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Fórum Gestão do Futuro 2009

No fórum Gestão do Futuro, realizado em 10/11/2009 pela BI-FGV, esteve  presente para o Hino Nacional Alfredo Lino (Orquestra de Campinas) e para descontrair as pessoas o  cantor  e compositor Leo Jaime.

A Palestra foi realizada por Carlos Ricardo - VP Marketing & Innovation da PepsiCo do Brasil Foods sobre o Tema Inovação e Marketing.

Comentários Carlos Ricardo
Sua palestra teve como principal foco a Inovação e Marketing aplicado para qualquer segmento de atividades, demonstrando inovações que empresas de vários segmentos vem desenvolvendo para reduzir custos e ampliar o market share.

Segundo ele, o líder tem que jogar no ataque, seja pensando em país, na empresa ou individualmente, onde deve promover um espaço para a cultura de inovação.
A cada dia o sucesso continuará vindo apenas para as empresas e pessoas que aplicarem a mudança em seus segmentos, pois a mudança é necessária para sobreviver!

Existem dois tipos de Inovações:
Inovações Incrementais: Com mudanças de características do serviço ou produto, incluindo ou retirando itens de valor agregado ou que deixaram de agregar valor ao mesmo.
Inovação de Ruptura: Que trata de mudar a maior parte das características de um produto/serviço ou até mesmo criar um novo aspecto.

Para exemplificar modelos de Inovação Incremental e Inovação de Ruptura debatemos 2 cases de sucesso:
1° Case: H2OH
Um dos conceitos mais revolucionários em bebidas com baixa carbonatação que foi lançado com enorme sucesso em 18 países e foi mérito de premiação Internacional é o  produto  H2OH.
A idéia surgiu de criar um produto inovador para suprir a necessidade de clientes adultos. Sendo que só foi possível perceber essa carência através de pesquisas realizadas afim de descobrir  porquê o consumo de refrigerante estava caindo entre adultos.
Assim percebeu-se que pessoas adultas buscavam itens com baixa caloria, gazificação e substâncias químicas.
Sendo assim, os produtos direcionados ao público Teen (Adolescentes) são refrigerantes  tradicionais, como exemplo o 7 UP, para o público Teen/Adult (entre 20-30 anos) bebidas com menores calorias (light/diet) e para o público Adult um conceito  totalmente novo chamado  H2OH. A principio tentaram inovar o 7 UP colocando mais água, menos químicos e menor quantidade de gás, mas os consumidores não aceitaram bem o produto, já que estariam retirando algo que já existia em  um  produto, então surgiu a idéia de criar algo inteiramente novo, agregando na água um pouco de gás com  um  toque de limão.

2° Case: Doritos Sweet Chili (Doce e Apimentado)
Este produto é uma inovação direcionada a Geração Y, pessoas nascidas após 1980, que buscou algo totalmente inovador com recursos direcionados a este público que valoriza a comunicação através do computador e rede informatizada.
O Marketing deste produto foi feito pelo site www.youtube.com, reduzindo custos com divulgações na mídia (televisão e revistas) e atingiu o público alvo onde eles comumente se comunicam.
Os consumidores da era digital devem ser tratados de forma diferenciada e é necessário desenvolver soluções tecnológicas para atendê-los, assim toda a embalagem foi criada com a cor preferida deles (cor prata) e no verso um item diferenciado, que quando é direcionado para a webcam do computador, revela uma experiência única, liberando um "monstro" diferente em cada embalagem e retira sua foto, sendo algumas fotos selecionadas para publicar no site da PepsiCo.

Por Romilson Cesar Lima

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