Como podemos distribuir?
Parece uma pergunta simples, mas para a tomada de decisão dos gestores é necessário levar em consideração detalhes do tipo de produto que será transportado, levando em consideração fatores como a distância, custo de transporte, clima, nível de serviço, etc.
Os modos de transporte são variados e para atender a necessidade de cada segmento:
Rodoviário: Geralmente um alto custo, rapidez na entrega, abrangência no Brasil é extensa, pode transportar uma alta variedade de produtos e com confiabilidade.
Ferroviário: Tem um custo médio, velocidade média no Brasil (25km/h), com uma abrangência média mas podendo transportar uma variedade alta. Tem uma confiabilidade média e freqüência baixa.
Aéreo: O custo é muito alto, mas sua agilidade é a maior entre os modais, sua abrangência é alta com uma variedade de produtos limitada. A freqüência e confiabilidade são altas.
Hidroviário: Custo muito baixo, com a velocidade menor entre os modais e uma abrangência limitada, podendo ter uma variedade de transporte muito alta e confiabilidade média.
Dutoviário: O custo é baixo com uma rapidez de entrega lento, tendo uma abrangência e variedade de produtos muito limitada, mas de alta confiabilidade.
Por Romilson Cesar Lima
Comentários
Postar um comentário