Muito se pergunta sobre quais as ferramentas e ações necessárias para ampliar os resultados de uma empresa, mas sempre pensamos em novos conceitos e deixamos as técnicas realizadas e comprovadas no passado. Uma ferramenta antiga que pode ser bem usada nos dias de hoje para aumentar seu lucro, foi criada no século XIX e XX pelo engenheiro americano Frederick Wislow Taylor. Ele foi chamado de o pai da organização cientifica do trabalho onde desenvolveu a organização racional do trabalho, estudos da fadiga humana, divisão dos trabalhos e especialização de pessoas, desenho de cargos e tarefas, incentivos salariais e prêmios por produção e a padronização de métodos.
Taylor teve a oportunidade de colocar em prática suas idéias na empresa Ford em 1913 onde conseguiu desenvolver uma melhoria no ciclo de produção, eliminação das perdas, ganhos em fluxo de processos e a linha de montagem.
Com a evolução dos negócios, surgiu a globalização onde deixamos de competir em nossa região e estamos competindo globalmente, tendo um cenário mais competitivo. Os gestores e equipes têm que analisar oportunidade de reduzir custos, inovar processos e produtos, produzir de maneira flexível para atender as necessidades e expectativas dos clientes, realizarem o Kaizen dos processos identificando o que agrega valor para o cliente eliminando aquilo que não agrega valor. O redesenho de processos cada vez é mais comum para a sustentabilidade e longevidade dos negócios.
A necessidade das empresas é cada vez mais:
· Melhorar os processos de negócios;
· Reduzir custos empresariais;
· Melhorar a eficiência da força de trabalho;
· Atrair e reter novos clientes;
· Criar novos produtos e serviços (inovação);
· Gerenciar iniciativas de mudança;
· Ter um profissional com conhecimento competitivo para sugerir melhorias.
A equipe de estudos, métodos e tempos proporcionam aos negócios essas oportunidades realizando estudos e acompanhamentos, melhoria de métodos e cronometragem com medidas de tempos para analisar o que agrega valor ao processo e produto, ajudando a tomada de decisão para a equipe de planejamento e controle de produção (com os tempos de cada processo/etapa de produção), industrial (tempo por ciclo e melhor método para desenvolver determinado produto/serviço), recursos humanos (definindo a quantidade de pessoas necessárias por processo), suprimentos (quando os produtos devem chegar na empresa para atender a necessidade de produção) e aos clientes (definição da data exata para entregar os pedidos).
Fonte: Romilson Cesar Lima
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