O conhecimento garante melhores resultados em nossa vida, com certeza. Inovar é necessário constantemente para ter sucesso como (intra) empreendedor. A evolução no decorrer do tempo é determinante para direcionar esforços e ter resultado.
Para ter sucesso como (intra) empreendedor, podemos citar os seguintes itens para autovalorização:
· Realizar um bom plano de negócio ou projeto;
· Ter conhecimento suficiente sobre a área que deseja atuar;
· Fazer acontecer para atingir resultados;
· Ter boa vontade e paciência;
· Ser entusiasmado;
· Acreditar em suas idéias;
· Ter fé e confiança;
· Saber “vender o peixe”;
· Ter uma excelente rede de relacionamento;
· Ser um bom comunicador (visual e auditivo);
· Saber ouvir;
· Ser humilde e honesto.
Temos que fazer um bom marketing pessoal, pois a maioria dos profissionais não consegue sucesso devido não conhecer a importância de vender sua imagem positiva.
Todos que chegam ao topo têm algo em comum; atitude vencedora, mas de que é feito um vencedor? Se você quiser participar do clube dos bem-sucedidos, vá pelo caminho dos vencedores:
1. Vencedores nunca perdem o foco;
2. Vencedores lutam por seus objetivos;
3. Vencedores sabem que o referencial do ato de vencer são eles mesmos, não os outros;
4. Vencedores trocam fantasias por alvos. A diferença entre um sonho e um objetivo é uma data;
5. Vencedores sabem que “nenhum de nós é mais capaz do que todos nós”.
No livro Empresas feitas para vencer de Jim Collins, ele comenta o porquê apenas algumas empresas brilham. Todas as empresas feitas para vencer tiveram uma liderança do nível 5 durante os anos críticos de sua transição de empresas boas para empresas excelentes.
Os líderes de nível 5 são fanaticamente movidos por uma necessidade de gerar resultados contínuos. Estão determinados a fazer o que for preciso para fazer com as empresa se tornem excelente, não importa o quão importante ou difícil sejam as decisões.
Executivos nível 1: Faz contribuições produtivas por meio do talento, do conhecimento, das técnicas e dos bons hábitos de trabalho.
Executivos nível 2: Contribui, com suas capacidades individuais, para que sejam atingidos os objetivos do grupo, e trabalha de forma eficaz com outras pessoas, numa atmosfera de equipe.
Executivos nível 3: Organiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos predeterminados.
Executivos nível 4: Catalisa o comprometimento com uma visão clara e forte, bem como a busca vigorosa dessa visão, estimulando padrões mais elevados de desempenho.
Executivos nível 5: Constrói excelência duradoura, por meio de uma mistura paradoxal de humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.
Os líderes das empresas “feitas para vencer” começaram a transformação colocando primeiro as pessoas certas no barco (e as erradas fora dele), depois resolve para onde iriam tocá-lo.
O velho adágio “as pessoas são o seu ativo mais importante” está errado. As pessoas não são o seu ativo mais importante, as pessoas certas é que são.
As empresas “feitas para vencer” alimentam uma cultura de disciplina. Um pensamento disciplinado não precisa de controles.
Fonte: Romilson Cesar Lima
Comentários
Postar um comentário