que realizamos com freqüência e que tenham operações similares variando apenas alguns elementos.

Fonte: Romilson Cesar Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um pr...

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,...

Administração de Conflitos e Negociação no ambiente de trabalho: Entrevista com Romilson Cesar Lima

Para entendermos conflitos e negociação no mundo organizacional é preciso entender as pessoas, para sermos claros e objetivos. O profissional de hoje precisa aprender a transformar conflitos e negociações negativas em algo produtivo e positivo, assim ajudando a desenvolver grandes projetos e seus conhecimentos. Conflito partiu-se da visão clássica e era visto como um evento pernicioso que deveria ser evitado a todo custo pelos administradores, até chegar à visão mais contemporânea de considerá-lo como uma fonte de inovação necessária às organizações modernas. Essas inovações surgem com a percepção do conflito, um bom líder consegue então transformar um conflito em resultados positivos para a equipe e/ou empresa (RONDEAU; 1996). A probabilidade de ocorrer conflitos aumenta conforme o tamanho do grupo, das afinidades, o grau de especificações das tarefas e, quando a organização promove recompensas que estimulam o esforço individual de seus membros. Todos os sentimentos que altera...