Pular para o conteúdo principal

Fórum Internacional Gestão do Futuro 2007

No fórum internacional Gestão do Futuro realizado em 29/05/2007 pela BI-FGV, estiveram presentes Ram Charam, conselheiro de estrelas da administração e autor de bestsellers e Steve Forbes, admirado CEO do conglomerado Forbes e pré-candidato a presidência dos E.U.A em 1996 e 2000.
Depois das palestras pudemos desfrutar de um show exclusivo com dois grandes nomes da MPB, Milton Nascimento e Gal Costa.

Ram Charam:
O foco principal da sua palestra foi Execution: A disciplina dos líderes que fazem acontecer, onde ele citou com freqüência que quem determina o ritmo da empresa são os líderes. O líder tem que pensar grande, reinventar todos os dias, buscar métodos para aumentar sua fatia de mercado. Todo líder joga no ataque, seja pensando em país, empresa ou individual.
Ele citou exemplos práticos da Toyota, pois é a empresa que está fazendo as regras no mercado automobilístico atualmente. Esta empresa está com um caixa de US$ 40 bilhões.
Relatou que a idade dos líderes não influência na execução, pois antigamente as empresas preferiam pessoas de mais idade para liderar, mas temos  exemplos práticos como o criador do site Google que tem 27 anos, o Sr. Dell na época com 26 anos e outros.
A empresa inovadora 80% é feita de execução e 20% de estratégia.
Temos que ver a empresa como algo simples, pois o que "trava" a execução nas empresas são as burocracias e os conflitos internos entre departamentos.

Exemplos Práticos:
  • Analisar e determinar sua margem de lucro;
  • Analisar a velocidade que deve girar o produto;
  • Analisar a Receita.
Uma empresa necessita ter uma margem de 50%, mas sua margem real de lucro é de 10%, então seu giro tem que mover 5 vezes mais rápido.
Para aumentar a margem: inovação, novos produtos, reduções de custos, mudar métodos.
Para aumentar o giro: novas ferramentas, cadeia de suprimentos, set-up.
Para aumentar a receita: novos clientes, novos canais de distribuição, novos produtos, nova geografia.
Colocar as pessoas certas no lugar certo. Não adianta ter um time formado por goleiros.

Steve Forbes:
O foco principal da sua palestra foi sobre as tendências econômicas que afetarão os negócios globais e governo.
Ele citou que o Brasil vai continuar crescendo no segmento agrícola, etanol e recursos naturais.
Citou as 5 regras para o Brasil crescer:
Mudar as regras e leis para colaborar com os empreendedores e reduzir inadimplências;
 Reduzir os impostos fazendo um imposto único na faixa de 18%;
Manter a moeda estável. Foi citado o exemplo que o país tem que ser igual uma empresa, não pode ter variações na folha de pagamento;
 É necessário acabar com a burocracia para abrir uma empresa no Brasil;
 Reduzir burocracias para exportação.

Por Romilson Cesar Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Modelo de Gestão Habib's Fast Food

O Habib’s fast food foi inaugurado em 1988 em São Paulo, é a maior rede de fast food genuinamente brasileira. Seu fundador é Alberto Saraiva que implementou a estratégia responsável pelo sucesso do grupo, uma combinação de preço baixo com alta qualidade, conhecido como “low fare, low cost” . Com isso é proprietário de centrais de manipulação e distribuição de itens do cardápio nas principais regiões do país  (HABIB’S, 2016).   O Habib's faz parte de um grupo de empresas, o Alsaraiva. O Grupo é formado pelo Habib's ( fast-food árabe), Ragazzo ( fast-food italiano), Voxline ( contact center ), Promilat (laticínios), Ice Lips/Porto Fino (sorveteria) e Arabian Bread (padaria/confeitaria). Cada empresa possui sua especialidade e juntas formam a cadeia logística que desenvolve o produto vendido nas lojas Habib's e Ragazzo. Análise SWOT Foi feita uma análise SWOT, com finalidade de avaliar os ambientes internos e externos, para identificar os pontos fortes e fracos

Criação de Produto - Levíssima Pizzaria Delivery

Introdução  Este relatório consiste em desenvolver um produto/serviço de acordo com os métodos e ferramentas utilizados na disciplina de Gestão de Operações II, onde, o professor Romilson Cesar Lima ministrou aulas destacando os temas: Desenvolvimento de Produto e Balanceamento de Capacidade Produtiva, introduzindo teorias já discutidas no semestre anterior na disciplina de Gestão de Operações I. Desenvolvemos exercícios em sala de aula relacionados à capacidade produtiva, analisando o processo de fabricação de um determinado produto (Propulsor), de acordo com seu posto de trabalho inicial. Realizamos diversos estudos, a fim de melhorar a capacidade produtiva, relacionando o tempo de cada etapa do processo e eficiência de mão de obra. Após realizada a teoria do assunto discutido nesta disciplina, as aulas foram direcionadas para o laboratório de Lean Manufacturing, onde iniciamos na prática o desenvolvimento da proposta sugerida pelo professor para a criação ou inovação de um produt

AS 16 TENDÊNCIAS DE FAITH POPCORN

O estudo de tendências sempre foi um tema que chamou a atenção de pesquisadores e leigos, em decorrência de ser um assunto que atrai pela característica de previsão do que irá ocorrer num futuro não tão distante. Analisar tendências representa abrir os olhos para o que o mercado é, e o que o mercado anseia. Representa entrar na mente de cada ser individual e descobrir que formas o inconsciente coletivo toma. Sobre tendências O estudo do passado e do presente é que determina a direção que leva ao futuro. Em empresas de tendências, os profissionais passam a analisar e pesquisar conexões sobre o que está ocorrendo. O futuro está presente nas ações cotidianas mais freqüentes, onde devemos decodificar a cultura. De acordo com Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, a definição de uma tendência vem da sedimentação do conhecimento de diferentes especialistas O futuro do consumidor não surge do nada, mas da confluência de fatores psicológicos,