Pular para o conteúdo principal

Logística Empresarial

A logística é um fator chave de apoio para as empresas, onde uma estratégia bem sucedida promove um diferencial competitivo, obtendo redução em seus custos operacionais.

A necessidade de uma logística eficiente e eficaz é nítida pelas empresas, principalmente para atender as necessidades e expectativas dos clientes, com agilidade e custo acessível.

No Brasil alguns indicadores preocupam as empresa e o governo, sendo um dos maiores a crescente exportação de produtos, onde tivemos um aumento expressivo em sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). O sistema modal brasileiro atualmente 75% das rodovias está em péssimo estado de conservação segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e existe aproximadamente 16 mil cruzamentos com rodovias reduzindo a velocidade média dos trens que atualmente é de 25 km/h contra a média mundial que é de 75 km/h.

A logística estuda os processos de armazenagem (disponibilidade de produtos) e transporte (freqüência de transporte para ter nível de serviços adequado).

O conceito de ciclo de vida tem mudado no decorrer dos anos, onde no passado era comum ter um maior estoque de produtos devido um ciclo de vida ser longo, nos dias de hoje é um alto risco estocar devido o ciclo de vida ser curto, um exemplo disso são as empresas de celular, onde no passado demorava pra mudar sua linha de produtos mas hoje para ser competitiva a inovação deve ser constante.

Um dos fatores da gestão estratégica de estoque é entender os tipos básicos da demanda, sendo a demanda inelástica e demanda elástica.  A demanda inelástica é formada por produtos de baixa inelasticidade como commodities, produtos de vício como o cigarro, produtos de marca ou grife. Neste caso podemos ter um estoque maior devido seu ciclo de vida ser longo e o risco de obsolência ser baixo. A demanda elástica os produtos tem um curto ciclo de vida devido a inovação, tendo um risco de obsolência alto onde devemos evitar estoques.

Pensando em política de estoque para commodities, é comum praticar a política de estoque empurrado, ou seja, manter armazenado. O estoque puxado acontece em empresas que desenvolvem inovação, um exemplo é a DELL Computadores, onde existe um canal de compras com seus clientes, evitando produção desnecessária ou sem pedido.

É possível determinar a política de estoques com dois parâmetros, sendo a Curva ABC e o ciclo de vida.  A curva ABC surgiu da lei de pareto, onde é realizado um controle / analise que 80% das vendas da empresa são gerados por 20% da linha de produtos, conseguindo visualizar os produtos verso demanda. Com a qualificação é possível determinar o ciclo de vida dos produtos da sua introdução, crescimento, maturidade e descontinuidade.

Por Romilson Cesar Lima

 

   




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,