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Estratégia do sistema de administração da produção

O sistema de administração da produção tem o papel de dar suporte para atingir os objetivos estratégicos da empresa e deve ser capaz de apoiar o tomador de decisão dos gestores para:
·        Planejar as necessidades futuras da capacidade produtiva da empresa;
·        Planejar a compra de insumos e materiais;
·        Planejar os níveis adequados de estoque de matéria prima, semi-acabados e produtos finais nos pontos certos;
·        Programar as necessidades de produção para garantir os recursos produtivos envolvidos esteja sendo utilizado em cada momento, nas ações certas e prioritárias;
·        Ser capaz de saber e de informar corretamente sobre a situação ou posição de recursos (mão de obra, equipamentos, materiais, instalações) da ordem de compra ou produção;
·        Ser capaz de estabelecer os menores prazos possíveis aos clientes e cumpri-los;
·        Ser capaz de agir eficazmente ou proativamente.

O planejamento, controle e uma logística apropriada, devem ser complementados com a competitividade da empresa com seus produtos. Ser competitivo é ser capaz de superar a concorrência nos aspectos de desempenho que os nichos de mercados visados mais valorizam.

Os aspectos de desempenho valorizado pelos nichos de mercado são:
Custo percebido pelos clientes: Preço é um componente de custo percebido pelo cliente. O transporte, qualidade e manutenção são outros componentes valorizados.
Velocidade de entrega: Tempo entre a colocação do pedido e a entrega do produto ao cliente.
Confiabilidade: Pontualidade na entrega, quantidade assertiva e qualidade.
Qualidade do produto: Cumprir com as especificações e desempenho.
Serviços prestados ao cliente: Produtos com serviços associados (commodities).  

Fonte: Romilson Cesar Lima

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