Uma das principais estratégias logísticas tem sido o gerenciamento dos estoques ao longo da cadeia logística, mantendo estoque na manufaturas, no ponto de venda, regular a demanda e melhorar o nível de serviços para atender as necessidades e expectativas dos clientes evitando atrasos na entrega de pedido.
Os tipos de armazém utilizados são:
· Transit point: Consolida as cargas em um armazém, chegando caminhões pequenos de diversos fornecedores, direcionando para um caminhão grande para transportar à manufaturas.
· Cross-Docking: Caminhões grande transporta para um armazém, direcionando para caminhões pequenos distribuir para as lojas.
· Centro de Distribuição: É utilizado pelo varejo e indústria para consolidar cargas de pequeno volume e grande volume, sendo com tempo de estocagem superior a 24 horas.
Para melhorar o gerenciamento no CD (Centro de Distribuição), é necessário realizar endereçamento dos produtos para agilizar a procura, manter a organização e padronização. Um software utilizado neste caso é o WMS (Warehouse Management System) e roteirizador utilizado nos caminhões das entregas finais.
Por Romilson Cesar Lima
Comentários
Postar um comentário