A logística é um fator chave de apoio para as empresas, onde uma estratégia bem sucedida promove um diferencial competitivo, obtendo redução em seus custos operacionais.
A necessidade de uma logística eficiente e eficaz é nítida pelas empresas, principalmente para atender as necessidades e expectativas dos clientes, com agilidade e custo acessível.
No Brasil alguns indicadores preocupam as empresa e o governo, sendo um dos maiores a crescente exportação de produtos, onde tivemos um aumento expressivo em sua participação no PIB (Produto Interno Bruto). O sistema modal brasileiro atualmente 75% das rodovias está em péssimo estado de conservação segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e existe aproximadamente 16 mil cruzamentos com rodovias reduzindo a velocidade média dos trens que atualmente é de 25 km/h contra a média mundial que é de 75 km/h .
A logística estuda os processos de armazenagem (disponibilidade de produtos) e transporte (freqüência de transporte para ter nível de serviços adequado).
O conceito de ciclo de vida tem mudado no decorrer dos anos, onde no passado era comum ter um maior estoque de produtos devido um ciclo de vida ser longo, nos dias de hoje é um alto risco estocar devido o ciclo de vida ser curto, um exemplo disso são as empresas de celular, onde no passado demorava pra mudar sua linha de produtos mas hoje para ser competitiva a inovação deve ser constante.
Um dos fatores da gestão estratégica de estoque é entender os tipos básicos da demanda, sendo a demanda inelástica e demanda elástica. A demanda inelástica é formada por produtos de baixa inelasticidade como commodities, produtos de vício como o cigarro, produtos de marca ou grife. Neste caso podemos ter um estoque maior devido seu ciclo de vida ser longo e o risco de obsolência ser baixo. A demanda elástica os produtos tem um curto ciclo de vida devido a inovação, tendo um risco de obsolência alto onde devemos evitar estoques.
Pensando em política de estoque para commodities, é comum praticar a política de estoque empurrado, ou seja, manter armazenado. O estoque puxado acontece em empresas que desenvolvem inovação, um exemplo é a DELL Computadores, onde existe um canal de compras com seus clientes, evitando produção desnecessária ou sem pedido.
É possível determinar a política de estoques com dois parâmetros, sendo a Curva ABC e o ciclo de vida. A curva ABC surgiu da lei de pareto, onde é realizado um controle / analise que 80% das vendas da empresa são gerados por 20% da linha de produtos, conseguindo visualizar os produtos verso demanda. Com a qualificação é possível determinar o ciclo de vida dos produtos da sua introdução, crescimento, maturidade e descontinuidade.
Por Romilson Cesar Lima
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