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Práticas de uma empresa competitiva

Muito se pergunta sobre quais as ferramentas e ações necessárias para ampliar os resultados de uma empresa, mas sempre pensamos em novos conceitos e deixamos as técnicas realizadas e comprovadas no passado. Uma ferramenta antiga que pode ser bem usada nos dias de hoje para aumentar seu lucro, foi criada no século XIX e XX pelo engenheiro americano Frederick Wislow Taylor. Ele foi chamado de o pai da organização cientifica do trabalho onde desenvolveu a organização racional do trabalho, estudos da fadiga humana, divisão dos trabalhos e especialização de pessoas, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios por produção e a padronização de métodos.

Taylor teve a oportunidade de colocar em prática suas idéias na empresa Ford em 1913 onde conseguiu desenvolver uma melhoria no ciclo de produção, eliminação das perdas, ganhos em fluxo de processos e a linha de montagem.

Com a evolução dos negócios, surgiu a globalização onde deixamos de competir em nossa região e estamos competindo globalmente, tendo um cenário mais competitivo. Os gestores e equipes têm que analisar oportunidade de reduzir custos, inovar processos e produtos, produzir de maneira flexível para atender as necessidades e expectativas dos clientes, realizarem o Kaizen dos processos identificando o que agrega valor para o cliente eliminando aquilo que não agrega valor. O redesenho de processos cada vez é mais comum para a sustentabilidade e longevidade dos negócios.

A necessidade das empresas é cada vez mais:
·        Melhorar os processos de negócios;
·        Reduzir custos empresariais;
·        Melhorar a eficiência da força de trabalho;
·        Atrair e reter novos clientes;
·        Criar novos produtos e serviços (inovação);
·        Gerenciar iniciativas de mudança;
·        Ter um profissional com conhecimento competitivo para sugerir melhorias.

A equipe de estudos, métodos e tempos proporcionam aos negócios essas oportunidades realizando estudos e acompanhamentos, melhoria de métodos e cronometragem com medidas de tempos para analisar o que agrega valor ao processo e produto, ajudando a tomada de decisão para a equipe de planejamento e controle de produção (com os tempos de cada processo/etapa de produção), industrial (tempo por ciclo e melhor método para desenvolver determinado produto/serviço), recursos humanos (definindo a quantidade de pessoas necessárias por processo), suprimentos (quando os produtos devem chegar na empresa para atender a necessidade de produção) e aos clientes (definição da data exata para entregar os pedidos).

Uma atividade de cronometragem é realizada com medições de tempo feitas com cronômetro das tarefas de cada atividade, sendo dividida entre cronometragem continua, repetitiva ou acumulativa conforme cada tipo de processo. Para ter acertividade no tempo padrão (tempo normalizado para executar uma unidade de trabalho) é necessário realizar a avaliação do ritmo das pessoas, considerando uma pessoa treinada e com conhecimento na função. Para não tornar um acompanhamento repetitivo das mesmas atividades, é necessário fazer uma listagem de tempo padronizados dos produtos e operações que realizamos com freqüência e que tenham operações similares variando apenas alguns elementos.

Fonte: Romilson Cesar Lima

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